A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os programas Informáticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os programas Informáticos"— Transcrição da apresentação:

1 Os programas Informáticos
Os programas informáticos permitem o funcionamento do computador e possibilitam a execução das mais variadas tarefas por parte dos utilizadores. Existem programas freeware (gratuitos), shareware (que podem ser testados durante um determinado período de tempo, findo o qual é necessário comprá-los para que continuem a funcionar) e open-source (programas de código aberto que podem ser adquiridos e manipulados gratuitamente).

2 Tipos de software O software pode ser classificado em duas categorias:
• software de sistema; • software de aplicação. O software de sistema é, fundamentalmente, o sistema operativo. Exemplos: Windows, Linux, Unix, Solaris, etc. O processador de texto, a folha de cálculo, a base de dados, os programas de tratamento de imagem, de vídeo ou de som, as enciclopédias interactivas, os dicionários e os jogos são exemplos de software de aplicação.

3 Ambiente gráfico Um sistema operativo com ambiente gráfico, como o Windows XP, por exemplo, permite ao utilizador trabalhar num ambiente agradável, de fácil utilização. As descrições que adiante são apresentadas relativas ao sistema operativo Windows XP não diferem muito (por isso são aplicáveis) para os sistemas Windows 2000, Windows NT e mesmo Windows 98 e 95.

4 Iniciação Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da respectiva palavra-passe.

5 Os elementos básicos da interface de utilizador
A interface de utilizador permite, com o uso do rato e do teclado, abrir menus, executar programas, trabalhar nas aplicações, configurar o ambiente de trabalho, etc..

6 O ambiente de trabalho O ambiente de trabalho (desktop) do Windows XP pode ser personalizado para ter diferentes fundos, cores, etc. No entanto, o seu conteúdo é sempre o mesmo: a área de trabalho onde se abrem as janelas, os menus e as caixas de diálogo.

7 A barra de tarefas A barra de tarefas, normalmente situada na parte inferior do ambiente de trabalho, contém o botão / menu INICIAR, atalhos para aceder rapidamente a programas, o controlo do volume (som), o estado da impressora, os botões que representam as janelas minimizadas dos programas com que estamos a trabalhar.

8 As janelas As janelas são as áreas do ambiente onde se abrem os programas do computador. A lógica do sistema operativo Windows é, precisamente, uma lógica de janelas (window significa janela).

9 As janelas Qualquer janela do Windows apresenta os elementos assinalados:

10 As pastas As pastas são usadas para organizar os assuntos ou programas do computador. Dentro de uma pasta podem encontrar-se outras pastas ou ficheiros.

11 Os ícones Os ícones são os pequenos objectos gráficos que se encontram, um pouco por toda a parte, no ambiente de janelas. No ambiente de trabalho, por exemplo, podemos encontrar os seguintes ícons:

12 Os atalhos Os atalhos são ligações directas a unidades (disco, disquete ou CDROM), impressoras, pastas, programas ou ficheiros do computador ou de uma rede (conjunto de computadores ligados entre si). Os atalhos distinguem-se dos restantes elementos pelo símbolo, que apresentam no canto inferior esquerdo da imagem.

13 Os menus Podem encontrar-se menus em dois locais distintos:
(A) a partir do menu INICIAR, agrupando outros menus, programas ou ficheiros; (B) nas janelas, agrupando comandos em categorias distintas.

14 As caixas de diálogo As caixas de diálogo são janelas secundárias com botões e vários tipos de opções, através dos quais o utilizador pode executar um determinado comando ou tarefa.

15 As operações básicas do sistema operativo
Um sistema operativo de interface gráfico, como o Windows XP, inclui inúmeras formas de ajudar o utilizador sempre que lhe surjam dúvidas sobre como executar determinada tarefa.

16 Criação e eliminação de atalhos
Para criar atalhos, escolher um dos seguintes procedimentos: 1. Clicar no ambiente de trabalho com o botão secundário (direito) do rato e escolher a opção Novo – Atalho. Preencher a localização do item, ficheiro ou pasta, escrevendo o caminho ou escolhendo-o a partir do botão Procurar Clicar em Seguinte, dar um nome ao atalho e premir Concluir.

