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AVALIAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Gafanha da Encarnação 10 de Março de 2005.

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1 AVALIAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Gafanha da Encarnação 10 de Março de 2005

2 Provas Globais Despacho nº 60/SEED/94, alterado pelo Despacho nº 11/SEE/2001 Despacho Normativo nº1 /2005

3 Despacho Normativo nº1 /2005 I – Enquadramento da avaliação O presente diploma aplica-se aos alunos dos três ciclos do ensino básico regular e estabelece os princípios e os procedimentos a observar na avaliação das aprendizagens, assim como os seus efeitos. O presente diploma aplica-se aos alunos dos três ciclos do ensino básico regular e estabelece os princípios e os procedimentos a observar na avaliação das aprendizagens, assim como os seus efeitos.

4 Despacho Normativo nº1 /2005 Finalidades A avaliação visa: Apoiar o processo educativo, de modo a sustentar o sucesso de todos os alunos Apoiar o processo educativo, de modo a sustentar o sucesso de todos os alunos Certificar as diversas competências adquiridas pelo aluno Certificar as diversas competências adquiridas pelo aluno Contribuir para melhorar a qualidade do sistema educativo Contribuir para melhorar a qualidade do sistema educativo

5 Despacho Normativo nº1 /2005 Objecto A avaliação incide sobre as aprendizagens e competências definidas no currículo nacional para as diversas disciplinas, expressas no projecto curricular de escola e no projecto curricular de turma. A avaliação incide sobre as aprendizagens e competências definidas no currículo nacional para as diversas disciplinas, expressas no projecto curricular de escola e no projecto curricular de turma. As aprendizagens de carácter transversal constituem objecto de avaliação em todas as disciplinas e áreas curriculares. As aprendizagens de carácter transversal constituem objecto de avaliação em todas as disciplinas e áreas curriculares.

6 Despacho Normativo nº1 /2005 Define ainda: Princípios sobre os quais assentam as aprendizagens Princípios sobre os quais assentam as aprendizagens Intervenientes do processo de avaliação Intervenientes do processo de avaliação Processo Individual do Aluno-a que se refere o art. 16.º da Lei n.º 30/2002, de 20 de Dezembro Processo Individual do Aluno-a que se refere o art. 16.º da Lei n.º 30/2002, de 20 de Dezembro

7 Despacho Normativo nº1 /2005 II – Processo de avaliação Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação Avaliação Formativa Avaliação Formativa A avaliação sumativa que inclui: A avaliação sumativa que inclui: a) A avaliação sumativa interna; b) A avaliação sumativa externa no 9º ano de escolaridade

8 Despacho Normativo nº1 /2005 Avaliação sumativa interna A avaliação sumativa interna no final do 9.º ano de escolaridade inclui: A avaliação sumativa interna no final do 9.º ano de escolaridade inclui: Toda avaliação do aluno ao longo do ano lectivo E ainda, a realização de uma prova global ou de um trabalho final, em cada disciplina (à excepção de Língua Portuguesa e Matemática) incidindo sobre as aprendizagens e competências previstas para o final do ensino básico.

9 Despacho Normativo nº1 /2005 Provas globais A classificação final a atribuir em cada disciplina integrará, com uma ponderação de 25%, a classificação obtida pelo aluno na prova global ou no trabalho final. A classificação final a atribuir em cada disciplina integrará, com uma ponderação de 25%, a classificação obtida pelo aluno na prova global ou no trabalho final. Compete ao conselho pedagógico (sob proposta de cada departamento) aprovar a modalidade e a matriz das provas ou trabalhos Compete ao conselho pedagógico (sob proposta de cada departamento) aprovar a modalidade e a matriz das provas ou trabalhos

10 Prova Global de Educação Física Deverá ter em conta: Conteúdos programáticos leccionados Conteúdos programáticos leccionados Competências especificas Competências especificas –Competências da acção –Competências do conhecimento –Competências de atitude

11 Prova Global de Educação Física Competências da acção –Domínio motor ou Habilidades Motoras e Condição física Competências do conhecimento –Domínio Cognitivo ou Cultura Desportiva Competências de atitude –Domínio sócio afectivo ou conceitos psico-sociais

12 Prova Global de Educação Física Matriz –Modalidade : Teórico/prática –Duração: 90 minutos –Competências especificas –Conteúdos seleccionados –Cotações –Critérios de correcção/avaliação –Material a utilizar

13 MATRIZ DA PROVA GLOBAL 9º ANO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADE: Teórico-prática Duração: 90 minutos MODALIDADE: Teórico-prática Duração: 90 minutos A prova tem um carácter teórico-prático, realizando-se em primeiro lugar a prova teórica. A prova teórica tem a duração de 30 minutos e a prova prática de 60 minutos. A prova tem um carácter teórico-prático, realizando-se em primeiro lugar a prova teórica. A prova teórica tem a duração de 30 minutos e a prova prática de 60 minutos. A classificação final da prova é a média ponderada das classificações das provas teórica e prática com a proporção de 25% para a prova teórica e 75% para a prova prática. A classificação final da prova é a média ponderada das classificações das provas teórica e prática com a proporção de 25% para a prova teórica e 75% para a prova prática.

