A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenáculos de Oração Missionária COM de…. Introdução AN – Irmãs e Irmãos, como pequeno Cenáculo de Apóstolos, sentimo-nos chamados pelo Senhor. Estamos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenáculos de Oração Missionária COM de…. Introdução AN – Irmãs e Irmãos, como pequeno Cenáculo de Apóstolos, sentimo-nos chamados pelo Senhor. Estamos."— Transcrição da apresentação:

1 Cenáculos de Oração Missionária COM de…

2 Introdução AN – Irmãs e Irmãos, como pequeno Cenáculo de Apóstolos, sentimo-nos chamados pelo Senhor. Estamos aqui, em comunhão com todos os outros Cenáculos, que têm a nossa mesma vocação e missão: oferecer, com Cristo, ao Pai a nossa vida quotidiana, pedir sem cessar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para a humanidade, e trabalhar para transmitir, a toda a paróquia, a imagem de Deus como um pai, de quem tudo recebemos.

3 Cântico

4 Saudação AN– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos – Ámen. AN– A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

5 Anúncio do Tema Acreditar que Deus é pai é o primeiro passo para ser Igreja e entrar em comunhão com os irmãos. Saber que todos somos suas criaturas, juntamente com as plantas e os animais, reforça a nossa união com a natureza e leva-nos a respeitá-la. Saber descobrir, na criação, o amor de Deus por nós torna-nos mais capazes de amar incondicionalmente os que nos rodeiam.

6 Invocação do Espírito Santo sobre o Cenáculo Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito AN– Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

7 AN– Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para cumprir com prontidão e generosidade. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito

8 Oração Inicial Deus, Pai de Amor, Te agradecemos por toda a Criação, obra das tuas mãos e pela tua presença na nossa vida que, cada dia, vais recriando em nós. Agradecemos também os ensinamentos do Teu Filho Jesus, Palavra por quem tudo criaste, que nos educa ao respeito pela natureza e por todas as criaturas, indicando-nos caminhos de verdadeira paz e felicidade. Ajuda-nos a colaborar no Teu plano criador, vivendo e anunciando o Teu Reino de justiça e de paz. Nós Te pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

9 Leitura Bíblica (Mateus 6, 7-13) 7 Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. 8 Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» 9 «Rezai, pois, assim: Pai nosso, que estás no Céu, santificado seja o teu nome, 10 venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no Céu, assim também na terra. 11 Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia; 12 perdoa as nossas ofensas, como nós perdoámos a quem nos tem ofendido; 13 e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Mal. PALAVRA DO SENHOR

10 Comentário Deus criou, com sabedoria e amor, a Terra e tudo o que nela existe. Criou um mundo sem tensões nem conflitos, em total equilíbrio e harmonia. A criação do Homem é o ponto mais alto do projeto de Deus. Foi à pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, que foi confiada toda a criação, competindo-lhe a missão de completar o plano criador de Deus. Bem sabemos que a humanidade não tem estado à altura das suas obrigações, porque se afasta de Deus. O ser humano, por natureza, é um ser religioso (em todos os lugares da Terra e em todos os tempos, todos os povos sentem a necessidade de se relacionar com o seu Criador). Aliás, sem a presença do Criador a criatura desorienta- se e deixa de ser ela mesma. Deus existe desde sempre e para sempre, e revela-se na história dos povos, de modo especial na história do povo de Israel, através de Abraão, Moisés, David e todos os profetas. Mas é com o envio do Seu Filho que Deus se revela plenamente.

11 Jesus ajuda-nos a compreender que o Deus Criador é o Deus que quer o bem de todos, a quem Ele ama como a filhos. Foi Ele que nos ensinou a bela oração do Pai-Nosso para que, deste modo, a nossa confiança no Pai cresça sempre mais e possamos sentir-nos amados e protegidos por Ele. O convite de hoje é que reflitamos, meditemos cada frase e rezemos cada palavra desta oração tão familiar e que tantas vezes repetimos, esquecendo a sua riqueza bíblica e o empenho na fé que ela suscita. Colocando em prática diariamente cada frase desta oração, relembramos a nossa relação de amizade com Deus e comprometemo-nos a responder positivamente às suas iniciativas. Deus desafia-nos para o projeto de vida em abundância que Ele oferece a todos e que Jesus veio confirmar. Cabe-nos agora colaborar com Ele, pela fé, pela oração e pela ação, fazendo com que toda a Humanidade e toda a Criação se instaurem em Cristo e cheguem à Sua plenitude. Assim se realizará o Seu Reino, também através de nós. Crer em Deus Pai, reconhecendo a sua grandeza e majestade, leva-nos a agradecer cada momento que vivemos, leva-nos a aceitar a dignidade de cada pessoa, a respeitar a natureza e a não estragar nada das riquezas que Deus reservou para toda gente e para todos os tempos.

