A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alcobaça (39º3306.98 / 8º5937.27w) Escola Secundária c/ 2º e 3º Ciclos D. Pedro I Alcobaça - Leiria M.ª Conceição Aurélio, Maria Beja e Ana Rego – Ciências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alcobaça (39º3306.98 / 8º5937.27w) Escola Secundária c/ 2º e 3º Ciclos D. Pedro I Alcobaça - Leiria M.ª Conceição Aurélio, Maria Beja e Ana Rego – Ciências."— Transcrição da apresentação:

1 Alcobaça (39º / 8º w) Escola Secundária c/ 2º e 3º Ciclos D. Pedro I Alcobaça - Leiria M.ª Conceição Aurélio, Maria Beja e Ana Rego – Ciências da Natureza e Ciências Naturais Quinta do Cidral Clube do Ambiente (5º e 7º Ano) – 7 alunos

2 O bosque, sito na Quinta do Cidral, na encosta que vai da cidade de Alcobaça até à localidade de Vestiaria (encosta poente), apresenta como espécies arbóreas dominantes na flora, o Carvalho Português e o Sobreiro. Em zonas mais abertas e/ou próximas da estrada ou caminhos aparecem pontualmente alguns Pinheiros-Bravos e um ou outro Eucalipto. Apresenta uma grande variedade de plantas herbáceas e alguns arbustos (que não nos foi ainda possível identificar). Quanto à fauna sabemos existirem muitas aves passariformes (verdilhões, pardais-de-telhado, etc), Melros e algumas aves de rapina (sendo avistadas com frequência Águias-de-Asa-Redonda, Milhafres e Gralhas), algumas espécies de cobras e lagartos, muitos insectos, Saca-Rabos e, na zona mais densa e interior do bosque, Javalis. Após as professoras terem verificado a viabilidade da realização da visita ao bosque com os alunos do Clube do Ambiente. A mesma esteve prevista para o mês de Março, mas as más condições climatéricas impediram a sua realização. Assim, teve de ser agendada para o terceiro período. No entanto, dadas as dificuldades em conseguir conciliar a actividade com todas as outras actividades programadas na escola apenas, no passado dia 5 de Maio, nos foi possível realizá-la. Devido a este atraso não foi possível identificar as espécies encontradas. Constatámos, durante a saída que o tempo que tínhamos estipulado era pouco (2 horas), dado que o percurso escola/bosque/escola foi realizado a pé. Assim e a pedido dos alunos ficou decidido que seria realizada uma 2ª saída.

3 Das aprendizagens realizadas antes e durante a saída, são de salientar A Diversidade de Seres Vivos e as Suas Interacções com o Meio – Diversidade nos Animais; Diversidade nas Plantas; como realizar um herbário, como recolher as amostras e como condiciona-las; como se comportar numa saída de campo, atitudes correctas e comportamentos a evitar. Após a saída esperamos que os alunos retenham com mais facilidade os conteúdos leccionados relativos à biodiversidade e que consigam identificar as espécies autóctones do nosso concelho (fauna e flora). O projecto foi divulgado na escola: à Direcção, no Conselho de Directores de Turma (para que os directores de turma o dessem a conhecer nas suas turmas) e no Clube do Ambiente. A comunidade teve conhecimento do mesmo através do jornal escolar.


Carregar ppt "Alcobaça (39º3306.98 / 8º5937.27w) Escola Secundária c/ 2º e 3º Ciclos D. Pedro I Alcobaça - Leiria M.ª Conceição Aurélio, Maria Beja e Ana Rego – Ciências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google