A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Direito. O que é o direito? Da realidade direito tanto se pode dizer que é conhecida de toda a gente como que é desconhecida do homem comum. Mesmo o leigo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Direito. O que é o direito? Da realidade direito tanto se pode dizer que é conhecida de toda a gente como que é desconhecida do homem comum. Mesmo o leigo,"— Transcrição da apresentação:

1 Direito

2 O que é o direito? Da realidade direito tanto se pode dizer que é conhecida de toda a gente como que é desconhecida do homem comum. Mesmo o leigo, por mais iletrado, consegue orientar-se na percepção do fenómeno jurídico. Recorda antes de mais os seus direitos, o que lhe é devido e o que aos outros; enquadra doações, testamentos, vendas; lembra-se das leis; menciona juízes, advogados, escrivães; pensa em tribunais e prisões. Nada disto vem a despropósito, pelo que podemos dizer que mesmo este leigo terá do direito uma noção muito mais aproximada do que sobre Astronomia, ou Biologia, ou até Física, se nestas não for também particularmente versado. Mas quando se passa da experiência corrente à compreensão científica, verificamos pelo contrário que só os especialistas ou as pessoas sabem o que é o direito. A passagem da impressão para a conceituação é quase sempre tarefa impossível. Da Medicina ou da Agronomia pode-se dar uma noção, assente na experiência, que resiste longamente: do direito não. O direito surge-nos logo como uma realidade abstracta, que transcende os exemplos com que o queiramos captar. O direito não está em Abel ter transferido uma coisa a Bento, não se esgota na descrição deste facto social: tem um prolongamento que vai para além dele. Pode-se dar um símbolo desta abstracção do direito o facto de o juízo sobre a vocação do candidato a estudos jurídicos ter de ser sempre formado com base em disciplinas que em si não são jurídicas, não são direito: a filosofia, a literatura, o português, a história… E por isso também é tão difícil a esse candidato formar antes do curso uma noção precisa das tarefas que vai enfrentar.

3 CoimbraPortoLisboa (Nova) LisboaMinho Licenciatura5 anos Provas de ingresso Filosofia e História Duas das três: Filosofia, História, Português Filosofia e História ou Filosofia e Português Filosofia e Português ou História e Português Filosofia e História Nota mínima nas provas de ingresso 10012095100 Nota mínima de candidatura 100120100 Nota do último a entrar em 2001/02 1ªfase-135,8 2ªfase-133,8 1ªfase-158,8 2ªfase-143,8 1ªfase-154,0 2ªfase-146,0 1ª fase-135,8 2ªfase-140,5 1ª fase-136,4 2ª fase-132,2 Saídas profissionais Magistratura judicial, advocacia, ministério público,notariado, diplomacia, ensino, etc. Advocacia, magistratura, registos e notariado, diplomacia, carreira universitária. Advocacia, magistratura, registos e notariado, administração pública, diplomacia, área empresarial, etc. Advocacia, magistratura judicial e Ministério Público, carreira diplomática, gestão, ensino, etc. Magistratura, advocacia, administração pública, serviços de notariado e registo.

4 Universidade de COIMBRA: Faculdade de Direito Áreas de Especialização: Ciências Jurídico-Civilísticas; Ciências Jurídico-Criminais; Ciências Jurídico- Económicas; Ciências Jurídico-Empresariais; Ciências Jurídico-Filosóficas; Ciências Jurídico-Históricas; Ciências Jurídico-Políticas; Ciências Jurídico-Processuais; Ciências Jurídico-Comunitárias. Objectivos: Aprofundar o nível de conhecimentos num domínio científico, capacitando para a investigação. Vagas: 3/15 (para cada especialização) Condições de Acesso: Licenciados em Direito ou equivalente com classificação mínima de 14 valores. Excepcionalmente, podem admitir-se médias inferiores ou de outras licenciaturas por universidades portuguesas, quando o currículo prove adequada preparação científica. Duração: 2 semestres + 1 ano Local: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Propinas: 1.250,00.. FIM

5 ÁREAS DE ESTUDO PARA MESTRADO

6 FACULDADE DE DIREITO DE COIMBRA

7 FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA

8 FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA NOVA

9 FACULDADE DE DIREITO DO MINHO

10 FACULDADE DE DIREITO DO PORTO


Carregar ppt "Direito. O que é o direito? Da realidade direito tanto se pode dizer que é conhecida de toda a gente como que é desconhecida do homem comum. Mesmo o leigo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google