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“Planos não são nada; planejamento é tudo” Dwight Einsenhower PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

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1 “Planos não são nada; planejamento é tudo” Dwight Einsenhower PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2 - Marketing.  Mercadologia = Ação no Mercado visando a satisfação total do cliente. - Estratégia.  Caminho, maneira ou ação formulada e adequada para alcançar os objetivos estabelecidos perante o posicionamento da empresa no seu ambiente. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

3 - Origens e Influências:  Organizações Militares.  Revolução Industrial.  Empreendedores. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

4 - “Método gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pelas empresas visando maior grau de interação com o ambiente.” Philip Kotler PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

5 PARTES BÁSICAS EM PE - Planejamento dos fins. - Planejamento dos meios. - Planejamento organizacional. - Planejamento de recursos. - Planejamento de implementação e controle.

6 DIVISÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO

7 - Estratégico = Direciona a empresa o melhor caminho a ser seguido dando sustentação mercadológica. Níveis mais altos da organização. - Tático = Otimização de determinadas áreas e não da empresa como um todo. Níveis intermediários. - Operacional = Formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Níveis inferiores da organização. DIVISÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

8 - Serve para:  Prover uma visão de futuro.  Definir uma direção (Foco).  Aproveitar as oportunidades.  Defender-se contra os riscos. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

9 - Definição das diretrizes:  Negócio.  Identidade.  Missão.  Visão.  Valores. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

10 - Negócio da empresa:  Abordagem das necessidades do cliente.  Qual é o maior benefício que seu cliente procura ao se dirigir à sua empresa. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

11 AUTO REALIZAÇÃO ABORDAGEM DAS NECESSIDADES DO CLIENTE FISIOLÓGICAS SEGURANÇA AFETIVO - SOCIAL AUTOESTIMA Desafios mais complexos, trabalho criativo, participação nas decisões. Ser gostado, reconhecimento, promoções, responsabilidade por resultados. Bom clima, respeito, aceitação, interação com colegas, superiores e clientes. Amparo legal, orientação precisa, segurança no trabalho, estabilidade, remuneração Alimentação, moradia, descanso, lazer etc.

12 QUAL É O MAIOR BENEFÍCIO QUE SEU CLIENTE PROCURA AO SE DIRIGIR À SUA EMPRESA - Marketing de Relacionamento. - Atrair. - Reter. - Fortificar relações.

13 LAÇOS MERCADOLÓGICOS - Laços financeiros. - Laços sociais. - Laços de customização. - Laços estruturais.

14 - Identidade:  Conjunto de atributos que a torna especial - Atributos Essenciais. - Atributos Acidentais. - Identidade é o que a empresa é não o que ela gostaria de ser. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

15 ATRIBUTOS - Atributos Essenciais: Funcionam da empresa para o consumidor. - Atributos Acidentais: Funcionam do consumidor para a empresa.


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