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Isaac Tomé Ferreira Duarte Escola Profissional de Rio Maior Rio Maior / Santarém 10º Tecnologias e Processos (C.T. Energias Renováveis) EPRM-RacingEnergy.

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1 Isaac Tomé Ferreira Duarte Escola Profissional de Rio Maior Rio Maior / Santarém 10º Tecnologias e Processos (C.T. Energias Renováveis) EPRM-RacingEnergy 7+1

2 O chassi do nosso protótipo é feito de contraplacado (5mm) com 200mm ×400mm, aproximadamente, que nos dará resistência suficiente para suportar a carga necessária. Ao chassi estão aplicados dois eixos nos quais estarão as rodas feitas em acrílico. No eixo traseiro está aplicada a caixa de velocidades que nos permite aumentar e reduzir as rotações das rodas. Aplicada ao chassi por 3 parafusos estará a estrutura que suportará o módulo fotovoltáico que é composto por 17 células fotovoltáicas devidamente ligadas entre si, que pode ser removido do chassi. Fig1. Chassi do protótipo. Fig2. Caixa de velocidades do protótipo.

3 Data de InícioData de FimTarefa Ensaio com a célula fotovoltáica enviada pela organização; Ensaio do motor enviado pela organização apenas com a potencia da célula enviada pela organização; Construção de um protótipo; Realização de testes com o protótipo; Realização do desenho para a construção do carro final; Construção do carrinho final; Ensaios finais; Fig3. Montagem do protótipo final.

4 Fig4. Diagrama eléctrico do protótipo No que diz respeito ás ligações eléctricas entre as células fotovoltáicas optamos por gerar 16 V com 400mA, para tal implementamos o circuito da Fig4. Foi colocado em série com o motor o conversor DC/DC, deste modo irá ser retirada a máxima potencia instantânea do conjunto de células. Este conversor será programado para o motor usado.

5 Ensaios do material fotovoltáico do kit Tensão (V)Corrente (A)Potencia (W) 2,270,00690, ,220,0130, ,150,0270, ,200,0680,1496 2,140,170,3655 1,200,600,72 0,360,600,216

6 No Início deste projecto tivemos algumas dificuldades em construir o protótipo, em encontrar os materiais a utilizar, bem como com a organização do grupo. Finalmente superadas estas dificuldades resolvemos construir um protótipo do carrinho em K-Line, com um pequeno motor com umas rodas feitas em acrílico. Tivemos então algumas dificuldades em conseguir a potência necessária para colocar o carrinho a andar com a radiação normal, o que o clima também não ajudou muito. Tivemos algumas dificuldades em conseguir encontrar os eixos e também a caixa de velocidades o que nos deu um pouco mais de trabalho e empenho. O projecto foi realizado conforme a programação apresentada no diapositivo 3. Referencias Bibliográficas:

7 Este trabalho envolvendo 7 alunos da turma de Energias Renováveis da EPRM, revelou-se bastante importante para a aprendizagem de alguns conceitos relacionados com potências, tensões e correntes eléctricas. Foram desenvolvidas diversas tarefas relacionadas com o desempenho que levaram ao resultado final. Este trabalho foi ainda importante na medida em que desenvolveu algumas capacidades de trabalho em equipe. Foi ainda conseguido o envolvimento de toda a comunidade escolar.


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