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AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA

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Apresentação em tema: "AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA

2 ANÁLISE DA OFERTA PRINCIPAIS ELEMENTOS
SÉRIE ESTATÍSTICA BÁSICA Da mesma forma que se procedeu na análise da demanda, também na análise da oferta é necessária uma avaliação do desempenho passado do setor e a extrapolação desses dados para um cenário futuro. Usualmente essas informações encontram-se disponíveis nas associações empresariais e/ou setoriais e em publicações específicas. Todavia, uma pesquisa direta pode ser necessária no caso de setores mais desassistidos por essas estatísticas ou localidades pequenas.

3 EXEMPLO: SPA URBANO Dado Pesquisado: Número de procedimentos de relaxamento e estética realizados pelos principais concorrentes. Data – base: os anos-base das informações foram 2004 e 2005. Estimativa dos anos anteriores: através de estatísticas setoriais que apontavam para um crescimento anual de 5,18% a.a do setor em Salvador. Projeção da tendência histórica: considerou-se a mesma taxa de crescimento apurada. No ano de 2006, acrescentou-se a oferta de um novo concorrente, recém instalado. Sugestão: adotar cenário mais pessimista ou otimista.

4 GRÁFICO DO COMPORTAMENTO DA OFERTA

5 APROXIMAÇÃO ENTRE OFERTA E DEMANDA (HISTÓRICA E FUTURA)

6 ANÁLISE DA OFERTA PRINCIPAIS ELEMENTOS
INVENTÁRIO CRÍTICO DOS PRINCIPAIS CONCORRENTES Perfil detalhado dos principais produtores Capacidade instalada Eventual capacidade ociosa Nível tecnológico Estrutura de comercialização Regime de concorrência no mercado Sugere-se uma análise que identifique os principais pontos fortes e fracos da concorrência em relação a parâmetros críticos do negócio.

7 EXEMPLO DE INVENTÁRIO VARIÁVEIS PRINCIPAIS CONCORRENTES A B C D Preço
Gama de Serviços Localização Variedade Cond. Pagamento Rapidez no caixa Nome na Praça MÉDIA TOTAL

8 A Avaliação do inventário será feita pelo empreendedor, com base no conhecimento que ele possui sobre a concorrência, atribuindo notas dentro de uma determinada escala. Caso tenha mais tempo, o empreendedor poderá fazer uma pesquisa com os consumidores, utilizando questões mais detalhadas .

9 CONSIDERAÇÕES NECESSÁRIAS NA DETERMINAÇÃO DO PREÇO DO PRODUTO
Objetivo da política de preços ( maximização das vendas, imagem, lucro, retorno sobre o investimento); Valor e posicionamento estratégico (premium, valor médio, valor muito baixo) Comportamento do Consumidor (elasticidade-preço e renda, determinantes comportamentais da compra)

10 CONSIDERAÇÕES NECESSÁRIAS NA DETERMINAÇÃO DO PREÇO DO PRODUTO
Tipo do produto (perecibilidade, exclusividade, sazonalidade) Comportamento da Concorrência Custos Variáveis ambientais (inflação, regulamentações governamentais, etc)

11 DETERMINAÇÃO DO PREÇO DO PRODUTO
A fixação dos preços de um produto no projeto pode ser estabelecida a partir das seguintes modalidades: · Preço existente no mercado interno · Preço dado por similares importados · Preço fixado em função da concorrência · Preço do mercado internacional(principalmente para produtos de exportação) · Preços fixado em função de margem desejada · Preço estimado em função do custo de produção

12 É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O PREÇO FIXADO NO PROJETO É UMA ESTIMATIVA, PRINCIPALMENTE NO CASO DE PRODUTOS NOVOS, QUE DEVERÁ SOFRER ADAPTAÇÕES A DEPENDER DO DESEMPENHO DA EMPRESA.

13 INFORMAÇÕES DO ROTEIRO QUE JÁ PODEM SER PREENCHIDAS
2.4 – Análise da Oferta 2.5.1 – Inventário crítico da concorrência com a análise dos seguintes aspectos: localização, volume de vendas, nível de qualidade no atendimento oferecido, grau de modernização, fontes de suprimento, condições de pagamento oferecidas, perspectivas de expansão, possíveis vantagens competitivas; 2.5.2 – regime de concorrência do mercado; 2.5.3 – projeção da oferta futura com base nos dados do comportamento histórico do setor e de expansões identificadas; 2.5.4 – revisão crítica da projeção da oferta e conclusão.

14 INFORMAÇÕES DO ROTEIRO QUE JÁ PODEM SER PREENCHIDAS
2.6 – Balanço Oferta X Demanda 2.6.1 – confronto das projeções da oferta e da demanda no período definido como horizonte temporal e identificação de eventuais superávits ou déficits mercadológicos. 2.7 – Análise do Mecanismo de Preços 2.7.1 – avaliação do comportamento histórico dos preços no mercado; 2.7.2 – avaliação da política de preços e dos níveis de controle e regulamentação existentes.

15 INFORMAÇÕES DO ROTEIRO QUE JÁ PODEM SER PREENCHIDAS
2.8 – Conclusão 2.8.1 – perspectivas mercadológicas do produto; 2.8.2 – espaço de mercado e volume de produção passível de colocação no mercado. Observação A numeração dos capítulos do roteiro padrão, principiando com o numeral 2, quer significar que, em um roteiro consolidado, o Estudo do Mercado é o segundo título do projeto pela ordem seqüencial.


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