14 MATRIZ DA PROVA GLOBAL 9º ANO Prova Teórica Competências Especificas ConteúdosCotações Interpretar a importância da actividade física como factor de equilíbrio psicossomático e social do homem na actualidade Interpretar a importância da actividade física como factor de equilíbrio psicossomático e social do homem na actualidade As actividades físicas desportivas, a aptidão física e saúde 25% Conhecer as regras básicas das seguintes modalidades: Basquetebol Basquetebol Andebol Andebol Futebol Futebol Ginástica…etc Ginástica…etc Actividades Físicas Desportivas: Basquetebol Basquetebol Andebol Andebol Futebol Futebol Ginástica…etc Ginástica…etc75%

15 MATRIZ DA PROVA GLOBAL 9º ANO Prova Prática Competências Especificas ConteúdosCotações Organização do ataque: Enquadrar-se ofensivamente, controlando a bola, e realizar a acção mais adequada, com oportunidade, de acordo com a sua leitura do jogo: Fazer circular a bola Fazer circular a bola Criar linhas de passe Criar linhas de passe Aclarar Aclarar Passe e corte Passe e corte Manter a posse de bola Manter a posse de bola Finalizar Finalizar Jogos Desportivos colectivos: Basquetebol Basquetebol Andebol Andebol Futebol Futebol Jogo 5x5 campo inteiro 40%

16 MATRIZ DA PROVA GLOBAL 9º ANO Prova Prática Competências Especificas ConteúdosCotações Organização da defesa: Impedir a construção das acções ofensivas: Reagir de imediato logo que a sua equipa perde a posse da bola Reagir de imediato logo que a sua equipa perde a posse da bola Pressionar o jogador em posse da bola Pressionar o jogador em posse da bola Marcar individualmente o opositor Marcar individualmente o opositor Fechar as linhas de passe Fechar as linhas de passe Jogos Desportivos colectivos: Basquetebol Basquetebol Andebol Andebol Futebol Futebol Jogo 5x5 campo inteiro 35%

17 MATRIZ DA PROVA GLOBAL 9º ANO Prova Prática Competências Especificas ConteúdosCotações Realizar os saltos : Fazer corrida de balanço Fazer corrida de balanço Fazer chamada com elevação rápida dos braços Fazer chamada com elevação rápida dos braços Fazer recepção equilibrada no colchão de queda Fazer recepção equilibrada no colchão de queda Desportos Individuais Ginástica de Aparelhos No minitrampolim: Salto em extensão Salto em extensão Pirueta vertical; Pirueta vertical;25%

18 MATRIZ DA PROVA GLOBAL 9º ANO Caracterização da Prova A prova teórica é constituída por 2 grupos de questões. O primeiro grupo consiste numa questão de desenvolvimento e o segundo grupo compreende 15 questões de escolha múltipla A prova teórica é constituída por 2 grupos de questões. O primeiro grupo consiste numa questão de desenvolvimento e o segundo grupo compreende 15 questões de escolha múltipla A prova prática será feita a avaliação em situação de jogo nas modalidades colectivas e em situação de exercício critério no minitrampolim, segundo as regras e determinantes técnicas em vigor das modalidades desportivas consideradas. A prova prática será feita a avaliação em situação de jogo nas modalidades colectivas e em situação de exercício critério no minitrampolim, segundo as regras e determinantes técnicas em vigor das modalidades desportivas consideradas.

19 MATRIZ DA PROVA GLOBAL 9º ANO Critérios gerais de correcção Prova teórica Grupo I - Objectividade e clareza na resposta; - Redacção e ausência de erros ortográficos - Referência aos factores biológicos e sociais que induzem à prática desportiva regular como ocupação dos tempos livres. Cotações: 25% Cotações: 25% Grupo II - Regulamentos técnicos das modalidades. Cotações: Cada resposta correcta vale 5 % Cotações: Cada resposta correcta vale 5 %

20 MATRIZ DA PROVA GLOBAL 9º ANO Critérios gerais de correcção PROVA PRÁTICA- Desportos colectivos Critérios de avaliação: regulamentos técnicos das modalidades regulamentos técnicos das modalidades Determinantes táctico-técnicas das acções no jogo Determinantes táctico-técnicas das acções no jogo Cotações: - Relativamente as acções táctico-tecnicas Cotações: - Relativamente as acções táctico-tecnicas Não adopta um comportamentos no jogo de forma a contribuir quer no ataque quer na defesa – Até 29% Não adopta um comportamentos no jogo de forma a contribuir quer no ataque quer na defesa – Até 29% Raramente realiza qualquer acção táctico-técnica adequada ao jogo – 30% a 49% Raramente realiza qualquer acção táctico-técnica adequada ao jogo – 30% a 49% Realiza regularmente as acções táctico-técnicas adequadas - 50% a 70% Realiza regularmente as acções táctico-técnicas adequadas - 50% a 70% Realiza regularmente e com oportunidade as acções táctico-técnicas adequadas 71% a 89% Realiza regularmente e com oportunidade as acções táctico-técnicas adequadas 71% a 89% Realiza sempre e com oportunidade as acções táctico-técnicas adequadas 90% a 100% Realiza sempre e com oportunidade as acções táctico-técnicas adequadas 90% a 100%

21 MATRIZ DA PROVA GLOBAL 9º ANO Critérios gerais de correcção PROVA PRÁTICA- Desportos Individuais Critérios de avaliação: regulamentos técnicos da modalidade regulamentos técnicos da modalidadeCotações: realiza o salto com muitas falhas de execução – até 49% realiza o salto com muitas falhas de execução – até 49% realiza o salto com algumas falhas de execução – 50% a 75% realiza o salto com algumas falhas de execução – 50% a 75% realiza o salto com ligeiras ou nenhuma falhas de execução -76% a 100% realiza o salto com ligeiras ou nenhuma falhas de execução -76% a 100%

22 AVALIAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO OBRIGADA PELA VOSSA ATÊNÇÃO


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