A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leiria, 02 de Abril de 2007 1 Informática nos Apoios Educativos Lurdes Martins – Ana Flávia Coutinho – Centro de Engenharia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leiria, 02 de Abril de 2007 1 Informática nos Apoios Educativos Lurdes Martins – Ana Flávia Coutinho – Centro de Engenharia."— Transcrição da apresentação:

1 Leiria, 02 de Abril de 2007 1 Informática nos Apoios Educativos Lurdes Martins – lurdesdm@utad.pt Ana Flávia Coutinho – anaborba@utad.pt Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação

2 Leiria, 02 de Abril de 2007 2 Estrutura da Apresentação CERTICActividades desenvolvidas pelo CERTIC da UTAD no âmbito do projecto Informática nos Apoios Educativos. Eixos de actuação; Apoios EducativosDesenvolvem-se mais especificamente aqueles que estão mais directamente ligados aos Apoios Educativos.

3 Leiria, 02 de Abril de 2007 3 Equipa Multidisciplinar Engenharia Informática Educação Especial Design Inclusivo

4 Leiria, 02 de Abril de 2007 4 Pessoas com NEE Serviços Presenciais Grupos de com. electrónica

5 Leiria, 02 de Abril de 2007 5 Actividades do CERTIC ciênciatecnologiaAplicação da ciência e da tecnologia na melhoria da qualidade de vida de cidadãos com necessidades especiais (pessoas com deficiência, idosos e acamados) tecnologias de informação e comunicaçãoAcesso às tecnologias de informação e comunicação e serviços associados, à educação, ao trabalho, saúde e melhoria das capacidades funcionais.

6 Leiria, 02 de Abril de 2007 6 Actividades do CERTIC Activismo online; Projectos de Tele-reabilitação; Implementação do PNPCNESI; Promoção da Eng. de Reab. e Acessibilidade; Promoção da Acessibilidade as TICs. Pesquisa, avaliação e divulgação de ATs. Apoio às NEE das escolas do Distrito de Vila Real. Promoção da Acessibilidade as TICs. Pesquisa, avaliação e divulgação de ATs. Apoio às NEE das escolas do Distrito de Vila Real.

7 Leiria, 02 de Abril de 2007 7 1. Avaliação e Apoio aos Educadores/Professores Sinalização das crianças; Deslocação às Escolas/Jardins de Infância; e Instalação, Formação e Acompanhamento. EscolaCERTICDREN AvaliaçãoPrescrição

8 Leiria, 02 de Abril de 2007 8 2. Acções de Formação Acções de sensibilização com o objectivo de dar a conhecer materiais e recursos existentes; Formações realizadas: –Intellikeys –Escrita com Símbolos –Grid –IntelliTalk –Dosvoxentre outros…

9 Leiria, 02 de Abril de 2007 9 3. Apetrechamento de Ajudas Técnicas nas Escolas No âmbito das prescrições foram identificados alguns casos mais urgentes (28): 8 computadores; 2 tartarugas de solo; 5 teclados de conceitos; 1 trackball; 1 telelupa; 8 manípulos; 1 pocket pc; 1 Escrita com símbolos; 1 Grid;

10 Leiria, 02 de Abril de 2007 10 4. Trabalhos Académicos Para reflectir e sustentar orientações de progresso foram realizados dois estudos: As TICs na Avaliação de Crianças com NEE. CD-ROM Kit NE – uma ferramenta de inclusão.

11 Leiria, 02 de Abril de 2007 11 As TICs na Avaliação de Crianças com NEE Problemática central: avaliação das necessidades de crianças e jovens com NEE com vista à prescrição de AT. Objectivo: criar grelhas de observação e avaliação que possibilitem a recolha de informação relevante para validar este processo. Guia de Procedimentos de Avaliação Tecnológica

12 Leiria, 02 de Abril de 2007 12 CD-ROM Kit NE – uma ferramenta de inclusão Objectivo: acessibilidade com enfoque nas áreas de Acessibilidade ao computador, à Internet, à CAA, e apoios educativos. Analisaram-se as duas versões do cd-rom Kit NE –documento com informações detalhadas sobre cada programa; –Grelha de classificação; –Inquérito; –Comparação de programas gratuitos com soluções de mercado; –Melhoria de versões futuras.

13 Leiria, 02 de Abril de 2007 13 5. Manual Informática nos Apoios Educativos Abordaram-se assuntos relacionados com as tecnologias no Apoio Educativo, o acesso ao computador e à documentação, o software educativo e Comunicação, adaptação da sala de aula, sala de recursos, legislação, recursos disponíveis na Internet e programas neste contexto. CD-ROM que possui uma versão digital do mesmo e uma colectânea de 50 programas gratuitos divididos em 3 secções: Acesso ao Computador, Habilitação e Profissional.

14 Leiria, 02 de Abril de 2007 14 6. Casos de Apoio – Criança 1 Tem cinco anos, diagnosticada com doença neuromuscular progressiva com insuficiência respiratória crónica. Utilizar o computador activando programas com varrimento por meio de um manípulo. E utiliza interface QuickGlance que permite o controlo do computador com os olhos. Estão também em curso a orientação de estudos universitários orientados para que esta criança possa vir a utilizar uma cadeira de rodas eléctrica como meio de recreação, comunicação e aprendizagem.

15 Leiria, 02 de Abril de 2007 15 Casos de Apoio - Criança 2 Aluno cego, utiliza o computador, com o programa DOSVOX, para realizar os trabalhos da escola, os testes de avaliação e mais recentemente para aceder à Internet e ao correio electrónico. Ambos os casos exigem planeamento e desenvolvimento de actividades e conteúdos educativos diversificados numa base semanal.

16 Leiria, 02 de Abril de 2007 16 Conclusão nãoCERTIC não é… –uma sala de exposição, –nem uma clínica onde se pedem receitas; –ou algo equivalente a uma empresa de ajudas técnicas onde se experimentam produtos para comprar.

17 Leiria, 02 de Abril de 2007 17 Elementos chave para a eficácia deste apoio recursos humanosa característica dos recursos humanos afectos ao serviço; equipas multidisciplinares aprender em rede;a capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares e de aprender em rede; dedicaçãohumanismoa dedicação e humanismo, a reflexão e estudo, a inovação e o desenvolvimento de projectos; diversidade tempoexperiênciaa diversidade e quantidade de materiais disponíveis, o tempo que lhe é dedicado e a experiência acumulada. escola inclusiva tendo em vista a melhoria de uma escola inclusiva.

18 Leiria, 02 de Abril de 2007 18 A vida é fascinante. O que é preciso é vê-la com os óculos certos O que é preciso é vê-la com os óculos certos Alexandre Dumas


Carregar ppt "Leiria, 02 de Abril de 2007 1 Informática nos Apoios Educativos Lurdes Martins – Ana Flávia Coutinho – Centro de Engenharia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google