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MATERIAIS/CQDM.

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Apresentação em tema: "MATERIAIS/CQDM."— Transcrição da apresentação:

1 MATERIAIS/CQDM

2 Histórico- Décadas de 70 e 80
PETROBRAS MERCADO Década de 70- Expansão na Capacidade de produção do Refino Fortes restrições à importação de equipamentos Década de 80- Investimentos na área de exploração e produção Plano Nacional de Desenvolvimento Programas de Nacionalização de Equipamentos Desafio: Atender aos programas de investimento na época, através de fornecimentos de equipamentos com padrão de qualidade condizente com as necessidades da PETROBRAS

3 Histórico- Décadas de 70 e 80
SERMAT IMPLANTA PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DOS MATERIAIS ADQUIRIDOS PELA PETROBRAS

4 Premissas do Programa Histórico- Décadas de 70 e 80
Baseado em normas canadenses de garantia da qualidade, oriundas da área nuclear; Definição dos Requisitos de Sistema da Qualidade a serem exigidos do mercado; Procedimentos específicos de auditoria e qualificação de fornecedores; Uso adequado do poder de compra da Petrobras, para fomentar a melhoria da qualidade dos materiais e serviços associados;

5 Resultados obtidos com o programa:
Histórico- Décadas de 70 e 80 Resultados obtidos com o programa: Depuração do Cadastro de Fornecedores; Aumento da confiabilidade operacional com a melhoria da qualidade dos materiais; Programa foi considerado de excelência pelo mercado;

6 Resultados obtidos com o programa:
Histórico- Décadas de 70 e 80 Resultados obtidos com o programa: Certificação da qualidade dos fornecedores, realizada pela Petrobras, passou a ser uma referência, reconhecida e utilizada por vários segmentos do mercado; Evolução do parque industrial brasileiro; Instituição do Prêmio Petrobras da Qualidade.

7 Fator preponderante para o sucesso do programa:
Histórico- Décadas de 70 e 80 Fator preponderante para o sucesso do programa: Auditorias de sistemas da qualidade: realizadas por equipes compostas por especialistas da Petrobras, em: Sistemas da Qualidade; especificação, operação ou manutenção dos equipamentos fabricados pela auditada permitindo: visão privilegiada quanto ao sistema da qualidade, capacitação fabril, engenharia e gestão de contratos.

8 Qualificação de fornecedores tem como focos principais:
Histórico- Década de 90 Qualificação de fornecedores tem como focos principais: Certificação do sistema da qualidade segundo a ISO série 9000, por terceira parte Universalização das normas ISO série 9000 de sistema da qualidade e surgimento do Sistema Brasileiro de Certificação Cerca de 90% das empresas qualificadas atendem a essa condição Tradição de fornecimento

9 Destacamos as seguintes metas, no período 2002-2006:
Plano Estratégico da PETROBRAS Destacamos as seguintes metas, no período : Produzir 1,95 milhão de barris/dia de petróleo, no Brasil; Refinar 1,8 milhão de barris/dia de petróleo, no Brasil; Refinar 260 mil barris/dia no exterior; Comercializar 75 milhões de Nm3/dia de gás natural, no país.

10 Plano de Investimentos na ordem de US$ 31 bilhões no período 2002-2006
Plano Estratégico da PETROBRAS Plano de Investimentos na ordem de US$ 31 bilhões no período Impactos em todos os segmentos industriais Dutos, equipamentos pesados de caldeiraria, mecânica industrial, máquinas rotativas, sistemas de automação, equipamentos de completação e produção submarina, equipamentos de geração de energia, equipamentos de proteção ao meio ambiente e segurança operacional, etc..

11 Novos Conceitos O conceito de Unidades de Alta Performance impõe novas exigências sobre a qualidade dos materiais e serviços associados: Visão da confiabilidade Baixo custo de manutenção ao longo do ciclo de vida Baixa necessidade de intervenções Baixo impacto ambiental e aumento da segurança operacional

12 Fatores motivadores Novos Conceitos
A garantia da disponibilidade das instalações e de operações dentro do conceito de alta performance depende de: Adequada concepção de engenharia; Garantia da qualidade no fornecimento de bens e serviços; Procedimentos operacionais sistematizados e modernos; Ênfase na aplicação de técnicas de manutenção preventiva e preditiva;

13 Ações concretas Conseqüências dos Novos Conceitos
Empreender ações que garantam a efetiva qualidade de bens e serviços; Articular-se com o mercado, de modo a garantir o atendimento às demandas da Petrobras; Atuar de forma rápida, priorizando ações e direcionando as potencialidades da indústria.