12 Pistas para o diálogo de grupo Partilhemos os sentimentos que nos desperta cada prece do Pai Nosso. E verifiquemos: Temos uma mentalidade ecológica? Como poupamos a água, a eletricidade e outros bens naturais? Aprendemos a reciclar o que usamos?

13 Leitura Missionária

14 Preces AN. - Elevemos a Deus Pai a nossa oração por toda a criação, por todos os povos da humanidade, por nós e pela nossa comunidade paroquial, dizendo: Todos - Pai Nosso que estais nos Céus, ouvi-nos! - Pai, Nosso e de toda a Humanidade, ajudai-nos a amar toda a Criação e a respeitar a dignidade de todos os seres vivos, oremos. Todos - Pai Nosso que estais nos Céus, ouvi-nos! - Para que sejamos capazes de santificar o Vosso Nome, dando glória e proclamando o Vosso Santo Nome com as nossas boas ações, oremos. Todos - Pai Nosso que estais nos Céus, ouvi-nos!

15 - Para que o Vosso Reino esteja entre nós, fortalecei-nos no combate contra todas as injustiças e todo o mal, oremos. Todos - Pai Nosso que estais nos Céus, ouvi-nos! - Para que seja Deus a guiar as nossas vidas e para que se realize aqui na Terra a sua vontade, oremos. Todos - Pai Nosso que estais nos Céus, ouvi-nos! - Para que nunca falte a todos os vossos filhos o pão que dá força ao corpo e o pão espiritual que alimenta a alma, oremos. Todos - Pai Nosso que estais nos Céus, ouvi-nos!

16 - Para que as nossas falhas sejam perdoadas, ajudai-nos, Senhor, a saber perdoar e a pedir humildemente perdão, a Vós e aos irmãos, oremos. Todos - Pai Nosso que estais nos Céus, ouvi-nos! - Para que, apesar das tentações diárias, pela oração e pela confiança em Vós, sejamos fiéis ao projeto de vida e de felicidade que tendes para todos, oremos. Todos - Pai Nosso que estais nos Céus, ouvi-nos! Outras intenções… Pai Nosso

17 Oração pelo mundo AN– Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Vós destruís o poder de Satanás, que estraga o mundo e faz os homens e os povos inimigos uns dos outros. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos!

18 AN– Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder salvador! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Do coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

19 AN– Ele é o Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Vosso Reino! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

20 AN– Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, activo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

21 AN– Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos – Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós o Senhor! Só Vós o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

22 Entrega do Cenáculo AN– Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-Lhe os Cenáculos. Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária.

23 AN– Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração do Bom Pastor. Todos – Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

24 AN– Uni-nos a Vós e dai-nos o Espírito, que faça de nós uma oferenda permanente ao Pai. Todos – Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao Vosso. Fazei de nós pessoas disponíveis para todo o serviço a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor, de esperança e de evangelização. AN– Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça.

25 Todos – Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. AN– Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus… Todos - …seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

26 III PARTE COMPROMISSOS E ACTIVIDADES Ofertório Ofertório Acta Acta Revisão dos compromissos Revisão dos compromissos Programação de actividades Programação de actividades

27 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amém.

28 Oração Conclusiva Ó Pai, que por amor e bondade, criaste o mundo e tudo o que nele existe, faz crescer em nós a vontade de amarmos todos os seres, particularmente os que criaste à tua semelhança. Que, através do encontro com a beleza das tuas criaturas, Te conheçamos melhor e sejamos fiéis ao plano de amor que tens por cada um de nós e por todo o universo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus contigo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

29 Cântico Final

30 Bênção e Despedida AN– Pela intercessão de nossa senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. T – Ámen AN– Vamos em Paz e que o Senhor com Maria nos acompanhe. T – Graças a Deus.


Carregar ppt "Cenáculos de Oração Missionária COM de…. Introdução AN – Irmãs e Irmãos, como pequeno Cenáculo de Apóstolos, sentimo-nos chamados pelo Senhor. Estamos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google