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LOGÍSTICA EMPRESARIAL X LOGÍSTICA TERRITORIAL
LDR – AULA 1
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ALGUMAS REFLEXÕES OPORTUNIZADAS PELA LEITURA DO TEXTO “Logística,planejamento territorial dos transportes e o projeto dos Centros Logísticos Integrados no Estado de São Paulo” de Vanderlei Braga
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DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL
“a logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”. (BALOU, 1993)
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Conceito novo, remonta ao início dos anos 90, difundido a partir do processo de abertura comercial do país; O varejo e o setor automotivo lideram a modernização dos processos logísticos no País; O ritmo em que se deu o crescimento do setor não pôde ser acompanhado pelo setor público e sua capacidade de planejamento estratégico; Como consequência, todo o esforço empresarial esbarrou e ainda esbarra nos gargalos resultantes das deficiências de infra-estrutura existentes no Brasil. Para se pensar essas questões, necessário se faz a adoção de uma perspectiva mais abrangente, denominada de logística territorial.
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LOGÍSTICA TERRITORIAL
“o conjunto de competências infra-estruturais (transportes, comunicações, armazéns, CLI´s, EADI´S etc.), institucionais (agências reguladoras, licenciamento ambiental, concessão de serviços públicos a empresas privadas, parcerias público- privadas etc.) e organizacionais (conhecimento e estratégias) que podem conferir competitividade a um compartimento geográfico, aos agentes econômicos e cadeias produtivas que dele fazem uso” (BRAGA, 2008, p.5)
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DECOMPONDO O CONCEITO TERRITÓRIO
“área de um país... porção de terra... base geográfica sobre a qual há o exercício de soberania”. (NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO, 1986, p. 1669)
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DECOMPONDO O CONCEITO COMPETITIVIDADE
“a capacidade da firma formular e implementar estratégias concorrenciais, que lhe permitam ampliar ou conservar, de forma duradoura, uma posição sustentável no mercado” (FERRAZ;KUPFER;HAGUENAUER, 1995, p. 3; COUTINHO ;FERRAZ, 1995, p. 18).
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MODELO ECIB (ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DA IND. BRASILEIRA)
SISTÊMICO Econômicos Político institucionais Internacionais Sociais Naturais Culturais Tecnológicos Infra-estruturais ESTRUTURAL Região/Setor/Cadeias Produtivas EMPRESARIAL Empreendedor Sistemas de Gestão Teoria do Negócio
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