14 Plano Estratégico da PETROBRAS
É imperativo para a PETROBRAS, visando cumprir suas metas, atender o Plano de Investimentos e assegurar a aplicação dos conceitos de Unidades de Alta Performance; É necessário que haja uma resposta adequada do mercado fornecedor, através da incorporação dos novos conceitos e reavaliação de sua engenharia e capacitação fabril para atendimento à demanda prevista.

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16 Programa aprovado pela Diretoria Executiva da Petrobras, com objetivo de atuar proativamente junto ao mercado fornecedor, no sentido de contribuir para o aumento da disponibilidade e confiabilidade das instalações, permitindo desempenho de alta performance e operações seguras e não agressivas ao meio ambiente.

17 Objetivos do Programa:
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Objetivos do Programa: Garantir a qualidade dos materiais e serviços associados fornecidos à PETROBRAS; Proteger o volume de investimentos previstos no Plano Estratégico de US$ 31 bilhões; Desenvolver o mercado para atendimento às necessidades da PETROBRAS;

18 Objetivos do Programa ( continuação )
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Objetivos do Programa ( continuação ) Contribuir para a inserção de novos conceitos de confiabilidade operacional e de alta performance; Consolidar a imagem da Petrobras como empresa cidadã.

19 Recursos Humanos alocados
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Recursos Humanos alocados Coordenação: MATERIAIS Participação intensiva das Áreas de Negócio e de Serviços da PETROBRAS; Mais de cem técnicos e gerentes envolvidos.

20 Recursos Humanos alocados
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Recursos Humanos alocados Atuação em rede Auditores Líderes em Sistemas da Qualidade; Especialistas das áreas de processo, projeto e produto (inspeção de fabricação ou de equipamentos e manutenção) Suporte administrativo

21 Recursos Humanos alocados
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Recursos Humanos alocados Uso de recursos contratados Auditores Líderes em Sistemas da Qualidade; Especialistas em equipamentos (projeto, inspeção, manutenção, etc.)

22 Programa de Garantia da Qualidade
de Materiais e Serviços Associados Prazo O Programa proposto deverá gerar resultados para suportar a consecução dos objetivos previstos no Plano Estratégico. Visualiza-se um horizonte de 5 (cinco) anos para a vigência do Programa esperando-se resultados quantificáveis a curto prazo.

23 Resultados Esperados:
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Resultados Esperados: Garantir a qualidade dos materiais e serviços associados; Reduzir os riscos operacionais; Fomentar a competitividade do mercado fornecedor;

24 Resultados Esperados ( cont.)
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Resultados Esperados ( cont.) Garantir o suprimento com preço, prazo e qualidade adequados; Contribuir para a melhoria do fator operacional das instalações da Companhia.

25 Onze Planos de Ações decorrentes
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Três Projetos Básicos Projeto 1 – Qualificação de Fornecedores Projeto 2 – Desenvolvimento de Mercado e de Produtos Projeto 3 – Fomento à competitividade Onze Planos de Ações decorrentes

26 Projeto 1 – Qualificação de Fornecedores
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Projeto 1 – Qualificação de Fornecedores Objetivo Garantir a qualidade dos materiais e serviços associados para viabilizar operações em altos padrões de confiabilidade e disponibilidade.

27 Projeto 1 – Qualificação de Fornecedores Diretrizes
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Projeto 1 – Qualificação de Fornecedores Diretrizes Compatibilização Cadastro X Master Vendor List; Auditorias de Qualidade com foco no produto; Acompanhamento e resolução dos Comunicados de Ocorrência de Divergências- COD

28 Garantir o suprimento de materiais
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Projeto 2 – Desenvolvimento de Mercado e de Produtos Objetivo Garantir o suprimento de materiais

29 Projeto 2 – Desenvolvimento de Mercado e de Produtos
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Projeto 2 – Desenvolvimento de Mercado e de Produtos Diretrizes Buscar a adequação da capacidade fabril do mercado; Desenvolvimento de novos fornecedores; Inovações–potencialização de novas soluções; Aprimoramento da engenharia industrial.

