A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os nossos músculos Todos nós corremos, saltamos, esticamos os braços, isto é, movemo-nos. São os músculos que, juntamente com os ossos, tornam possível.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os nossos músculos Todos nós corremos, saltamos, esticamos os braços, isto é, movemo-nos. São os músculos que, juntamente com os ossos, tornam possível."— Transcrição da apresentação:

1 Os nossos músculos Todos nós corremos, saltamos, esticamos os braços, isto é, movemo-nos. São os músculos que, juntamente com os ossos, tornam possível o movimento. Os músculos estão ligados aos ossos por cordões esbranquiçados chamados tendões. No nosso corpo existem mais de 600 músculos que envolvem e servem de suporte ao esqueleto

2

3 No corpo humano há músculos que não estão ligados aos ossos e que se movimentam sem dependerem da nossa vontade.

4 Como trabalham os músculos?

5 Os músculos podem ter dois tipo de movimentos
Movimento voluntário e involuntário. Os músculos podem ter dois tipo de movimentos Voluntários Involuntários

6

7 As Funções dos músculos
Os músculos têm duas funções principais: movimento Suporte Permitem às várias partes do corpo mexerem-se, movimentarem-se: as pálpebras pestanejam; as narinas dilatam; a boca abre; os braços erguem-se; as pernas movem-se; etc. Ligam-se aos ossos através de tendões e suportam-nos.

8 Curiosidades  O músculo mais volumoso do corpo humano é o grande glúteo, na nádega.  O músculo menos volumoso é o stapedius, que controla o estribo e tem um comprimento de 0,12 cm.  O músculo mais forte é o masseter, que se encontra na cara e participa na mastigação.  As expressões do nosso rosto, do riso ao choro, são controladas por 30 músculos faciais.  Calcula-se que os músculos mais activos são os do olho, que se movem mais de um milhão de vezes por dia.  Ao andar, movemos nada mais, nada menos do que 100 músculos. Cada pé é accionado por 40 músculos.

9 Problemas de ossos e músculos
Fractura e luxação Diz-se que há fractura quando se parte um osso. Não mexas na pessoa e procura imobilizar a parte facturada com talas, pensos, compressas. Chama uma ambulância ou recorre à urgência do hospital. Procura uma alimentação rica em cálcio e fósforo: leite, ovos, peixe… Diz-se que há luxação quando um osso sofre um desvio em relação à sua posição. A luxação precisa que o extremo do osso deslocado seja posto à força no seu alojamento normal.

10 Distensões e cãibras As cãibras são provocadas por uma actividade excessiva. As distensões são torções violentas dos músculos ou dos ligamentos de uma articulação. Provoca dor intensa. É necessário imobilizar a parte afectada, aplicar compressas quentes, dar massagens. E procurar tratamento médico se a dor continuar.

11


Carregar ppt "Os nossos músculos Todos nós corremos, saltamos, esticamos os braços, isto é, movemo-nos. São os músculos que, juntamente com os ossos, tornam possível."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google