A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nafta Acordo firmado entre E.U.A e Canadá em 1988, ao qual os mexicanos aderem em 1993. Nesse mesmo ano, a aprovação do Nafta vem para consolidar o intenso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nafta Acordo firmado entre E.U.A e Canadá em 1988, ao qual os mexicanos aderem em 1993. Nesse mesmo ano, a aprovação do Nafta vem para consolidar o intenso."— Transcrição da apresentação:

1

2 Nafta

3 Acordo firmado entre E.U.A e Canadá em 1988, ao qual os mexicanos aderem em Nesse mesmo ano, a aprovação do Nafta vem para consolidar o intenso comércio regional já existente na América do Norte e para enfrentar a concorrência representada pela União Européia em janeiro de 1994, estabelecendo o prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países.

4 O acordo é favorável aos países em desenvolvimento? Seu mais importante resultado até hoje é a ajuda financeira prestada pelos EUA ao México durante a crise cambial de 1994, que teve grave repercussão na economia global. Apesar de a iniciativa não fazer parte do acordo, a integração das economias tornou necessário o socorro.

5 Gera uma crise aos países em desenvolvimento, como no caso México, pois desvaloriza a indústria interna,por todos os produtos importados, no caso dos E.U.A e Canadá, terem um preço muito semelhante por não existir taxas alfandegárias e uma qualidade superior, por ter um maior investimentos em tecnologia. Então, acordos como este só são favoráveis a países desenvolvidos e que tenham uma indústria interna forte.

6 Principais problemas: O comércio entre os países do Nafta totalizou US$ 477 bilhões em 1997, 13% a mais que em Entretanto, a falta de infra-estrutura adequada para o transporte de produtos (como o número insuficiente de pontes, ferrovias e portos nas fronteiras entre os países) provoca prejuízos e gastos adicionais de até US$ 2,5 bilhões por ano.

7 Países Membros: O NAFTA (North America Free Trade Agreement) foi iniciado em 1988, entre norte-americanos e canadenses, e por meio do Acordo de Liberalização Econômica, assinado em 1991, formalizou-se o relacionamento comercial entre os Estados Unidos e o Canadá. Em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos.

8 Relação com o Brasil Apartir do Nafta surgiu a idéia de criar um bloco envolvendo toda a América, onde o Brasil esta envolvido, porém não seria vantajoso para o Brasil, por não termos uma indústria interna desenvolvida, assim o país entraria em uma forte crise.

9 Pontos Positivos: A eliminação gradativa e até total das taxas alfandegárias, assim reduzindo barreiras que impediam o comércio de alguns países. Facilita o fluxo de capitais, serviços, mercadorias e se possível de pessoas. Ampliar mercado de empresa.

10 André M 1 Fábio P 8 Marcelo F 19 Rodrigo B 26


Carregar ppt "Nafta Acordo firmado entre E.U.A e Canadá em 1988, ao qual os mexicanos aderem em 1993. Nesse mesmo ano, a aprovação do Nafta vem para consolidar o intenso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google