A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP."— Transcrição da apresentação:

1 CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP

2 Índice -Introdução -O projecto -Funcionalidades -Conteúdos -Abordagem técnica -Testes -O produto final -Conclusão

3 Os leitores de ecrã são programas que permitem o acesso ao computador por parte dos Deficientes da Visão Existem cerca de deficientes da visão em Portugal, e o acesso à informação é indispensável em qualquer actividade. A utilização de um leitor de ecrã é a forma principal para as pessoas cegas, de baixa visão e surdo-cegas acederem ao computador. Um exemplo destas ferramentas é o JAWS que é usado em mais de 60% dos casos. No entanto, a utilização desta ferramenta requer um processo de aprendizagem que pode ser longo e muito complicado. Toda a documentação existente baseia-se essencialmente em manuais falados em inglês, sem qualquer interactividade. Há então uma necessidade bem evidente: construir uma ferramenta de aprendizagem assistida por computador, bem adaptada às necessidades do público alvo, que aborde as situações mais importantes da informática actual. Introdução

4 Ideia de quatro autores (cegos e amblíopes) Construir um produto informático de natureza interactiva, em que o instruendo, em princípio autonomamente, cria o seu caminho de aprendizagem. Este suporte multimédia permitiria a utilização do medium sonoro através do leitor de ecrã com transmissão acústica dos conteúdos necessários, ou a sua passagem para linhas de braille. O projecto dedica-se então à aprendizagem do uso do leitor de ecrã para a utilização da grande maioria das aplicações informáticas pessoais básicas actuais, contemplando também algumas situações de utilizações avançadas. O projecto

5 -Permite o instruendo criar o seu caminho de aprendizagem; -indexação dos conteúdos; -organização hierárquica, em grau de profundidade e em arrumação sistemática; -avaliação formativa e sumativa; -elevada interacção com o leitor de ecrã; -instalação e execução automática; -utilização sem conhecimento prévio que não algumas teclas do teclado; -teclas de atalho para utilizações avançadas; -mecanismos de retomar utilizações anteriores; -contextualização em termos de profundidade de conteúdos e de percurso total; -Entre outras… Funcionalidades

6 -Como usar o próprio tutorial; -Instalação do JAWS para Windows; -Utilizar o Windows com o JAWS, e configurações gerais do JAWS; -Microsoft Word; -Microsoft Internet Explorer e Outlook Express; -Configuração do JAWS Intermédia -Microsoft Excel com JAWS; -Utilitários: Acrobat Reader, Powerpoint, etc.; -JAWS avançado. Conteúdos

7 A introdução dos conteúdos deverá ser feita pelos autores (cegos e amblíopes). Esta condição é essencial para adequar os conteúdos e a forma como eles irão ser lidos, e para de um ponto de vista neutro passar os ensinamentos principais com objectividade e adaptado às verdadeiras necessidades que sentem. Foi então desenvolvido um mecanismo baseado num parser (php) que interpretando documentos de texto (escritos pelos autores) interpreta toda uma estrutura e hierarquiza, cria funcionalidades, e realiza as hiperligações. À saída obtém-se o tutorial praticamente completo, facilitando assim qualquer alteração que os conteúdos possam sofrer (actualização, outros temas, outro leitor de ecrã, etc.). Abordagem técnica

8 Tendo em vista a verificação dos objectivos pretendidos, foram realizados diferentes tipos de testes intermédios e finais: Intermédios (funcionais) Painel de pessoas de baixa e média experiência Próprios autores de elevada experiência Finais (funcionais e de conteúdo) Uma pessoa de formação literária e média experiência Testes

9 500 cópias de um CD de distribuição gratuita controlada realizada pela FEUP Os pedidos podem ser feitos através do sítio: O produto final

10 Os objectivos deste projecto foram totalmente cumpridos. Conseguiu-se assim construir uma ferramenta adaptada, fácil de usar, acessível, e moldável a novas necessidades que possam surgir. Os pedidos de CD têm vindo a ser feitos a um óptimo ritmo existindo já bastantes pedidos internacionais (brasileiros na sua maioria). Conclusão

11 Equipa: Carlos Oliveira (Coordenador) Daniel Serra (Autor) Diamantino Freitas (Coordenador) Irene Fernandes (Colab. Admin.) João Fernandes (Autor) João Moutinho (Colab. Técnico) Mafalda Soeiro (Colab. Financ.) Maria da Luz Ribeiro (Autor) Pedro Faria (Colab. Técnico) Pedro Marcolino (Design) Obrigado!


Carregar ppt "CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google