A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organismos Geneticamente Modificados (OGM) Paulo Monjardino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organismos Geneticamente Modificados (OGM) Paulo Monjardino."— Transcrição da apresentação:

1 Organismos Geneticamente Modificados (OGM) Paulo Monjardino

2 O que são OGM? Organismos que são manipulados geneticamente por técnicas de biotecnologia molecular com vista a introduzir-se ou suprimir-se determinadas características, sendo essas transmissíveis por via hereditária de forma estável às gerações seguintes.

3 O que são transgénicos Organismos que, por técnicas de biotecnologia, contêm material genético de outras espécies. Todos os transgénicos são OGM, mas nem todos os OGM são transgénicos.

4 Será que os transgénicos são a loucura total?

5 A modificação genética pelo homem só apareceu com os OGM? Não, o melhoramento com seleção, a engenharia genética clássica e, mais recentemente, a utilização de agentes mutagénicos, exercem esta função há muito tempo.

6 Qual é a novidade dos OGM? Possibilidade de controlar: Os genes introduzidos, A forma de expressão dos genes modificados no novo organismo, A forma como se expressarão nas gerações seguintes.

7 Comparação entre as cultivares tradicionais e OGM

8

9 Cultivares tradicionais Vantagens –Obtidas por metodologias mais conhecidas e tecnicamente mais acessíveis, pelo que há um maior número de empresas produtoras destas cultivares. –Podem ter uma grande diversidade de características introduzidas. –Frequentemente estão mais adaptadas a condições ambientais específicas. –As técnicas de melhoramento destas cultivares também são usadas em OGMs. Desvantagens –Desenvolvimento da cultivar é demorado. –Dificuldade em obter determinadas características. –Risco de introdução de genes indesejáveis. –Desconhecimento da natureza das melhorias introduzidas.

10 OGM Vantagens –Permite com precisão introduzir 1 a 8 genes de cada vez, sendo que a prazo será permitido introduzir um maior número. –Segurança alimentar: São sujeitos a elevada regulação e testes exaustivos, Presentemente centenas de milhão de refeições são servidas diariamente com produtos OGM. –Frequentemente contribuem para a melhoria do ambiente por permitirem reduzir o uso de pesticidas. –Redução dos custos de produção e/ou aumento da produtividade. –Possibilidade de se ter maior gama de herbicidas. –Em algumas espécies, o preço da produção é mais competitivo do que o das cultivares tradicionais. –Possibilidade de melhorar a qualidade da produção.

11 OGM Desvantagens –Demasiadas restrições ao seu cultivo, como no seu licenciamento, o que torna o desenvolvimento de novas cultivares muito cara. –Poucas empresas detêm registo de cultivares geneticamente modificadas. –Risco de passar genes a outras plantas Obriga a distâncias mínimas de segurança. Limitado no arroz e a aveia, nomeadamente em características que lhe dão maior competitividade. Impedido de ser cultivado em zonas de grande diversidade genética de determinadas espécies com que se possa cruzar. –Má perceção do público em geral devido a má informação e muita difamação.

12 Características introduzidas em OGM: Ação inseticida; Tolerância a infeções virais; Resistência a herbicidas; Alteração da maturação dos frutos; Retardar da senescência; Tolerância a stresses ambientais; Alteração da pigmentação das flores; Melhoria da qualidade proteica dos grãos e redução do grau de saturação de ácidos gordos; Aumento da produtividade; Plantas como bioreactores.

13 Resistência a insetos no algodão xii/biology/12-biotechnology-and-its-applications

14 Resistência a vírus de curgete Marc Fuchs and Dennis Gonsalves Annu. Rev. Phytopathol. 45:173–202

15 Resistência a herbicidas

16 Tolerância a stress hídrico

17 Afinal os OGM não são uma loucura, sendo irresponsável negar a possibilidade de se cultivar estas plantas, desde que se salvaguarde a segurança e o ambiente

18 É fundamental que a sociedade perceba minimamente o que são OGM, mesmo que muitos aspetos técnicos sejam complexos, pois incorre-se no risco de se especular, sem qualquer fundamento, passando-se a tomar decisões individuais e coletivas que não sejam mais que o reflexo de crenças e mitos, sem qualquer razão que as sustente.

19

20 O que é que está licenciado em Portugal? Apenas cultivares de milho que têm a transformação MON810. Transformação genética em que se introduziu o gene Cry1Ab da bactéria Bacillus thurigiensis que afeta apenas lepidópteros que se alimentam destas plantas.

21

22

23 Resistência insetos: MON810 Sesamia nonagrioides Ostrinia nubilalis - Pirale

24 Qual é o interesse do MON810 para os Açores Aumentar a produtividade do milho, dado que a planta, nomeadamente a massaroca, é sistematicamente atacada por insetos. Será possível combater-se assim a lagarta da pastagem? Mythimna unipuncta

25

26

27

28 Os OGM vieram para ficar e … ficaram mesmo!

29

30

31

32 Diatraea saccharalis Spodoptera frugiperda Helicoverpa zea


Carregar ppt "Organismos Geneticamente Modificados (OGM) Paulo Monjardino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google