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Amanda - 2 Amanda - 2 Bianca - 3 Bianca - 3 Daniela - 8 Daniela - 8 Fernanda S -11 Fernanda S -11 Fernanda P - 12 Fernanda P - 12.

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Apresentação em tema: "Amanda - 2 Amanda - 2 Bianca - 3 Bianca - 3 Daniela - 8 Daniela - 8 Fernanda S -11 Fernanda S -11 Fernanda P - 12 Fernanda P - 12."— Transcrição da apresentação:

1 Amanda - 2 Amanda - 2 Bianca - 3 Bianca - 3 Daniela - 8 Daniela - 8 Fernanda S -11 Fernanda S -11 Fernanda P - 12 Fernanda P - 12

2 O QUE É ? É o mais importante projeto de política externa do Brasil. Depois de pouco mais de oito anos tornou-se uma das mais bem sucedidas iniciativas diplomáticas na história da América do Sul. Sua evolução positiva é um dos elementos centrais do quadro político de entendimento e cooperação entre os países do Cone Sul. A expansão dos fluxos de comércio e investimento intra-regionais passou a construir importante instrumento para a promoção do desenvolvimento dos países membros. No plano internacional, o MERCOSUL afirmou-se como um exemplo de cooperação entre nações de uma mesma região. É o mais importante projeto de política externa do Brasil. Depois de pouco mais de oito anos tornou-se uma das mais bem sucedidas iniciativas diplomáticas na história da América do Sul. Sua evolução positiva é um dos elementos centrais do quadro político de entendimento e cooperação entre os países do Cone Sul. A expansão dos fluxos de comércio e investimento intra-regionais passou a construir importante instrumento para a promoção do desenvolvimento dos países membros. No plano internacional, o MERCOSUL afirmou-se como um exemplo de cooperação entre nações de uma mesma região.

3 O MERCOSUL segue uma nova tendência no mundo moderno, que é a união de várias nações em grupos ou blocos. É importante ressaltar que o objetivo do MERCOSUL não é isolar os países membros do resto do mundo e mudar somente o comércio, economia... interno, mas sim, fortalecê-los para melhor competir com os outros países e blocos econômicos. O MERCOSUL segue uma nova tendência no mundo moderno, que é a união de várias nações em grupos ou blocos. É importante ressaltar que o objetivo do MERCOSUL não é isolar os países membros do resto do mundo e mudar somente o comércio, economia... interno, mas sim, fortalecê-los para melhor competir com os outros países e blocos econômicos.

4 PAÍSES MEMBROS Argentina (uma das agriculturas mais desenvolvidas do globo) Argentina (uma das agriculturas mais desenvolvidas do globo) Brasil (possui o primeiro Parque Industrial dos países emergentes) Brasil (possui o primeiro Parque Industrial dos países emergentes) Paraguai (possui o melhor algodão do planeta) Paraguai (possui o melhor algodão do planeta) Uruguai (possui um excelente rebanho bovino ) Uruguai (possui um excelente rebanho bovino )

5 FUNDAÇÃO A criação do Mercosul, bloco econômico em vigor desde 1 de janeiro de 1995, instituiu uma zona de livre comércio entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Vem ampliar mercados, fortalecer economias, criar empregos e gerar renda para melhoria de vida das populações que fazem parte dos países membros. A criação do Mercosul, bloco econômico em vigor desde 1 de janeiro de 1995, instituiu uma zona de livre comércio entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Vem ampliar mercados, fortalecer economias, criar empregos e gerar renda para melhoria de vida das populações que fazem parte dos países membros. O primeiro passo para a criação do Mercosul foi dado de 26 de março de 1991 com o Tratado de Assunção. Os presidentes do Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil, e seus respectivos Ministros das Relações Exteriores assinaram este acordo que estabelece a integração econômica dos quatro países para seu desenvolvimento tecnológico e científico O primeiro passo para a criação do Mercosul foi dado de 26 de março de 1991 com o Tratado de Assunção. Os presidentes do Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil, e seus respectivos Ministros das Relações Exteriores assinaram este acordo que estabelece a integração econômica dos quatro países para seu desenvolvimento tecnológico e científico