17 Criação e eliminação de atalhos
Para criar atalhos, escolher um dos seguintes procedimentos: 2. Clicar no objecto, manter premida a tecla Ctrl e arrastá-lo para o ambiente. 3. Abrir o menu de atalho sobre o objecto e escolher a opção Enviar para o ambiente de trabalho (criar atalho).

18 Criação e eliminação de atalhos
Para eliminar um atalho, clicar sobre o objecto com o botão secundário (direito) do rato e escolher a opção Eliminar do menu de atalho. Pode confirmar-se a eliminação, premindo o botão Eliminar atalho, ou cancelar a operação, premindo o botão Cancelar.

19 Criação de pastas A criação de pastas pode ser feita de uma das seguintes formas: 1. Seleccionar INICIAR – Os meus Documentos e premir o botão Criar uma nova pasta. 2. Abrir «O meu Computador» ou o Explorador do Windows (INICIAR – Todos os programas – Acessórios – Explorador do Windows) e escolher FICHEIRO – Novo – Pasta. 3. Clicar no botão direito do rato numa zona livre do ambiente de trabalho e escolher Novo – Pasta. Qualquer que seja o procedimento efectuado, como passo final, digitar um nome para a pasta e premir a tecla Enter.

20 Encerramento do ambiente de trabalho
Para encerrar o computador, escolher INICIAR – Encerrar. Em seguida, escolher o comando Desligar. Nota: Este comando, além de fornecer a opção Desligar, também permite activar os modos Suspender – Hibernar e Reiniciar.

21 Encerramento do ambiente de trabalho
Para terminar a sessão de um utilizador ou para deixar programas em execução e mudar de utilizador, escolher INICIAR – Terminar sessão. Confirmar a opção pretendida (Mudar de utilizador ou Terminar sessão). Nota: Terminar a sessão fecha a conta do utilizador corrente, mas o computador permanece ligado.

22 Programa de gestão de ficheiros em ambiente gráfico
O programa de gestão de ficheiros (Explorador) permite, entre outras coisas, criar, abrir, copiar, mover, mudar o nome, compactar, criar atalhos e eliminar ficheiros e pastas.

23 Iniciação Para abrir o Explorador do Windows, executar uma das seguintes opções: clicar com o botão direito do rato sobre o menu INICIAR e escolher Explorar – o Windows abre uma janela que mostra o conteúdo da pasta menu INICIAR; escolher clicar no ícone do ambiente de trabalho «O meu Computador» ou em INICIAR – O meu computador.

24 Iniciação A barra de ferramentas do Explorador do Windows contém os seguintes botões:

25 Modos de visualização O botão Vistas permite escolher o modo de visualização das pastas e dos ficheiros:

26 Comandos com pastas e atalhos
Os comandos que permitem que se trabalhe com pastas e atalhos são (1/2):

27 Comandos com pastas e atalhos
Os comandos que permitem que se trabalhe com pastas e atalhos são (2/2): Nota: A «Reciclagem» é o local para onde vão os ficheiros a eliminar. O sistema permite, depois, restaurá-los no sítio de onde foram eliminados ou destruí-los definitivamente.

28 Comandos com ficheiros
Os ficheiros do Windows ou do Linux têm associada a extensão do programa (ou aplicação) onde foram criados. Isto é facilmente perceptível pelo ícone que lhes está associado. Estes são alguns exemplos de ficheiros:

29 Comandos com ficheiros
Os comandos para trabalhar especificamente com ficheiros, isto é, que ainda não foram usados para pastas e atalhos, dependem do tipo de ficheiro. Os mais comuns são (pressionando o botão direito do rato em cima do ficheiro):

30 Comandos com discos Para se trabalhar com discos, disquetes ou CDs, o sistema operativo permite, além dos comandos já estudados sobre pastas, atalhos e ficheiros, a opção Formatar, que prepara a unidade para a gravação de ficheiros, eliminando o seu conteúdo.

