A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acordo Norte – Americano de Livre Comércio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acordo Norte – Americano de Livre Comércio"— Transcrição da apresentação:

1 Acordo Norte – Americano de Livre Comércio
NAFTA Acordo Norte – Americano de Livre Comércio

2 O que é... Trata-se de um gigantesco mercado de 440,5 milhões de pessoas e de um PNB superior a 8 trilhões de dólares. O NAFTA pode ser definido como uma típica zona de livre comércio:as bases do acordo que definiram a sua formação limitam-se à livre circulação de mercadorias entre os países-membros, por meio da eliminação das barreiras legais e das tarifas alfandegárias. Esse bloco é bastante limitado na integração econômica entre os seus componentes.

3 Fundação... 1988- Tudo começou com a interdependência entre as economias dos EUA e do Canadá, que assinaram um tratado de livre comércio entre ambos, o Canadá – US Free Trade Agreement. 1990- O outro país fronteiriço com os EUA, o México, situado ao sul, logo propôs um tratado semelhante e o Canadá resolveu aderir às negociações.

4 1991- Após estudos e intensas discussões o tratado foi formalizado e assinado.
1994- Entrou em vigor em 1° de janeiro.

5 Proposta Principal... Tem o objetivo de ampliar os horizontes de mercado dos países- membros e maximizar a produtividade interna. Essa maximização se dá por meio da liberdade de ação das empresas no âmbito da organização, o que permite que elas se implantem, de acordo com suas especializações, nos países que apresentarem menores custos dos fatores de produção.

6 Enfrentar a concorrência da economia japonesa européia.

7 Países Membros... Estados Unidos...
- Em 1990 o presidente George Bush lançou uma proposta de criação de uma zona de livre comércio abrangendo todas as Américas. Ficou patente a retomada do interesse norte- americano pela América-Latina. - Os EUA têm ainda outro objetivo com esse tratado:

8 tentar diminuir as intensas migrações de mexicanos (e outros Latino-Americanos, que em geral passam pelo México) em direção aos EUA. O desenvolvimento do norte desse país Latino-Americano, com a criação de emprego e grande quantidade, seria uma forma de fazer essas populações ficarem por lá e não prosseguirem a viagem até os EUA. - Outro elemento a destacar nessa integração econômica é que, com o NAFTA, os EUA podem enfrentar melhor a concorrência com a União Européia e até mesmo com o Japão, que estreita seus laços comerciais com os vizinhos no leste e sudeste da Ásia.

9 México... Apresentou grande expansão econômica, importantes fatores de produção, como mão de obra e matérias primas, a custos relativamente mais baixos do que nos demais países da organização. Nos anos 80 grande números de empresas Norte-Americanas já se instalou no país em busca de mão de obra barata e fugir dos elevados impostos e salários pagos nos EUA.

10 Canadá... Em 1988 se juntou com os EUA e formou um bloco chamado de “ Acordo de Liberação Econômica”.

11 Pontos Positivos... Os EUA, trabalhando com amigos e aliados , construíram um sistema de expansão do comércio e de segurança coletiva, reconstruindo as economias de ex- inimigos e, no processo, criando um ambiente global que fomentou o crescimento econômico em âmbito mundial.

12 Desenvolvimento econômico sustentável mais eqüitativo através da América-Latina e do Caribe, para benefícios de nossas populações combinadas, de 700 milhões de habitantes.

13 Principais Problemas... Os EUA impuseram novas restrições à circulação dos caminhões de carga procedentes do México nas estradas desnudou novamente as diferenças em Washington em torno da aplicação plena do tratado do NAFTA, assinado entre os dois países mais o Canadá, o acordo assegurou a livre circulação de veículos de transporte de carga nas três nações, ou seja os EUA não respeitam seguindo completamente as regras do acordo, pois impõe certas restrições ao comércio de veículos

14 Mexicanos, por exemplo. Vicente Fox, presidente do México, ameaçou barrar o acesso de caminhões americanos às estradas de seu país, caso o governo dos EUA não liberem o trânsito de caminhões do México em território Americano. Mas o acesso dos caminhões Mexicanos a todo território americano, que devia ter ocorrido em 1995 esteve previsto para janeiro deste ano, até o momento os veículos só podiam transitar por uma faixa restrita de 32 km. Na região fronteiriça de onde tinham de transferir a carga à caminhões de empresas americanas.

15 Sob a medida do Senado Americano, os caminhões de empresas mexicanas não poderiam transitar além dessa faixa até se submeterem a uma auditoria e apresentar documentos de seguro do veículo, entre outros requisitos.

16 Relação com o Brasil... A sua relação com o Brasil é que é do interesse dos EUA criar uma zona de livre comércio abarcando todos os países americanos (com exceção de Cuba) e constituir a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), de modo a reafirmar sua hegemonia sobre o continente. As negociações foram iniciadas na Cúpula de Miami em dezembro de 1994 e os EUA pretendem implantar a ALCA até É útil e viável aos EUA pois assim poderão comercializar livremente e centralizar a mão de obra aonde ela é mais barata, no Brasil, por exemplo.

17 Grupo 2: Cíntia nº 08 Giovanna nº 13 Giulliana nº 14 Joana nº 16
Maria Luiza nº 23


Carregar ppt "Acordo Norte – Americano de Livre Comércio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google