A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. 2 Conteúdo Nutricional _______________________________ pág.4 Quais os benefícios para a saúde ______________________ pág.6 Receita com Algas Wakame.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. 2 Conteúdo Nutricional _______________________________ pág.4 Quais os benefícios para a saúde ______________________ pág.6 Receita com Algas Wakame."— Transcrição da apresentação:

1 1

2 2 Conteúdo Nutricional _______________________________ pág.4 Quais os benefícios para a saúde ______________________ pág.6 Receita com Algas Wakame _________________________ pág.7 Inquérito sobre Algas _______________________________ pág.8 Resultados do Inquérito _____________________________ pág.9 Bibliografia _______________________________________ pág.10

3 3 As algas fazem parte da dieta tradicional das comunidades costeiras desde a antiguidade. O seu consumo ainda é expressivo na Ásia Oriental como no Japão, China e Coreia mas têm sido bem aceites na Europa. As algas, recentemente, têm merecido o reconhecimento de serem um alimento nutritivo e benéfico para a saúde. Alga wakame - A alga wakame possui um sabor suave sendo uma das fontes mais ricas em cálcio. A alga é um tipo de planta que cresce em água salgada e necessita de luz solar para crescer. Existem mais de dez mil variedade de algas, muitas das quais são indicadas para consumo. A wakame é o tipo de alga castanha que é amplamente usada no Extremo Oriente, como agente de sabor e também na sopa.

4 4 A ingestão diária desta alga recomendada é 8 gramas de alga seca. Os nutrientes existentes em algumas algas são: Minerais – A alga castanha pode acumular metais pesados, como o arsénico e como o conteúdo em sal é elevado, pode-se considerar que se tem que ter algum cuidado ao ingerir em demasiado. Fibras – A alga é muito rica em fibras solúveis como os alginatos, carragenina e agár que não são digeridas pelo intestino mas ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Elas também são utilizadas na alimentação, o extracto das fibras da alga pode ter um efeito adelgaçante, podendo-se controlar o peso.

5 5 Outros Nutrientes – A alga contêm uma pequena quantidade de gordura, alguma variedade em proteínas, elevados aminoácidos semelhantes à leguminosas secas e também aos ovos. Vitamina A, C e E em quantidade útil e também é uma fonte vegetal de Vitamina B12 o que a torna um complemento importante nas dietas vegetarianas.

6 6 As algas são usadas extensamente na Medicina Chinesa, não são exploradas como terapêutico nos Países Ocidentais. Tipicamente encontramos nas algas castanhas como a wakame que tem uma acção anti-cancerígena, contudo estes efeitos para a saúde ainda não foram testados em humanos. As fibras existentes nas algas têm um efeito benéfico no sistema digestivo e no metabolismo lipídico. Também têm um efeito anti-inflamatório e antioxidante mas têm que ser experimentadas em humanos.

7 7 Filetes de Pescada com Alga wakame Para 4 Pessoas 8 filetes de pescada 8 folhas de alga wakame Flor de sal Pimenta rosa Enrole os filetes de pescada com a alga wakame e envolva em película aderente. Coza a vapor durante 10 minutos.

8 Inquérito sobre Algas Este inquérito é anónimo. Sexo: Masculino Feminino Se tivesse que escolher entre um Bitoque e uma refeição com Algas. Qual escolheria? ___________________________________________________________________________________ Sabia que na nossa alimentação existem algumas algas? Sim Não Se Sim, diga onde existem?___________________________________________________________________________________ Conhece a Alga wakame? Sim Não Conseguia fazer alguma receita com esta alga. Qual? _____________________________________________________________________________ Agradecemos a sua participação neste inquérito.

9 9 Resultados dos inquéritos, que foram feitos. Masc.Femin. Sexo54 Bitoque32 Ref. c/ alga13 Alimentação Sim34 Não11 Alga wakame Sim00 Não45

10 10 As algas são excelentes fontes de fibra, minerais. São alimentos seguros para saúde, no entanto, deve-se ter algum cuidado com algumas variedades que contêm elevados níveis de sódio, iodo e metais pesados. As algas podem ser utilizadas numa dieta variada, estas podem substituir o arroz, batatas assadas e a salada ou também podem ser acrescentadas na sopa, caldos, cozidos e guisados.

11 11 receitas

12 12 Elaborado por: ANA RITA SEMEDO BRUNO MATIAS RUBEN RODRIGUES


Carregar ppt "1. 2 Conteúdo Nutricional _______________________________ pág.4 Quais os benefícios para a saúde ______________________ pág.6 Receita com Algas Wakame."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google