A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Instituto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Instituto."— Transcrição da apresentação:

1 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Instituto Irene Lisboa João Paulo l Vila Nova de Famalicão ©2005

2 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica João Paulo Rebelo da Silva 30 Anos Licenciado em ensino Escola Superior de Educação do Porto (Variante Matemática / Ciências da Natureza) Professor do Quadro de Zona Pedagógica do Tâmega Colocado na EB 2,3 Paredes Dirigente a tempo inteiro do SPN no Porto Membro do Conselho Nacional da FENPROF Membro do Conselho Nacional da CGTP Contactos:

3 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Formador Instituto Irene Lisboa (Norte) Centro de Formação do Sindicato dos Professores do Norte Centro de Formação Escolas Associadas Gaia Oeste Centro de Formação Terras de Santa Maria Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular

4 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Sessões Teóricas e Práticas Avaliação (Proposta) Contínua: trabalhos realizados em cada uma das sessões Material Microsoft Power Point Livros Guia Prático de Informática: Microsoft Power Point Porto Editora e Disquete (fornecidos pelo CF) 1ª semana: 3ª (5) e 5ª (7) 2ª semana: 2ª (11), 4ª (13) e 5ª (14) 3ª semana: 2ª (18), 4ª (20) e Sáb (23) 18h30/ 21h30 9h00/13h

5 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Objectivos Definir hipertexto, hipermédia, multimédia e UNIMÉDIA Realizar apresentações no Power Point Criar slides; introduzir texto e imagens; animar objectos; formatar objectos e slides; efeitos de animação e de transição; hiperligações. Utilizar a Internet Serviços da Internet: www, ftp, correio electrónico, Chat, Grupos de Conversação, etc… Editar documentos HTML Criar Páginas da Internet

6 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica MULTIMÉDIA? Hipertexto > Hipermédia > Multimédia

7 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica D Documento com informação representada em formato de texto, com uma organização não sequencial, em suporte digital, permitindo grande interactividade entre o utilizador e o documento Hipertexto livro grande Miguel A principal propriedade de uma rede é a não linearidade Ao contrário dos suportes lineares (livro, vídeo) a rede hipertexto permite a escrita e leitura em qualquer sentido e dimensão de representação É ao leitor / utilizador que compete a construção das ligações entre a informação

8 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Ted Nelson Ted Nelson: o hipertexto possibilita novas formas de ler e escrever, um estilo não linear e associativo, onde a noção de texto primeiro, segundo, original e referência cai por terra. Lévy Lévy (1993) O hipertexto é um conjunto de nós ligados, de forma não linear, por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertexto. Shneiderman & Kearsley Shneiderman & Kearsley (1989): O hipertexto pode ser uma rede de nós e ligações entre documentos, onde documento são nós e as ligações são referências cruzadas. As redes podem ter a forma de hierarquia, embora geralmente as associações entre os nós sejam mais complexas. Os nós ligações não se restrigem a textos, mas podem ser gráficos, fotos, sons narração ou sequência animadas (vídeo). in Hipertexto

9 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Hipermédia D Documento com múltiplos formatos de representação de informação, com uma organização não sequencial, permitindo grande interactividade entre o utilizador e o documento Multimédia D Documento com múltiplos formatos de representação de informação, Com uma organização sequencial ou não, em suporte digital ou analógico, com graus variáveis de interactividade In Dias, P., Gomes, M. J., & Correia, A. P. S. (1998). Hipermédia & Educação. Braga: Casa do Professor. Hipertexto / Hipermédia / Multimédia Hipertexto Hipermédia Multimédia

10 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Unimédia – Suporte ou veículo da mensagem (Imprensa, tv, rádio, telefone, cd-ron, internet) Media – Suporte ou veículo da mensagem (Imprensa, tv, rádio, telefone, cd-ron, internet) Percepção Imprensa: Rádio: Cinema: ; Realidade virtual: Imprensa: visual (tactil?!); Rádio: auditiva; Cinema: visual, auditiva; Realidade virtual: visual, tactil, cinestésica (sentido interno dos movimentos do corpo)

11 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Dispositivo informativo: estrutura da mensagem ou o modo de relação dos elementos de informação Linear, árvore, rede Unimédia

12 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Dispositivo comunicacional: relação entre os participantes da comunicação Um – um: Um – um: telefone, correio Um – todos: Todos – todos: Um – todos: imprensa, rádio, tv Todos – todos: ciberespaço Unimédia

13 IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Unimédia : infra-estrutura de comunicação integrada, digital e interactiva Unimédia Lévy, P. (1997). Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget. in


Carregar ppt "IIL | Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica Instituto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google