A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução O nosso grupo debruçou-se sobre o tema dos símbolos nacionais, sendo esses símbolos os hinos e bandeiras dos 4 países parceiros no projecto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução O nosso grupo debruçou-se sobre o tema dos símbolos nacionais, sendo esses símbolos os hinos e bandeiras dos 4 países parceiros no projecto."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução O nosso grupo debruçou-se sobre o tema dos símbolos nacionais, sendo esses símbolos os hinos e bandeiras dos 4 países parceiros no projecto EuTuNós: a Espanha, Itália, França e Portugal. Em relação aos hinos desses países falamos de toda a sua história (quando e como apareceram e quem os inventou). Damos também a conhecer as letras desses hinos. Em relação as bandeiras, tal como aconteceu com os hinos nacionais, descrevemos toda a sua história, desde a 1ª bandeira até a actual e o significado dos elementos que constituem essas bandeiras. Finalmente em relação ao hino português, explicamos o significado de uma das suas estrofes: Contra os canhões, marchar, marchar, ainda hoje foco de controvérsia.

3 A Portuguesa Hino Português A Portuguesa (hino Nacional Português) nasceu em Este hino foi composto em 1890, com a letra de Henrique Lopes de Mendonça e música de Alfredo Keil. Originalmente em vez de se dizer contra os canhões como se diz no presente, dizia-se contra os bretões, ou seja, os ingleses. Alfredo Keil

4 Contra os bretões, marchar, marchar Portugal possuía poucos territórios junto ao litoral – Guiné, Angola e Moçambique. O governo português de 1889 fez um grande projecto, que ficou conhecido por Mapa Cor-de-Rosa, onde reivindicava todas as terras entre Angola e Moçambique. Os ingleses não concordaram com este mapa e lançaram um ultimato, ameaçando Portugal com a guerra, se os Portugueses não despovoassem esses territórios. O rei D. Carlos foi obrigado a ceder, algo que foi considerado como um gesto humilhante. É assim que nasce o hino português como resposta aos ingleses, sendo mais evidente na frase contra os bretões, marchar, marchar, que acabou por ser mais tarde alterado para: contra os canhões, marchar, marchar.

5 A Portuguesa Heróis do mar, nobre povo, Nação valente, imortal Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria, sente-se a voz Dos teus egrégios avós Que há-de guiar-te à vitória! Às armas, às armas! Sobre a terra sobre o mar, Às armas, às armas! Pela Pátria lutar Contra os canhões marchar, marchar!

6 A bandeira Portuguesa A bandeira tem um significado muito mais obscuro que o tradicionalmente aceite. vermelhoO vermelho é uma das cores tradicionais do Federalismo Ibérico, uma ideologia Socialista verdeO verde era a cor que convinha aos homens do futuro, isto é aos positivistas. No seu centro encontra-se o escudo de armas portuguesas sobreposto a uma esfera armilar que representa o Império Colonial Português e as descobertas feitas por Portugal.

7 Hino Francês La Marseillaise La Marseillaise (A Marselhesa) é o hino nacional de França. Foi composto pelo oficial Claude Joseph Rouget de Liste em 1792, como canção revolucionária. Foi a convenção que declarou a canção como hino em 14 de Julho de Napoleão baniu este Hino, durante o seu império, tal como Luís XVIII na 2ª restauração, devido ao seu carácter revolucionário. A revolução de 1830, concedeu-lhe novamente estatuto de Hino Nacional.

8 Bandeira Francesa A bandeira francesa, tricolor em três faixas verticais (Azul, Branca e Vermelha), simboliza a Revolução Francesa (1789), sendo que a cor azul representa o poder Legislativo, a cor branca representa o poder Executivo e a cor vermelha representa o Povo.

9 O Hino Italiano chama-se Irmãos de Itália (em português Irmãos de Itália). Foi adoptado no ano de A sua letra foi escrita pelo compositor Italiano Goffredo Mameli e a música foi composta pelo músico Michele Novaro. Hino Italiano- Fratelli d´Itália

10 Bandeira de Itália Não existe uma resposta clara em relação ao significado da bandeira Italiana. A hipótese mais credível é a de Valerio Fiorini, que diz que as cores vieram dos uniformes da milícia Cívica de Milão, que eram verdes e Brancos com um pouco de Vermelho. A primeira bandeira Italiana chamava-se Tricolore e tornou- se bandeira do Reino de Itália em No dia 19 de Junho de 1946, a Tricolore tornou-se a bandeira da República Italiana.

11 Hino de Espanha La Marcha Real O hino Espanhol é um dos mais antigos da Europa, encontrou-se a sua partitura num documento do ano de 1761, cujo autor é Manuel Espinosa, na qual aparece o Hino como o nome La Marcha Granadera. Em pouco tempo os Espanhóis consideram-na como Hino Nacional, e começaram a chamá-la Marcha Real. Este hino é um dos raros Hinos Nacionais que não têm letra e têm apenas música.

12 Bandeira de Espanha A bandeira Nacional Espanhola, nasceu com o Real Decreto de 21 de Maio de A bandeira foi muito bem recebida pelo povo Espanhol. Na II República, foi usada uma bandeira tricolor com 3 franjas iguais. Com o Regime Franquista voltou-se a adoptar a bandeira bicolor, mas com o escudo da ditadura Franquista. A bandeira é constitituida pelo antigo escudo de armas com as bandeiras dos Rienos que se uniram para formar Espanha: Castilla y León, Aragón, Navarra e a flor que simboliza o Reino de Granada. No centro está o escudo da casa Borbón. Ao lado estão duas colunas com uma frase latina: Plus Ultra- Mais Além - fazendo referência aos Descobrimentos efectuados em 1492 por Cristóvão Colombo. Finalmente em cima do escudo está a coroa - símbolo da monarquia.

13 Conclusão Conclusão As cores e os constituintes das bandeiras destes 4 países – Portugal, Espanha, França e Itália -, sobre os quais realizámos este trabalho, têm significados completamente diferentes do que a maioria das pessoas pensam (em especial a bandeira de Portugal, que tem um significado completamente diferente do que o povo acredita). A pesquisa efectuada permitiu-nos descobrir que o Hino Português e o Hino Italiano são relativamente recentes e que dos 4 Hinos os Hinos Espanhol e Francês são os mais antigos, pois talvez tenham sido criados no século XVIII.

14 Bibliografia: Diciopédia 2005 es.wikipedia.org pt.wikipedia.org

15 Trabalho realizado por:. Bruno Ferreira. Bruno Rosa. Ricardo Guimarães. Rui Garrido E.S.F.M.P., Maio de 2006


Carregar ppt "Introdução O nosso grupo debruçou-se sobre o tema dos símbolos nacionais, sendo esses símbolos os hinos e bandeiras dos 4 países parceiros no projecto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google