A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética e Responsabilidade Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética e Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 Ética e Responsabilidade Social
Aula 3 Amir Abdala

2 Ética empresarial: noções gerais
Situadas em sociedades regidas por princípios éticos, normas e regras, as empresas não são um universo independente, isto é, suas ações são avaliadas moralmente, como o são as ações dos indivíduos e dos grupos sociais.

3 Ética empresarial: noções gerais
As transformações socioeconômicas das últimas décadas tornaram a opinião pública mais atenta aos problemas sociais e intensificaram o debate sobre a necessidade da ética empresarial. © Michal Bednarek | Dreamstime.com

4 Ética empresarial: noções gerais
As transformações contemporâneas implicam uma ampliação das preocupações internas das empresas. O conceito de valorização do shareholders (acionista) estende-se para a valorização dos stakeholders (todos os envolvidos com a empresa).

5 Ética empresarial: noções gerais
As ações empresariais possuem impacto social, posto que as empresas não se limitam a gerar mercadorias, interferindo nos hábitos, nos comportamentos e na qualidade de vida dos cidadãos.

6 Vídeo/Animação Vale a pena ser ético

7 Ética empresarial: noções gerais
Ética empresarial: pode ser definida como “um conjunto de princípios e padrões morais que orientam o comportamento no mundo dos negócios” (FERREL).

8 Ética empresarial: noções gerais
As empresas consideradas éticas são aquelas cujas condutas estão sintonizadas com a moral vigente, subordinando as suas atividades e estratégias a uma reflexão ética prévia, para que suas ações sejam socialmente responsáveis.

9 Ética empresarial: noções gerais
Responsabilidade social: concebida como “a obrigação que a empresa assume para maximizar os efeitos positivos e minimizar os negativos que ela produz sobre a sociedade” (FERREL).

10 Ética empresarial: noções gerais
As ações empresariais devem considerar as questões sociais, ambientais e culturais relacionadas às sociedades nas quais se inserem. © Christophe Allirot | Dreamstime.com

11 Referências ASHLEY, Patrícia A. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006; FERRELL, O. C.; FRAEDRICH, J.; FERRELL, L. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos. 4. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001.

12 Ética e Responsabilidade Social
Atividade 3 Amir Abdala

13 Atividade Ética e responsabilidade social são noções necessariamente articuladas? Por quê?


Carregar ppt "Ética e Responsabilidade Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google