A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo Regional de Aveiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo Regional de Aveiro"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo Regional de Aveiro
Aprender a fazer e a pensar na sua exploração pedagógica Núcleo Regional de Aveiro

2 Slides sobre Blogues 2

3 O que é um blogue? Um blogue é um diário pessoal. Uma tribuna diária. Um espaço interactivo. Um local para discussões políticas. Um canal com as últimas notícias. Um conjunto de hiperligações. As suas próprias reflexões. Mensagens para o mundo. O seu blogue é aquilo que quer que ele seja. Existem milhões de blogues, de todas as formas e tamanhos, e não há regras efectivas. Em termos simples, um blogue é um Web site, onde escreve coisas regularmente. 3

4 As informações novas são apresentadas no início, para que os visitantes fiquem a saber o que há de novo. Depois, podem fazer comentários, aceder às informações ou enviar-lhe uma mensagem. Ou não. Desde que o Blogger foi lançado em 1999, os blogues transformaram a Web, influenciaram a política, agitaram o jornalismo e permitiram que milhões de pessoas se pudessem exprimir e estar em contacto com outras pessoas. 4

5 Publicar as suas reflexões
Um blogue dá-lhe uma voz própria na Web. É um local para coleccionar e partilhar coisas que considera interessantes - quer se trate de um comentário político, um diário pessoal ou hiperligações para Web sites que pretende registar. 5

6 Envolva os seus amigos Escrever num blogue é algo mais do que colocar os pensamentos na Web. É estar em contacto e saber as opiniões de todas as pessoas que lêem o seu trabalho e se preocupam em responder. Com o Blogger, pode controlar quem lê e escreve no seu blogue — mostre aquilo que tem para dizer apenas a alguns amigos ou a todo o mundo! Comentários do Blogger permite a qualquer pessoa, em qualquer lugar, comentar as suas mensagens. Pode optar por permitir comentários consoante cada mensagem e pode eliminar todos os comentários de que não gosta. 6

7 Controlos de acesso permite decidir quem pode ler e quem pode escrever no seu blogue. Pode utilizar um blogue de grupo com vários autores como uma excelente ferramenta de comunicação para pequenas equipas, famílias e outros grupos. Como autor exclusivo, pode criar um espaço privado online para reunir notícias, hiperligações e ideias que pretende guardar ou partilhar com quantos leitores quiser. Os Perfis do Blogger permitem encontrar pessoas e blogues que partilham os seus interesses. O seu Perfil do Blogger, onde pode listar os seus blogues, os seus interesses, etc, permite que as pessoas o encontrem (mas apenas se pretender ser encontrado). 7

8 Desenhar o seu blogue Quer esteja a começar um blogue ou ache que chegou a altura de renovar o seu blogue, as ferramentas de edição do Blogger, fáceis de utilizar, ajudam-no a desenhar facilmente uma página com óptimo aspecto. Modelos — A nossa colecção de modelos irá ajudá-lo a criar rapidamente um site atractivo sem ser necessário aprender HTML, embora o Blogger também lhe permita editar o código HTML do seu blogue sempre que quiser. 8

9 Cores e tipos de letra personalizados — Quando estiver pronto para dar o próximo passo, poderá personalizar ainda mais os seus modelos para criar um design que reflicta perfeitamente a sua personalidade e o seu blogue. Arrastar e largar elementos de página — O sistema simples de arrastar e largar do Blogger permite decidir com exactidão a posição das mensagens, perfis, arquivos e outras partes do blogue na página. 9

10 Publicar fotografias O Blogger permite-lhe partilhar as suas fotografias. A interface do Blogger oferece um botão para carregar fotografias. Basta clicar no botão da fotografia para carregar uma fotografia a partir do seu computador. Também não há problema, se a fotografia que pretende colocar no seu blogue já se encontrar na Web. Basta dizer-nos onde ela está. Também pode enviar fotografias de telemóveis com câmara directamente para o seu blogue enquanto se desloca, através do Blogger Mobile. 10

11 Blogger Mobile O Blogger Mobile permite enviar fotografias e texto directamente para o seu blogue enquanto se desloca. Só tem de enviar uma mensagem para a partir do seu telefone. Nem precisa de uma conta Blogger. A própria mensagem é suficiente para criar um novo blogue e publicar a fotografia e o texto que enviar. Mais tarde, se pretender solicitar o seu blogue móvel ou mudar as suas mensagens para outro blogue, basta iniciar sessão em go.blogger.com e utilizar o código de solicitação enviado pelo Blogger para o seu telefone. Se o Blogger Mobile não estiver disponível no seu fornecedor de serviços, pode mesmo assim enviar mensagens para o seu blogue através do Mail-to-Blogger. 11

