A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 1As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Domingos Cravo 26 de Outubro de 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 1As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Domingos Cravo 26 de Outubro de 2006."— Transcrição da apresentação:

1 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 1As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Domingos Cravo 26 de Outubro de 2006

2 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 2As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções A perspectiva das pequenas e médias sociedades

3 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 3As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Fonte: Sociedades de diversos países: Itália Suécia Alemanha UK França Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

4 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 4As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Aspectos essenciais da actividade O mercado é constituído por PMEs ( 97% das entidades são PME ) (Sw) Conceito de serviço (Sw) Flexibilidade (Sw) Organizações magras (Sw) Serviços competitivos (Sw) Envolvente familiar (Sw) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

5 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 5As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Os Serviços prestados Auditoria externa e serviços relacionados (It; G) Consultadoria em matérias legais, fiscais e financeiras (It; G) Intervenção em processos de insolvência e peritagens judiciais (It; G) Corporate finance: Avaliações e apoio à negociação (G) Relato financeiro e consultoria em matérias contabilísticas (It) Contabilidade, salários e declarações fiscais (It, G) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

6 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 6As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Os Serviços prestados Em Itália, há casos de sociedades onde os serviços prestados a entidades judiciais representam uma importante parcela do volume de negócios Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

7 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 7As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Os Serviços prestados Atenta a rápida evolução da tecnologia, equacionar o outsourcing tecnológico não constitui uma ameaça, mas sim uma oportunidade de aumentar valor aos serviços prestados (UK) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

8 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 8As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) A área geográfica de actuação Essencialmente, na área geográfica da sede (It) Expressão nacional (G) Regional (Sw) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

9 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 9As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Grau de diversificação Empresas com valores cotados (G) Empresas de média dimensão em crescimento (G) Empresas geridas pelos proprietários (G) Especialização em sectores de actividade que são fortemente desenvolvidos e geridos por PME (It) Especialização em segmentos de mercado ou em necessidades especiais de nichos de mercado (UK) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

10 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 10As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Grau de diversificação Os generalistas continuam a ter lugar, mas focalizar a actuação num dado sector de mercado permite, por um lado, construir e manter uma dada reputação e, por outro lado, reduzir os recursos empregues (Uk) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

11 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 11As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Processo de comunicação com os clientes Todos os clientes desejam atenção e contacto pessoal. A sociedade tem de dar esta resposta (G) Os sócios gerem os contactos diários com os clientes através de áreas restritas dos web sites (It) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

12 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 12As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Recursos Humanos Conhecimento para venda (Sw) Elevado nível de Educação (It, Sw) Incentivos à obtenção de qualificações profissionais acrescidas (G) Relação de longo prazo com os funcionários (It, Sw) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

13 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 13As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Benchmarking Troca de experiências (Sw) Organizações nacionais (Sw) Conferências internacionais (Sw) Networking (Sw, G) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

14 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 14As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Problemas: As limitações decorrentes do quadro legal A dimensão A forma de organização Práticas das pequenas e médias SROC

15 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 15As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Soluções: O alargamento do negócio O risco de auditoria O ajustamento organizacional As redes Práticas das pequenas e médias SROC Das sociedades de conveniência Às pequenas e médias SROC

16 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 16As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) As pessoas acreditam em nós e procuram- nos porque podemos ajudá-las a dormir bem à noite (Ian Morris- UK)

17 IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 17As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II)


Carregar ppt "IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 1As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Domingos Cravo 26 de Outubro de 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google