A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 1As Fronteiras da Profissão Expansão da Profissão As Fronteiras da Profissão João Carvalho das Neves 26.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 1As Fronteiras da Profissão Expansão da Profissão As Fronteiras da Profissão João Carvalho das Neves 26."— Transcrição da apresentação:

1 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 1As Fronteiras da Profissão Expansão da Profissão As Fronteiras da Profissão João Carvalho das Neves 26 de Outubro 2006

2 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 2As Fronteiras da Profissão Tendências do mercado europeu e internacional Legislação nacional e europeia Capacidades individuais e Capital intelectual das SROC Organização da profissão Ética e conduta profissional Que fronteiras?

3 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 3As Fronteiras da Profissão Tendências Internacionais Escandâlos financeiros –Necessidade de maior transparência contabilística e de gestão Teoria da agência –Sistemas de Remunerações e incentivos – stock options e performance based – EVA, BSC –Fusões e aquisições Normas Internacionais de Contabilidade Corporate Governance - Sabarnes Oxley Act –Auditoria e Sistemas de Informação –Melhoria na gestão de processos internos –Sistemas de Avaliação da Performance Outsourcing –Sistemas de Informação –Contabilidade, Salários, Finanças Tendência para o mercado global da auditoria e contabilidade Paperless – report fiscal, facturação digital, etc... Proliferação de softwares para tudo – benchmarking, performance, auditing, planeamento, orçamentação, etc. Que ROCS e SROCs devemos ter em Portugal? –Estratégia de Concentração no Core Business ou Diversificação? –É uma questão de independência? Então como são os ROC e as SROC mais independentes afinal?

4 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 4As Fronteiras da Profissão Legislação Nacional Revisão de Contas e matérias afins: –Consultoria –Formação Consultoria e formação profissional: –Fiscal –Corporate finance –Fusões e aquisições –Avaliação de empresas –Reestruturação de empresas –Etc. Desde que não seja ROC da empresa a lei não impede e a ética também não: –Gestão e liquidação judicial –Contabilidade e outsourcing contabilistico e financeiro –Aconselhamento financeiro e gestão financeira de carteiras de clientes A legislação portuguesa impede que o ROC seja administrador ou gerente –Porquê? Se não for ROC da empresa não há conflito de interesse. –Outros países têm outras soluções e outras profissões em Portugal também. –Exemplo: advogados.

5 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 5As Fronteiras da Profissão Capacidades individuais e capital intelectual das SROC Conhecimentos e experiência adquiridas pelos individuos Conhecimentos e capacidades da SROC Estratégia e organização da SROC Gestão do conhecimento da SROC Temas –Revisão de Contas / Auditoria –Fiscalidade –Fusões e aquisições –Corporate Finance –Avaliação de empresas –Reestruturação de empresas –Corporate Governance: Gestão da performance, análise de processos, analise de gaps, benchmarks, planos de acções correctivas –Etc. Fundamental – Ética profissional Empresas maiores têm maior capacidade – ver taxa de crescimento das vendas/prestação de serviços Demografia e concorrência –Questões de sucessão –Venda de negócios? –Fusões?

6 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 6As Fronteiras da Profissão Organização da Profissão Qual a estratégia da OROC? Que áreas acha que os ROC podem e devem desenvolver? Que capacidade tem de se afirmar perante o poder político e os parceiros sociais e profissionais? Como se organiza para garantir que os ROC oferecem qualidade de serviço na outras áreas que não apenas na Revisão de Contas: Exemplos: –Avaliação de empresas –Gestão judicial e liquidação Formação apenas? Ou Certificação para a função?

7 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 7As Fronteiras da Profissão Ética e Conduta profissional Numa economia liberal esta é a fronteira mais importante A questão é... Como se controla.. Como se pode dar garantia de independência..

8 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 8As Fronteiras da Profissão Conclusão As fronteiras da profissão são aquelas que a sociedade entender como mais relevantes em cada momento Aos ROC compete dar a sua opinião e através das suas estruturas procurarem serem ouvidos junto do poder político e dos parceiros sociais

9 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 9As Fronteiras da Profissão


Carregar ppt "IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 1As Fronteiras da Profissão Expansão da Profissão As Fronteiras da Profissão João Carvalho das Neves 26."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google