31 A pesquisa de ficheiros e pastas
A pesquisa de ficheiros ou pastas pode ser iniciada a partir de INICIAR – Procurar ou a partir do botão Procurar, no Explorador do Windows. Para se procurar um ficheiro pode optar-se por: 1. Clicar numa das categorias de ficheiros em «O que deseja procurar?». 2. Procurar na Internet. 3. Modificar preferências, o que permite, por exemplo, desactivar ou escolher outro assistente.

32 Comandos com ficheiros
Os comandos para trabalhar especificamente com ficheiros, isto é, que ainda não foram usados para pastas e atalhos, dependem do tipo de ficheiro. Os mais comuns são (pressionando o botão direito do rato em cima do ficheiro):

33 O sistema operativo de interface gráfico e a Internet
O Windows XP está preparado para trabalhar com a Internet, usando, nomeadamente, programas como o Outlook, o Internet Explorer e o MSN Explorer. O browser incluído no Windows XP é o Internet Explorer.

34 Iniciação ao pacote de software de produtividade pessoal
Após a instalação do sistema operativo, torna-se necessário instalar pacotes de software como o Microsoft Office ou o OpenOffice.

35 Iniciação ao pacote de software de produtividade pessoal
Além dos programas incluídos no Windows, o sistema operativo permite instalar outros programas das mais diversas categorias: programas para criar vídeos, como o Adobe Premiere, para trabalhar com imagens, como o Adobe Photoshop ou o JASC Paint Shop Pro, para fazer gestão de dados, como o Oracle, etc.

36 Iniciação ao pacote de software de produtividade pessoal
Os acessórios do Windows são programas que permitem escrever textos simples, efectuar cálculos, criar ou editar imagens, etc. Para se aceder aos acessórios, abrir INICIAR – Todos os programas – Acessórios.

37 O Bloco de notas O Bloco de notas é um editor de texto muito simples que permite digitar texto e aplicar-lhe um único tipo de letra ou tamanho. Pode servir para escrever textos simples mas também como editor de código HTML, para criar páginas Web. Os ficheiros ficam guardados com a extensão .txt.

38 O programa de desenho O programa de desenho do Windows é o Paint.
Este programa permite criar desenhos simples e editar imagens digitalizadas.

39 O processador de texto O WordPad é o processador de texto do Windows.
Permite aplicar formatações simples como tipo, tamanho, estilo e cor do tipo de letra e, ainda, alinhamentos e numerações. Trata-se, em certo sentido, de uma versão menos sofisticada do Word.

40 A calculadora A calculadora predefinida do Windows é uma «máquina» que efectua cálculos. Para cálculos mais elaborados, clicar no menu VER – Científica.

41 Utilitários Os utilitários são programas que servem para executar tarefas como fazer cópias de segurança, desfragmentar e limpar o disco, compactar ficheiros, evitar que os vírus contaminem o nosso computador, etc.

42 Os utilitários do sistema
Para se aceder aos utilitários de sistema, clicar em INICIAR – Todos os programas – Acessórios – Ferramentas do sistema.

43 Outros utilitários O Windows possui outros utilitários além das ferramentas do sistema, como o compactador de ficheiros. Para correr antivírus ou bloquear o acesso ao computador por parte de pessoas indesejadas ou o acesso a sites específicos através de uma firewall, é necessário adquirir programas como o Panda Antivírus, o Norton Antivírus, o McAfee Antivírus, etc.

44 Compactador de ficheiros
A compactação permite que as pastas e os ficheiros ocupem menos espaço. Desta forma libertam-se os discos e torna-se mais prático transportar ou enviar informação pela Internet. Para compactar ou comprimir uma pasta ou ficheiro, clicar com o botão direito do rato sobre a pasta ou ficheiro e seleccionar Enviar para – Pasta comprimida (zipada).

45 O resultado da compactação é uma pasta ou um ficheiro com o mesmo nome do original mas com um ícone que simboliza que se trata de um objecto comprimido. Os ficheiros podem ser abertos a partir de pastas comprimidas sem serem previamente descomprimidos.


Carregar ppt "Os programas Informáticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google