A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina sobre Redação de Pesquisa Científica da AuthorAID Sri Lanka Março 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina sobre Redação de Pesquisa Científica da AuthorAID Sri Lanka Março 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina sobre Redação de Pesquisa Científica da AuthorAID Sri Lanka Março 2010

2 Poster Presentations and Oral Presentations Barbara Gastel, MD, MPH Texas A&M University

3 Apresentações em formato de pôster e de apresentação oral Tradução para o Português Vera Lucia Luiza, MSc, DSc Nucleous for Pharmaceutical Policies/ National School of Public Health/ Oswaldo Cruz Foundation – Brazil (NAF/ENSP/Fiocruz)

4 Conteúdo Conseguindo oportunidades para apresentar Preparando e fazendo apresentações em formato de pôster –Preparando um pôster –Apresentando um pôster Preparando e fazendo apresentações orais –Preparando uma apresentação oral –Fazendo uma apresentação oral

5 Antecedentes Definições e escopo –Apresentações orais –Apresentações em formato de pôsteres Exemplo: pôster ganha o primeiro prêmio (divisão de graduação) de uma competição de pesquisa entre estudantes Obtendo oportunidades para apresentar –Convites não solicitados –Submissão e revisão de resumos

6 Planejando um Pôster Escolha um tópico suficientemente específico. Planeje apresentar somente os aspectos centrais. Obtenha e siga as instruções cuidadosamente. Selecione imagens que apresentem as mensagens chave e que atraiam os observadores. Planeje incluir pouco texto. Planeje fazer o pôster compreensível por si só.

7 Organizando um Pôster Organize o pôster logicamente (exemplo: Introdução, Métodos, Resultados, Conclusões). Ponha o conteúdo em 3 a 5 colunas verticais. Inclua bastante espaços em branco. Em geral, não inclua o Resumo.

8 Preparando um Pôster: O Título Faça um título que prenda a atenção. Mantenha o título pequeno. Use letra de tamanho grande o suficiente (pelo menos em torno de 2.5 cm ou 1 polegada de altura). Não use todas as letras em maiúsculas (capitulares).

9 Preparando um Pôster: As imagens Use imagens (fotografias, fluxogramas, gráficos, etc) que façam ambos: atrair e informar. Mantenha as imagens simples, de maneira que possam ser rapidamente compreendidas. Faça as imagens grandes o suficiente. Lembre de colocar título em cada imagem. Use as cores de maneira efetiva.

10 Preparando um Pôster: O texto Mantenha o texto breve. Use um tamanho de letra grande o suficiente para ser lida rapidamente. Quando factível, use listas itemizadas ou numeradas em lugar de parágrafos. Se utilizar parágrafos, mantenha-os curtos. Inclua suas informações de contato. Leia a prova de texto cuidadosamente.

11 Breve análise de um ou mais Pôsteres

12 Apresentando um Pôster Não seja tímido. Pense antecipadamente sobre perguntas que lhe possam ser apresentadas. Considere fazer algumas perguntas. Aproveite a oportunidade de retroalimentação. Aproveite a oportunidade para fazer contatos.

13 Apresentando um Pôster (cont.) Tenha cartões de visita disponíveis. Considere ter formatos impressos do pôster em papel carta ou A4 para distribuir (handouts). Considere fazer uma lisa de pessoas interessadas em informações adicionais. Se tem em mente escrever um artigo sobre o trabalho apresentado, tenha em mente os comentários e perguntas da sessão de pôster.

14 Alguns recursos Conselhos sobre o Desenho de Pôsteres Científicos, por Colin Purrington Advice on Designing Scientific Posters by Colin Purrington (posted at ice.htm) ice.htm Apresentações efetivas em formato de pôster Effective Poster Presentations (a PowerPoint presentation) by Jane Tougas (posted at

15 Modelo livre para a primeira página eletrônica listada no diapositivo anterior

16 Preparando uma apresentação oral Obtenha e siga cuidadosamente as instruções. Inclua muito menos detalhes do que no artigo a ser publicado. Enfatize a idéia principal. Dê à apresentação um início, um meio e um final. Se factível, estruture a apresentação como uma estória.

17 Preparando uma apresentação (cont.) Lembre-se: as pessoas devem ser capazes de entender o que diz enquanto fala. Minimize o uso de abreviaturas e acrônimos. Em geral, prepare notas, não textos integrais.

18 Preparando slides: algumas orientações No máximo um slide por minuto, em média Um tema ou idéia por diapositivo Simples e não atulhado Então, em geral não publique gráficos e tabelas Frase curtas (não parágrafos) para a maioria do texto Letra grande o suficiente para ser lida

19 Compare este diapositivo com o anterior Em geral, não ultrapasse o máximo de um diapositivo por minuto. Limite cada diapositivo a um tema ou idéia. Mantenha os diapositivos simples e não atulhadas. Assim, seja cauteloso com o uso de gráficos e tabelas. No geral, use frases curtas (não parágrafos) para o texto. Assegure-se de que a letra é grande o suficiente para ser lida.

20 Treine a apresentação Ajuste o tempo de apresentação cuidadosamente. Tente fazer a apresentação ligeiramente mais curta que o tempo designado. Se possível, treine apresentando para outras pessoas. Se possível, solicite a esses outros que façam perguntas.

21 Lidando com o estágio de nervosismo Note que um pequeno nervosismo pode ajudá-lo a desempenhar-se melhor. Conscientize-se de que as pessoas irão para ouvir seu conteúdo, não para julgar seu estilo de fala. Prepara-se bem, mas não exagere. Pratique um pouco. Tome cuidado quanto ao excesso de comida, água ou cafeína. Esconda sinais físicos de ansiedade. Conscientize-se de que a apresentação não precisa ser perfeita para ser excelente.

22 Fazendo a apresentação Chegue cedo. Assegure-se de que os audiovisuais funcionam. Fale devagar o suficiente. Fale claramente. Olhe para a audiência. Mostre entusiasmo. Evite hábitos distrativos.

23 Uma técnica para apresentação de diapositivos com imagens 1.Identifique a imagem antes de mostrá-la. 2.Guie a atenção para a parte mais importante. 3.Enfatize a significância do que foi mostrado. Fonte: Speaking About Science: A Manual for Creating Clear Presentations, by Scott Morgan e Barrett Whitener. Cambridge University Press, 2006.

24 Respondendo a perguntas Crie oportunidades para questões pertinentes (por exemplo, ao enfatizar em sua palestra alguns itens que as pessoas possam perguntar). Se possível, consiga que o moderador ou um colega faça a primeira pergunta. Repita rapidamente cada pergunta. Mantenha as respostas curtas.

25 Respondendo a perguntas (cont.) Se não sabe alguma resposta, diga isso. Se possível. –Ofereça-se para buscá-la, –Sugira onde encontrá-la, ou –Veja se alguém entre os presentes tem a resposta. Se uma pergunta parece irrelevante, ofereça para respondê-la mais tarde, ou mova-se a um item relacionado Se uma pergunta é hostil, responda polida e brevemente; se possível, ofereça-se para conversar posteriormente. Anote as perguntas. Use-as para preparar futuras apresentações e publicações sobre o trabalho.

26 Obrigado!


Carregar ppt "Oficina sobre Redação de Pesquisa Científica da AuthorAID Sri Lanka Março 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google