6 A iniciativa de criação do Mercosul derivou da necessidade de promover a integração econômica das nações do cone sul do continente americano, a exemplo de acordos estabelecidos em outras regiões do mundo, tais como o Mercado Comum Europeu, o Nafta e os Tigres Asiáticos. Através da eliminação dos direitos alfandegários, favorecendo a livre circulação de bens e serviços, criam-se as condições para o surgimento de um mercado regional na América Latina, de forma a assegurar a autonomia e a sobrevivência dos países membros, frente ao aceleramento do processo de globalização A iniciativa de criação do Mercosul derivou da necessidade de promover a integração econômica das nações do cone sul do continente americano, a exemplo de acordos estabelecidos em outras regiões do mundo, tais como o Mercado Comum Europeu, o Nafta e os Tigres Asiáticos. Através da eliminação dos direitos alfandegários, favorecendo a livre circulação de bens e serviços, criam-se as condições para o surgimento de um mercado regional na América Latina, de forma a assegurar a autonomia e a sobrevivência dos países membros, frente ao aceleramento do processo de globalização Como resultado dessa cooperação, os países membros do Mercosul almejam alcançar a modernização das estruturas produtivas, a especialização e a complementaridade dos setores econômicos, fatores imprescindíveis para garantir a inserção competitiva da América Latina no cenário mundial, o progresso e o bem-estar de suas populações Como resultado dessa cooperação, os países membros do Mercosul almejam alcançar a modernização das estruturas produtivas, a especialização e a complementaridade dos setores econômicos, fatores imprescindíveis para garantir a inserção competitiva da América Latina no cenário mundial, o progresso e o bem-estar de suas populações

7 TRATADO DE ASSUNÇÃO Livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países eliminando-se os direitos alfandegários e tarifa Livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países eliminando-se os direitos alfandegários e tarifa O estabelecimento de uma tarifa externa comum O estabelecimento de uma tarifa externa comum Coordenação política macroeconômica e setoriais entre os Estados-Partes - (de comércio exterior: agrícola, industrial, fiscal, monetária, cambial e de capitais: de serviços, alfandegária, de transportes e comunicações e outras) - a fim de assegurar as condições de concorrência. Coordenação política macroeconômica e setoriais entre os Estados-Partes - (de comércio exterior: agrícola, industrial, fiscal, monetária, cambial e de capitais: de serviços, alfandegária, de transportes e comunicações e outras) - a fim de assegurar as condições de concorrência.

8 Compromisso dos Estados-Partes de harmonizar suas legislações, nas áreas pertinentes, para lograr o fortalecimento do processo de integração Compromisso dos Estados-Partes de harmonizar suas legislações, nas áreas pertinentes, para lograr o fortalecimento do processo de integração Uma das cláusulas do Tratado de Assunção prevê a adesão das demais nações latino-americanas, uma vez que seu objetivo é colaborar para a integração e consolidação de um espaço econômico envolvendo, progressivamente, toda a América Latina. O Chile e a Bolívia participam como países observadores e como parceiros em vários projetos de integração cultural. Uma das cláusulas do Tratado de Assunção prevê a adesão das demais nações latino-americanas, uma vez que seu objetivo é colaborar para a integração e consolidação de um espaço econômico envolvendo, progressivamente, toda a América Latina. O Chile e a Bolívia participam como países observadores e como parceiros em vários projetos de integração cultural.

9 UNIÃO ADUANEIRA O Mercosul conta com uma série de regimes institucionais para a consecução da União Aduaneira. Os principais são: O Mercosul conta com uma série de regimes institucionais para a consecução da União Aduaneira. Os principais são: Tarifa Externa Comum (TEC) e sua Lista de Exceções (no Mercosul, hoje, existe a TEC para 85% dos produtos, mas há uma lista de exceções. Em 2006 pretende-se não tê-la mais) Tarifa Externa Comum (TEC) e sua Lista de Exceções (no Mercosul, hoje, existe a TEC para 85% dos produtos, mas há uma lista de exceções. Em 2006 pretende-se não tê-la mais) Regime de Adequação final à União Aduaneira Regime de Adequação final à União Aduaneira Regime de Origem Regime de Origem

10 VANTAGENS O Brasil conta com um grande e desenvolvido parque industrial, que supera os outros 4 países do bloco. O Brasil conta com um grande e desenvolvido parque industrial, que supera os outros 4 países do bloco. O turismo, que em Santa Catarina atrai uma grande quantidade de Argentinos no período de verão; com o Mercosul cria-se uma integração maior neste setor O turismo, que em Santa Catarina atrai uma grande quantidade de Argentinos no período de verão; com o Mercosul cria-se uma integração maior neste setor A entrada de produtos dos outros países com baixo custo que até certo ponto pode ajudar com que exista uma queda de preços já que existe uma competição pelo melhor preço e qualidade. A entrada de produtos dos outros países com baixo custo que até certo ponto pode ajudar com que exista uma queda de preços já que existe uma competição pelo melhor preço e qualidade.

