A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Todos nós corremos, saltamos, esticamos os braços, isto é, movemo-nos. São os músculos que, juntamente com os ossos, tornam possível o movimento. Os músculos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Todos nós corremos, saltamos, esticamos os braços, isto é, movemo-nos. São os músculos que, juntamente com os ossos, tornam possível o movimento. Os músculos."— Transcrição da apresentação:

1 Todos nós corremos, saltamos, esticamos os braços, isto é, movemo-nos. São os músculos que, juntamente com os ossos, tornam possível o movimento. Os músculos estão ligados aos ossos por cordões esbranquiçados chamados tendões. No nosso corpo existem mais de 600 músculos que envolvem e servem de suporte ao esqueleto

2

3 No corpo humano há músculos que não estão ligados aos ossos e que se movimentam sem dependerem da nossa vontade.

4

5 Os músculos podem ter dois tipo de movimentos

6

7 Os músculos têm duas funções principais: Ligam-se aos ossos através de tendões e suportam-nos. Permitem às várias partes do corpo mexerem-se, movimentarem-se: as pálpebras pestanejam; as narinas dilatam; a boca abre; os braços erguem-se; as pernas movem-se; etc.

8 O músculo mais volumoso do corpo humano é o grande glúteo, na nádega. O músculo menos volumoso é o stapedius, que controla o estribo e tem um comprimento de 0,12 cm. O músculo mais forte é o masseter, que se encontra na cara e participa na mastigação. As expressões do nosso rosto, do riso ao choro, são controladas por 30 músculos faciais. Calcula-se que os músculos mais activos são os do olho, que se movem mais de um milhão de vezes por dia. Ao andar, movemos nada mais, nada menos do que 100 músculos. Cada pé é accionado por 40 músculos.

9 Diz-se que há fractura quando se parte um osso. Não mexas na pessoa e procura imobilizar a parte facturada com talas, pensos, compressas. Chama uma ambulância ou recorre à urgência do hospital. Procura uma alimentação rica em cálcio e fósforo: leite, ovos, peixe… Diz-se que há luxação quando um osso sofre um desvio em relação à sua posição. A luxação precisa que o extremo do osso deslocado seja posto à força no seu alojamento normal.

10 As cãibras são provocadas por uma actividade excessiva. As distensões são torções violentas dos músculos ou dos ligamentos de uma articulação. Provoca dor intensa. É necessário imobilizar a parte afectada, aplicar compressas quentes, dar massagens. E procurar tratamento médico se a dor continuar.

11


Carregar ppt "Todos nós corremos, saltamos, esticamos os braços, isto é, movemo-nos. São os músculos que, juntamente com os ossos, tornam possível o movimento. Os músculos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google