A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amós – Um grito a favor dos pobres Paróquia de …..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amós – Um grito a favor dos pobres Paróquia de ….."— Transcrição da apresentação:

1 Amós – Um grito a favor dos pobres Paróquia de ….

2 Introdução AN – Irmãs e irmãos, bem-vindos a este nosso encontro de oração e partilha de vida. Estamos aqui porque também nós nos sentimos chamados a dar testemunho de Deus, e da sua justiça, na realidade que nos rodeia. Vivemos num mundo que valoriza sobretudo as coisas materiais – dinheiro, poder, influência social – e esquece tantas vezes os valores cristãos. É neste contexto que nós somos chamados a testemunhar a nossa fé em Deus que nos ama e, por isso, só quer o nosso bem.

3 Cântico Inicial

4 Saudação AN– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos – Ámen. AN– A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

5 Anúncio do Tema O profeta Amós vivia em Judá, no reino do sul, e foi enviado por Deus para Israel, o reino do norte, onde a corrupção e a injustiça se tinham instalado. Sob o governo do rei Jeroboão II, o reino do norte vivia na maior prosperidade, desde os reinados de David e Salomão. O rei interpretava essa prosperidade como sinal de que estava a governar bem e, por isso, resistia às críticas de Amós. A riqueza impedia Jeroboão de ver que era um homem injusto, opressor e desobediente ao Senhor. A sua rebeldia inclinava-o cada vez mais para os falsos deuses. A difícil missão de Amós foi precisamente chamar à conversão o rei e os chefes do povo.

6 Invocação do Espírito Santo sobre o Cenáculo AN– Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

7 AN– Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Mostrai-nos a Vossa vontade e dai- nos a força para cumprir com prontidão e generosidade. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

8 Oração Inicial Senhor, nosso Deus e nosso Pai, que quereis que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da Boa-Nova de Jesus Cristo, derramai sobre nós com abundância o vosso Espírito, para que possamos ser profetas do vosso amor, da vossa misericórdia e da vossa justiça, neste nosso mundo dominado pelo egoísmo, pela ganância e pelo ódio. Fazei de nós vossos colaboradores na construção de um mundo mais justo e fraterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

9 Leitura Bíblica (Amós 7, ,4- 7) 10 Amacias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: «Amós conspira contra ti, no meio da casa de Israel. A terra não pode suportar mais os seus oráculos. 11 Pois Amós disse o seguinte: 'Jeroboão morrerá pela espada e Israel será deportado para longe da sua terra.'» 12* Amacias disse, então, a Amós: «Sai daqui, vidente, foge para a terra de Judá e come lá o teu pão, profetizando. 13 Mas não continues a profetizar em Betel, porque aqui é o santuário do rei e o templo do reino.»

10 14 Amós respondeu a Amacias: «Eu não era profeta, nem filho de profeta. Era pastor e cultivava frutos de sicómoros. 15 O SENHOR pegou em mim, quando eu andava atrás do meu rebanho, e disse-me: 'Vai, e profetiza ao meu povo de Israel.

11 4 Ouvi isto, vós que esmagais o pobre e fazeis perecer os desvalidos da terra, 5 dizendo: «Quando passará a Lua-nova, para vendermos o nosso trigo, e o sábado, para abrirmos os nossos celeiros, diminuindo o efá, aumentando o ciclo e falseando a balança para defraudar? 6 Compraremos os necessitados por dinheiro e o pobre por um par de sandálias, e venderemos até as alimpas do nosso trigo.» 7 O SENHOR jurou contra a soberba de Jacob: «Não esquecerei jamais nenhuma das suas obras.» PALAVRA DO SENHOR…

12 Leitura Missionária –

13 Preces AN – Entreguemos a Deus a nossa sociedade e os seus problemas para que, precisamente nestes tempos de crise que atravessamos, a justiça seja posta em realce e a todos sejam garantidos os direitos e a dignidade de pessoas humanas e de filhos de Deus. Oremos dizendo: Ouvi, Senhor, a nossa oração! Por todos os cristãos e especialmente pelos responsáveis da Igreja, para que sejam sempre a voz daqueles que não podem falar nem defender-se, oremos: Ouvi, Senhor, a nossa oração!

14 Pelos governantes de todas as nações, para que sejam sensíveis aos direitos dos mais humildes do povo, dos doentes e dos pobres, segundo o exemplo de Jesus, oremos: Ouvi, Senhor, a nossa oração! Para que os cristãos não se deixem atemorizar pelos poderosos deste mundo, que acham que podem fazer o que quiserem dos outros e se sintam fortalecidos pela força da Palavra de Deus, oremos: Ouvi, Senhor, a nossa oração!

15 Para que os jovens, mais sensíveis por natureza às injustiças que são cometidas no mundo, se deixem interpelar por Deus, para serem construtores de uma humanidade nova, oremos: Ouvi, Senhor, a nossa oração! Pelos humildes e fracos do povo, para que possam encontrar na Igreja quem os defenda e ajude, em nome de Deus, oremos: Ouvi, Senhor, a nossa oração! Outras intenções… Pai Nosso…

16 Oração litânica pelo mundo AN– Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Vós destruís o poder de Satanás, que estraga o mundo e faz os homens e os povos inimigos uns dos outros. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos!

17 AN– Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder salvador! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Do coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

18 AN– Ele é o Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Vosso Reino! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

19 AN– Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, activo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

20 AN– Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos – Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós o Senhor! Só Vós o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

21 Entrega do Cenáculo AN– Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos- Lhe os Cenáculos. Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária.

22 AN– Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração do Bom Pastor. Todos – Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

23 AN– Uni-nos a Vós e dai-nos o Espírito, que faça de nós uma oferenda permanente ao Pai. Todos – Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao Vosso. Fazei de nós pessoas disponíveis para todo o serviço a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor, de esperança e de evangelização. AN– Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça.

24 Todos – Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. AN– Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus… Todos - …seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

25 III PARTE COMPROMISSOS E ACTIVIDADES Ofertório Ofertório Acta Acta Revisão dos compromissos Revisão dos compromissos Programação de actividades Programação de actividades

26 Oração Final Ó Deus, Pai de amor, te agradecemos por estares sempre atento às necessidades de cada ser humano, muito especialmente dos mais pobres e injustiçados. Te agradecemos porque não te deixas levar pelas aparências, mas olhas ao coração das pessoas e queres que todas encontrem a felicidade. Te pedimos que nos ajudes a colaborar contigo na construção de um mundo mais justo e fraterno, continuando a obra de Jesus, teu Filho amado, na unidade do Espírito Santo.

27 Bênção e Despedida AN– Pela intercessão de nossa senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. T – Ámen AN– Vamos em Paz e que o Senhor com Maria nos acompanhe. T – Graças a Deus.

28 Cântico Final


Carregar ppt "Amós – Um grito a favor dos pobres Paróquia de ….."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google