11 As empresas de nosso estado e nossa região, como Sadia e Perdigão, poderão cada vez mais expandir seus mercados, já com o bloco de uma forma mais fácil. As empresas de nosso estado e nossa região, como Sadia e Perdigão, poderão cada vez mais expandir seus mercados, já com o bloco de uma forma mais fácil. Os países do Mercosul começarão a despertar maiores interesses para investimentos estrangeiros fazendo com que a economia de cada país cresça ainda mais. Os países do Mercosul começarão a despertar maiores interesses para investimentos estrangeiros fazendo com que a economia de cada país cresça ainda mais.

12 DESVANTAGENS A agricultura Argentina que possui vantagens em relação à brasileira, pois seus solos são mais férteis que os nossos A agricultura Argentina que possui vantagens em relação à brasileira, pois seus solos são mais férteis que os nossos A língua, que pode se tornar um entrave.Três países falam espanhol, mas o Brasil que fala português possui a maior população A língua, que pode se tornar um entrave.Três países falam espanhol, mas o Brasil que fala português possui a maior população A moeda única, que como a língua, se não for bem discutida poderá tornar-se um problema para o desenvolvimento do Mercosul A moeda única, que como a língua, se não for bem discutida poderá tornar-se um problema para o desenvolvimento do Mercosul

13 A cultura, que fica ameaçada por haver vários contrastes de país para país e possivelmente um conflito neste setor. Por vivenciar a cultura de outro país, a do nosso país pode perder sua importância A cultura, que fica ameaçada por haver vários contrastes de país para país e possivelmente um conflito neste setor. Por vivenciar a cultura de outro país, a do nosso país pode perder sua importância A infra-estrutura, já que a Argentina conta com boas rodovias e portos bem equipados, excelentes para o escoamento da produção A infra-estrutura, já que a Argentina conta com boas rodovias e portos bem equipados, excelentes para o escoamento da produção Com a desvalorização do real e a crise Argentina, o volume de negócios do Brasil com os outros três países do bloco, caiu 27% nos últimos anos Com a desvalorização do real e a crise Argentina, o volume de negócios do Brasil com os outros três países do bloco, caiu 27% nos últimos anos

14 PROBLEMAS Convivem com os problemas tais como inflação e dívida externa, porém dotam de sistemas Agro- industriais importantes Convivem com os problemas tais como inflação e dívida externa, porém dotam de sistemas Agro- industriais importantes A recente crise política e econômica da vizinha Argentina reclamam do governo e dos empresários brasileiros redobrada atenção A recente crise política e econômica da vizinha Argentina reclamam do governo e dos empresários brasileiros redobrada atenção Há muitos desafios a serem vencidos, todavia, em virtude das extensas negociações empreendida pelos respectivos governos, boa vontade política e ainda com a participação do grande ator do comércio internacional, o empresário, que a cada dia aumenta sua participação no Mercosul real, esperamos que num futuro próximo se consiga formar de fato e de direito a tão esperado mercado comum Há muitos desafios a serem vencidos, todavia, em virtude das extensas negociações empreendida pelos respectivos governos, boa vontade política e ainda com a participação do grande ator do comércio internacional, o empresário, que a cada dia aumenta sua participação no Mercosul real, esperamos que num futuro próximo se consiga formar de fato e de direito a tão esperado mercado comum

15 Os recentes desajustes das economias dos dois sócios maiores do Mercosul demonstram que ainda resta o que fazer, como estabilização das economias, harmonização das principais legislações, apoio ás micro, pequenas e médias empresas, marcas e patentes, normas técnicas, política agrária e outros campos mais. A redução do custo no Brasil, conforme se sabe o maior sócio do Mercosul, é fator fundamental para que se logre êxito na formação de tão aguardado mercado comum Os recentes desajustes das economias dos dois sócios maiores do Mercosul demonstram que ainda resta o que fazer, como estabilização das economias, harmonização das principais legislações, apoio ás micro, pequenas e médias empresas, marcas e patentes, normas técnicas, política agrária e outros campos mais. A redução do custo no Brasil, conforme se sabe o maior sócio do Mercosul, é fator fundamental para que se logre êxito na formação de tão aguardado mercado comum


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