12 Blogues podem ser úteis na educação???
12

13 Blogues? O que são? http://pt.wikipedia.org/wiki/Weblog
e bitácoras (castelhano) 13

14 Blogues? O que são? http://blogo.no.sapo.pt/tutorial_principal.htm#1
14

15 Blogues? O que são? http://www.blog.comunidades.net/index.php?act=oque
15

16 Blogues? O que são? Um blogue (palavra formada de web e log -«diário») pode definir - se como um diário pessoal, no qual o indivíduo tem a liberdade de escrever quando lhe apetece, actualizado com frequência e aberto à leitura e aos comentários de toda a blogosfera. Formalmente, o blogue apresenta uma sequência de artigos curtos ou notas, por ordem cronológica inversa, geralmente acompanhadas de hiperligações para outras páginas e particularmente para outros blogues. Os comentários não são directamente visíveis tendo de ser activados os botões correspondentes para que a leitura seja possível. Um blogue é um discurso do presente. 16

17 Diversidade de usos ou funções
Síntese de notícias desenhados para informar em tópicos da área de interesse ou de saber do(s) autor(es) Uma coluna de jornal para emitir opiniões ou comentários Um fórum de projectos em curso, de esforços artísticos ou de construção de comunidades Com diversas autorias (grupos ou indivíduos) 17

18 Espaço de expressão, por isso, de exposição
Quem diz?… Somos o que fazemos, como o fazemos, como damos conta do que fazemos e pensamos… A educação é um campo de quê??? 18

19 Espaço de partilha, por isso, de aprendizagem
Em particular, este boa-lio.html Experimentar e disponibilizar o que fazemos, descobrimos, sabemos… Explicitar necessidades e receber ajuda O que é isto??? 19

20 Espaço de intenções mais ou menos explícitas, por isso, de educação
A intenção - De quem? Para quê? Que procura ser partilhada – Com quem? Para quem? 20

21 A que necessidades dos alunos responde
Espaço de construção colectiva… de saberes e de pessoas A que necessidades dos alunos responde Abertura ao que não se sabe o que virá a ser, que só é o que nós fizermos por ser 21

22 Espaço para se ser participante mais do que ‘aluno’
E a surpresa pode vir de onde menos se espera dos alunos que participam 22

23 Começar a fazer… é mais do que ‘só’ fazer…
E discute-se sobre isto em conferências? Questões para pensar 23

24 Então o que pensamos sobre isto?
Vale a pena explorar? Vale a pena fazer? Vale a pena dar acesso? Quais as minhas intenções? O que quero que eles aprendam? O que quero eu aprender? Mãos à obra! E divirtam-se… 24

25 Guião para a criação de Blogues
Aprender a fazer e a pensar na sua exploração pedagógica 25

26 Alguns servidores de blogues
Blig - Blogsome - Weblogger - Blog-se - Blog UOL - Big Blogger - Weblog - (serviço português) Sapo Blogs - (serviço português) 26

27 Servidor 27

28 A - Escolher o idioma Pode escolher o idioma com que pretende trabalhar, seleccionando a opção Language no fundo do ecrã. Não se esqueça de gravar as alterações. 28

29 29

30 B - Criar um blogue em 3 passos
Basta seguir as instruções do programa. 30

31 31

32 32

33 C – Escrever no blogue Cada artigo (post) deverá ter um título e um conteúdo (texto, links, imagens, vídeos, músicas...). No final, o artigo pode ser gravado como rascunho ou ser publicado de imediato. É sempre possível alterar os artigos já publicados, utilizando a opção Editar postagens. 33

34 D - Configurar o blogue Clicando no botão Definições tem acesso a um conjunto de opções que permite alterar ou acrescentar informações relativas à configuração do blogue. No menu Básico pode, por exemplo, alterar o nome do seu blogue e fazer a sua uma descrição. No menu Formatação pode configurar a apresentação da página principal (número de dias ou de artigos a mostrar) e a data e a hora (não esquecer de configurar o fuso horário). No menu Comentários pode decidir se o blogue permite ou não comentários e quem os pode realizar. Pode pedir para ser notificado por sempre que alguém escreva um comentário. Os comentários indesejados podem ser apagados do blogue em qualquer altura. À medida que for alterando as configurações do blogue não se esqueça de as gravar. Para que as alterações produzam efeito, é preciso republicar o blogue. 34

35 E - Alterar o modelo A informação inserida no blogue pode ser mostrada tendo como base diferentes modelos (templates) disponíveis. A qualquer momento, pode modificar o aspecto do seu blogue utilizando um outro modelo. Para personalizar um modelo é necessário editá-lo em HTML e fazer alterações manualmente. 35

