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Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica

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Apresentação em tema: "Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica"— Transcrição da apresentação:

1 Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica
Instituto Irene Lisboa João Paulo l Vila Nova de Famalicão ©2005

2 João Paulo Rebelo da Silva
30 Anos Licenciado em ensino Escola Superior de Educação do Porto (Variante Matemática / Ciências da Natureza) Professor do Quadro de Zona Pedagógica do Tâmega Colocado na EB 2,3 Paredes Dirigente a tempo inteiro do SPN no Porto Membro do Conselho Nacional da FENPROF Membro do Conselho Nacional da CGTP Contactos:

3 Formador Instituto Irene Lisboa (Norte)
Centro de Formação do Sindicato dos Professores do Norte Centro de Formação Escolas Associadas Gaia Oeste Centro de Formação Terras de Santa Maria Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular

4 1ª semana: 3ª (5) e 5ª (7) 2ª semana: 2ª (11), 4ª (13) e 5ª (14)
Sessões Teóricas e Práticas 1ª semana: 3ª (5) e 5ª (7) 2ª semana: 2ª (11), 4ª (13) e 5ª (14) 3ª semana: 2ª (18), 4ª (20) e Sáb (23) 18h30/ 21h30 9h00/13h Avaliação (Proposta) Contínua: trabalhos realizados em cada uma das sessões Material Livros “ Guia Prático de Informática”: Microsoft Power Point Porto Editora e Disquete (fornecidos pelo CF)

5 Objectivos Definir hipertexto, hipermédia, multimédia e UNIMÉDIA
Realizar apresentações no Power Point Criar slides; introduzir texto e imagens; animar objectos; formatar objectos e slides; efeitos de animação e de transição; hiperligações. Utilizar a Internet Serviços da Internet: www, ftp, correio electrónico, Chat, Grupos de Conversação, etc… Editar documentos HTML Criar Páginas da Internet

6 Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica
Hipertexto > Hipermédia > Multimédia

7 Hipertexto Miguel livro grande
Documento com informação representada em formato de texto, com uma organização não sequencial, em suporte digital, permitindo grande interactividade entre o utilizador e o documento A principal propriedade de uma rede é a não linearidade Ao contrário dos suportes lineares (livro, vídeo) a rede hipertexto permite a escrita e leitura em qualquer sentido e dimensão de representação É ao leitor / utilizador que compete a construção das ligações entre a informação Miguel livro grande

8 Hipertexto Ted Nelson:
o hipertexto possibilita novas formas de ler e escrever, um estilo não linear e associativo, onde a noção de texto primeiro, segundo, original e referência cai por terra. Lévy (1993) O hipertexto é um conjunto de nós ligados, de forma não linear, por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos , sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertexto.     Shneiderman & Kearsley (1989): O hipertexto pode ser  uma rede de nós e ligações entre documentos, onde documento são nós e as ligações são referências cruzadas. As redes podem ter a forma de hierarquia, embora geralmente as associações entre os nós sejam mais complexas. Os nós ligações não se restrigem a textos, mas podem ser gráficos, fotos, sons narração ou sequência animadas (vídeo). in

9 Hipertexto / Hipermédia / Multimédia
Documento com múltiplos formatos de representação de informação, com uma organização não sequencial, permitindo grande interactividade entre o utilizador e o documento Multimédia Com uma organização sequencial ou não, em suporte digital ou analógico, com graus variáveis de interactividade In Dias, P., Gomes, M. J., & Correia, A. P. S. (1998). Hipermédia & Educação. Braga: Casa do Professor. Hipertexto Hipermédia Multimédia

10 Unimédia Media – Suporte ou veículo da mensagem (Imprensa, tv, rádio, telefone, cd-ron, internet) Percepção Imprensa: visual (tactil?!); Rádio: auditiva; Cinema: visual, auditiva; Realidade virtual: visual, tactil, cinestésica (sentido interno dos movimentos do corpo)

11 Unimédia Dispositivo informativo: estrutura da mensagem ou o modo de relação dos elementos de informação Linear, árvore, rede

12 Unimédia Dispositivo comunicacional: relação entre os participantes da comunicação Um – um: telefone, “correio” Um – todos: imprensa, rádio, tv Todos – todos: ciberespaço

13 Unimédia Unimédia : infra-estrutura de comunicação integrada, digital e interactiva in Lévy, P. (1997). Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget.


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