A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energias renováveis Energia das ondas João e Carlos Fernandes Ano lectivo 2009/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energias renováveis Energia das ondas João e Carlos Fernandes Ano lectivo 2009/2010."— Transcrição da apresentação:

1 Energias renováveis Energia das ondas João e Carlos Fernandes Ano lectivo 2009/2010

2 Ondas O que é? A energia das ondas, provém do aproveitamento das ondas oceânicas. É uma energia "limpa", isto é, sem quaisquer custos para o ambiente. A energia tem como fonte os ventos originados pelo aquecimento das massas de ar pelo sol. Como se obtêm? A energia das ondas pode ser aproveitada através da utilização de vários mecanismos, nomeadamente a coluna de água oscilante ou bóias.

3 Classificação das tecnologias dispositivos costeiros dispositivos próximos da costa (near-shore) dispositivos afastados da costa (offshore) Coluna de água oscilante Pico Archimedes Wave Swing OPREYS PelamisWave Dragon

4 Estruturas ocas parcialmente submersas. Encontram-se junto à costa. Dispositivo de agua oscilante (CAO) Constituintes da estrutura: - Câmara-de-ar - Reservatório - Turbina de ar - Válvulas - Gerador eléctrico

5 Turbina wells e gerador instalados na central do picoCentral piloto europeia de energia das ondas do Pico

6 Archimedes wave swing. Esta infra-estrutura e formada por dois cilindros ocos, colocados um sobre o outro Com a passagem da onda a pressão exterior varia, sendo mais alta nas cristas e menor nas cavas, produzindo movimento oscilatório vertical do flutuador relativamente à base. Este movimento e utilizado para accionar um gerador eléctrico que produz energia eléctrica transmitida por um cabo submarino para uma estação em terra, onde a energia e transformada de modo a poder ser colocada na rede eléctrica.

7

8 Wave dragon E um dispositivo que consiste numa rampa que e galgada pelas ondas e num reservatório de armazenamento que recolhe a agua das ondas.as ondas que entram no reservatório criam uma altura de água que é devolvida ao mar através de turbinas convencionais de baixa queda, instaladas no fundo do reservatório.

9

10 Pelamis Dispositivo articulado semi-submerso que consiste numa estrutura articulada composta por diferentes módulos cilíndricos que se encontram unidos por juntas flexíveis.

11 MÓDULO CILINDRICO MÓDULO CONVERSOR DE ENERGIA (GERADOR ELECTRICO) Pelamis constituintes

12 Módulos de conversão de energia JUNTA ARTICULADA CILINDRO HIDRÁULICO ACUMULADORES DE ALTA PRESSÃO CONJUNTO MOTOR GERADOR RESERVATORIO

13 Principio de funcionamento O movimento ondulatório das ondas provoca a oscilação dos módulos cilíndricos em torno das juntas que os unem o que provoca o bombeamento do óleo das juntas através dos motores hidráulicos, que por sua vez accionam geradores eléctricos que produzem electricidade.

14 Vantagens da energia das ondas Fonte de energia limpa e inesgotável; Menor exposição às intempéries, uma vez que o sistema se encontra submerso; Fonte de energia disponível em maior ou menor grau em qualquer época do ano e em qualquer clima; Impacto ambiental menor; Desvantagens da energia das ondas As instalações não podem interferir com os cursos de navegação e devem ser capazes de resistir a tempestades marítimas, e ainda assim, serem sensíveis o suficiente para receberem energia das ondas; Instalações de potência reduzida; Requer uma geometria da costa especial e com ondas de grande amplitude.

15 Impactes ambientais associados à conversão de energia das ondas Impactos visuais Ruído ex: influência do ruído nos mamíferos marinhos Perturbação do meio envolvente ex: efeitos negativos nos recursos pesqueiros. Perturbação na navegação.

16 Mapa de distribuição do recurso no Mundo em Kw/m de frente de onda Os países com melhores condições para conversão de energia das ondas é a Noruega, norte da Espanha, da França e Portugal.

17 Desenvolvimento da tecnologia de Energia das Ondas em Portugal Boas condições naturais: recurso energético (ondas) plataforma continental estreita Infra-estruturas bem desenvolvidas bons portos e estaleiros rede eléctrica próxima da costa Bons conhecimentos científicos e tecnológicos

18 Situação em Portugal


Carregar ppt "Energias renováveis Energia das ondas João e Carlos Fernandes Ano lectivo 2009/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google