36 F - Editar o perfil Se clicar em Voltar ao painel, entre outras opções, pode editar o seu perfil mantendo uma maior ou menor privacidade, dependendo dos dados pessoais que introduzir. 36

37 G - Consultar a secção Ajuda
Na secção Ajuda do Blogger é possível aceder a vários documentos de orientação e ajuda que podem ser úteis para aprofundar os seus conhecimentos. Por exemplo, consulte a resposta à questão “Como faço para editar minha lista de links?” e, seguindo as instruções que são dadas, tente inserir uma lista de alguns dos seus links preferidos no blogue. 37

38 H – Comentários, sim ou não?
Na opção comentários poderá definir se o seu blogue admite ou não comentários nas suas mensagens e se sim quem as pode fazer. Se não alterar nada apenas utilizadores registados no blogger.com poderão fazer comentários. Caso pretenda que qualquer pessoa possa comentar, como anónimo, no seu blogue, altere a opção .quem pode comentar. para .qualquer um.. O dono do Blogue poderá apagar comentários indesejados, uma vez que mesmos ao serviço da Educação poderemos correr o risco de alguém colocar comentários muito pouco educativos nas nossas mensagens! Caso queira ser avisado/a por sempre que alguém colocar um comentário no seu blogue coloque o seu mail no campo a isso destinado. Não esqueça de terminar fazendo clique em .salvar definições. Para que as alterações produzam efeito no seu blogue deverá republicar toda a informação, fazendo clique no botão que aparecerá. 38

39 39

40 J - Saber mais sobre blogues
Na Internet estão disponíveis informações sobre acessórios e informações técnicas para utilizar no seu blogue. Consulte os seguintes sites e… divirta-se. Site com acessórios e várias coisas para blogues (modelos, calendários, relógios, cursores, músicas...) O autor do Blogue “Ai-o-Camandro”, no dia 21 de Fevereiro de 2006, disponibilizou informação de como inserir música e vídeo nos blogues. 40

41 Ficha de análise de Blogues
41

42 Ficha de Análise Identificação Nome do blogue Endereço
Data de criação / Data do 1.º artigo Autor(es) Tema(s) São definidos objectivos? Quais? Existe indicação do público alvo? Qual? 42

43 Aspecto Gráfico Contém mais textos ou imagens?
Os textos são longos ou curtos? O tipo de letra é legível? Utiliza cores fortes ou suaves? Utiliza animação (em flash, por exemplo)? Inclui vídeos? Música? 43

44 Linguagem e interacção
A linguagem é cuidada? Os artigos são assinados? Permite comentários ao público? Os comentários têm uma linguagem cuidada? Contém links dentro do texto? Contém links para outros blogues? 44

45 Apreciação Parece um blogue com interesse educativo? Em que área?
Parece um blogue de confiança? Porquê? Adaptação de ficha de trabalho do “Guia prático para o professor” do Projecto 45

46 Blogues sobre Blogues http://blogo.no.sapo.pt/essencial.htm#1
46

47 Blogues sobre Educação
47

48 Blogues de Professores
48

49 Blogues e os Currículos
49

50 Outros Blogues … http://p5poa.blogspot.com/ http://p4poa.blogspot.com/
50

51 http://ebcasaldasfigueiras.blogspot.com/ http://www.eeb2.be/primaire/
  51

52 Exemplos de blogues de escolas do 1.ciclo
Interescolas - Os Sabichões da Azeda - Projecto Teclar e 52

53 Dicionários e Enciclopédias
Língua Portuguesa On-Line Dicionário Caboverdiano Português On-Line Este programa traduz mais de 3 milhões de palavras e expressões em inglês para português, espanhol, alemão, francês, italiano, holandês, inglês, japonês, chinês tradicional, chinês simplificado ou hebraico. 53

54 http://www.logos.it/lang/transl en.html
Um portal de tradução multi-língua que permite escolher a língua portuguesa e onde existem entradas específicas para crianças: dicionário (onde as palavras são ilustradas e traduzidas para outras línguas), biblioteca (acesso a obras de autores portugueses), jogos de palavras Dicionário com várias entradas possíveis (thesaurus, tradução de palavras e frases...) em português e outras línguas Uma Enciclopédia livre, gratuita e multilingue que cada um pode melhorar Dicionário de Linguagem Gestual 54

55 Outras Referências Para a realização deste guião, foi necessário uma pesquisa sobre este tema. Algumas das referências, encontram-se nas seguintes moradas electrónicas: 55


Carregar ppt "Núcleo Regional de Aveiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google