A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

prioridad de trabajo de nuestro Proyecto Apostólico Común como Provincias Jesuíticas de América Latina La Prioridade 4 Consciência e solidariedade latino-americanas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "prioridad de trabajo de nuestro Proyecto Apostólico Común como Provincias Jesuíticas de América Latina La Prioridade 4 Consciência e solidariedade latino-americanas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 prioridad de trabajo de nuestro Proyecto Apostólico Común como Provincias Jesuíticas de América Latina La Prioridade 4 Consciência e solidariedade latino-americanas Te invitamos a que dediques un espacio de tu día y ores con

4 Impulsionar a consciência e a sensibilidade para a integração latino- americana, priorizando redes e projetos intersetoriais e interprovinciais e dando uma atenção particular à Amazônia, a Cuba e ao Haiti. Consciência e solidariedade latino-americanas

5 PEDIDO DE GRAÇA Senhor nosso Deus, dai-nos a graça do Bom viver (Sumac Kawsay em quéchua, e Soma Qamaña, em aymará), que me permite e explica a possibilidade de contribuir literalmente de outro lugar, de outra lógica e paradigma, à superação do movimento civilizatório hegemônico vigente. Disponde segundo a Vossa vontade, como amigos no Senhor.

6 (...) mesmo nas profundezas da escuridão, quando Deus parece oculto, pode brilhar sua luz transformadora. Deus trabalha intensamente neste ocultamento. Ao ressurgir dos túmulos da vida e da história pessoal, o Senhor aparece, quando menos O esperamos, com a Sua consolação pessoal, como um amigo e como o centro de uma momunidade fraterna e a serviço. Desta experiência de Deus trabalhando no coração da vida, ressurge, sempre de novo, a nossa identidade como servidores da missão de Cristo. (C.G.35 d.2 n.7) 1º. PONTO DE ORAÇÃO

7 LEITURA PARA ILUMINAR SALMO 113(112) Com os pobres e oprimidos do mundo inteiro e com Maria, humilde serva do Senhor, louvemos o nosso Deus que se compromete com a vida dos pequenos.

8 - Louvai, ó servos do Senhor, louvai, Ao nome santo do Senhor cantai! - Agora e para sempre é ce­le­­brado, Desde o nascer ao pôr do sol louvado. - Acima das nações domina Deus, E sua glória vai além dos céus - Ninguém igual a Deus, que das alturas Se inclina para olhar as criaturas.

9 - Do chão levanta o fraco humilhado E tira da miséria o rejeitado. - Faz deles com os grandes uma família, E da estéril, mãe feliz de filhos. - Louvado seja o Pai, Deus criador, Louvado seja o Filho Redentor! - Louvado, o Espírito que é só ternura E de amor preenche as criaturas!

10 Acompanhar populações que sofrem tensões causadas por disputas de fronteira. Fortalecer e incentivar projetos inter-provinciais nas fronteiras geográficas particularmente conflitivas e com populações vulneradas. Revitalizar e aprofundar a sensibilidade pela integração latino-americana. Fazer uma revisão dos projetos e ações dos setores apostólicos em termos deste objetivo, que resultem em propostas concretas de ação intersetorial.

11 2º. PONTO DE ORAÇÃO Vivemos numa cultura que mostra inclinação para a autonomia e para o tempo presente, e contudo temos um mundo com grande necessidade de construir um futuro em solidariedade; temos melhores meios de comunicação, mas experimentamos frequentemente o isolamento e a exclusão; alguns se beneficiaram enormemente, enquanto outros foram marginalizados e excluídos; o nosso mundo é cada vez mais transnacional e, no entanto, necessita de afirmar e proteger as identidades locais e particulares; nosso conhecimento cientifico atingiu os mistérios profundos da vida, contudo a própria dignidade da vida e o mundo em que vivemos continuam ameaçados. (CG35 d. 3 n.11)

12 LEITURA PARA ILUMINAR SALMO Vamos juntos dar glória ao Senhor e ao seu nome fazer louvação. Procurei o Senhor, me atendeu, me livrou de uma grande aflição. Olhem todos pra ele e se alegrem, todo o tempo sua boca sorria. Este pobre gritou e ele ouviu, fiquei livre da minha agonia.

13 2. Acampou na batalha seu anjo, defendendo seu povo e o livrando. Provem todos, pra ver como é bom, o Senhor que nos vai abrigando. Povo santo, adore o Senhor, aos que o temem nenhum mal assalta. Quem é rico empobrece e tem fome, mas a quem busca a Deus, nada falta.

14 3. Ó meus filhos, escutem o que eu digo pra aprender o temor do Senhor. Quem de nós que não ama sua vida, e a seus dias não quer dar valor? Tua língua preservas do mal e não deixes tua boca mentir. Ama o bem e detesta a maldade vem a paz procurar e seguir.

15 4. Sobre o justo o Senhor olha sempre seu ouvido se põe a escutar; que teus olhos se afastem dos maus, pois ninguém deles vai se lembrar. Deus ouviu quando os justos chamaram e livrou-os de sua aflição. Está perto de quem se arrepende, ao pequeno ele dá salvação.

16 Apoiar a missão da Companhia na Amazônia e a coordenação das ações das Províncias e Regiões que têm obras e comunidades nela. Manter uma atenção permanente em relação a Cuba, colaborando com as comunidades e obras apostólicas, e articulando ações com outras Conferências, se necessário. Apoiar e fortalecer o desenvolvimento do projeto apostólico da Companhia de Jesus no Haiti. Atender às situações do Amazonas, de Cuba e Haiti com recursos humanos e financeiros.

17 Promover e difundir a responsabilidade ecológica como uma dimensão de todo apostolado. Incentivar e intensificar ações ou projetos na área do meio ambiente e da ecologia, e participar ativamente em redes de defesa da ecologia e recursos naturais da Companhia universal.

18 Neste momento de oração, recordando a missão de Cristo na missão da gente, invoquemos o Senhor, luz da luz, dizendo com confiança: MOMENTO DE SUPLICA Resposta: Caminha conosco Senhor !

19 Protege os povos das Americas. Guarda com carinho as nossas comunidades, para que sejam perseverantes na fé e no testemunho. R. Fica conosco Senhor, quando a escuridão da mentira e da injustiça, do medo e da solidão invadirem a nossa vida. Manifesta teu amor como luz e sol que jamais se apaga. R. Olha com carinho de mãe a cada um de nós, nossas famílias e amigos. Reúne na unidade todas as comunidades do teu povo. R.

20 Só poderemos ser pontes, no meio das divisões de um mundo fragmentado, se estivermos unidos pelo amor de Cristo nosso Senhor por laços pessoais como os que ligaram Francisco Xavier a Inácio por meio dos mares, e pela obediência que envia cada um de nós em missão qualquer parte do mundo (CG35 d. 3 n.17) Fica conosco, hoje e sempre, e sustenta-nos, para que sejamos, como todos, instrumentos de tua paz e do teu amor sem limites. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. ORAÇÃO CONCLUSIVA


Carregar ppt "prioridad de trabajo de nuestro Proyecto Apostólico Común como Provincias Jesuíticas de América Latina La Prioridade 4 Consciência e solidariedade latino-americanas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google