30 Projeto 3 – Fomento a competitividade
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Projeto 3 – Fomento a competitividade Objetivos Melhoria do nível de competitividade do mercado; Redução dos custos do ciclo de vida

31 Projeto 3 – Fomento à competitividade Diretrizes
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Projeto 3 – Fomento à competitividade Diretrizes Conscientizar mercado fornecedor; Atuar junto a fornecedores de itens críticos; Incentivar ações de melhoria da qualidade de mão de obra; Incentivar o uso das fontes de fomento disponíveis no país (BNDES e FINEP);

32 Planos de Ação Programa de Garantia da Qualidade
de Materiais e Serviços Associados Planos de Ação

33 Definir interfaces com as Áreas de Negócios e de Serviços da PETROBRAS
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Definir interfaces com as Áreas de Negócios e de Serviços da PETROBRAS Concluído

34 Definir materiais x demanda da PETROBRAS
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Definir materiais x demanda da PETROBRAS Definir critérios de enquadramento e os materiais que farão parte do programa Concluídos

35 Programa de Garantia da Qualidade
de Materiais e Serviços Associados Definição dos materiais e níveis de prioridade, que farão parte do programa: Exemplos de materiais/equipamentos prioridade A (do total de 44): Árvore de Natal Molhada; Bombas de processo; Compressores de gás; Equipamentos de combate de danos ao meio ambiente; Umbilicais; Subestações; Vasos de pressão; Reatores de processo.

36 Programa de Garantia da Qualidade
de Materiais e Serviços Associados Definição dos materiais e níveis de prioridade, que farão parte do programa: Exemplos de materiais/equipamentos prioridade B (do total de 17): Mangotes marítimos; Tubos de revestimento; Válvulas esfera de aplicação submarina; Instrumentos de medição e controle de fluxo, nível e movimentos mecânicos; Sistemas de aproximação de navios;

37 Programa de Garantia da Qualidade
de Materiais e Serviços Associados Definição dos materiais e níveis de prioridade, que farão parte do programa: Exemplos de materiais/equipamentos prioridade C (do total de 10): Acessórios de tubulação; Geradores de vapor; Produtos químicos para poços de petróleo; Selos mecânicos;

38 Requisitos críticos sendo estabelecidos
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Identificar requisitos críticos de projeto, que impactam as etapas de fabricação e aceitação dos materiais selecionados Plano em andamento; Requisitos críticos sendo estabelecidos pelos especialistas da PETROBRAS, para os materiais selecionados; Cronograma: Materiais prioridade A: até agosto/02 Materiais prioridade B: até novembro/02 Materiais prioridade C: até março/03

39 Definir requisitos adicionais de qualidade com foco no produto
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Definir requisitos adicionais de qualidade com foco no produto Plano em andamento, conjugado com o anterior; Requisitos da qualidade serão estabelecidos pelo MATERIAIS, considerando os requisitos críticos de projeto; Cronograma: Materiais prioridade A: até agosto/02 Materiais prioridade B: até novembro/02 Materiais prioridade C: até março/03

40 Mapeamento efetuado com base: em auditorias já efetuadas;
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Mapear os fornecedores qualificados e potenciais que farão parte do programa, quanto ao atendimento aos requisitos da qualidade e capacidade instalada Mapeamento efetuado com base: em auditorias já efetuadas; em questionários a serem preenchidos pelos fornecedores; em auditorias complementares a serem realizadas.

41 Materiais prioridade A: entre junho/02 e outubro/02;
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Cronograma: Materiais prioridade A: entre junho/02 e outubro/02; Materiais prioridade B: entre novembro/02 e fevereiro/03; Materiais prioridade C: entre março/03 e junho/03.

42 Ações sobre os fornecedores Projeto 1 - Qualificação
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Ações sobre os fornecedores Projeto 1 - Qualificação Apresentação do resultado da Auditoria: grau de atendimento aos requisitos de qualidade; Apresentação pelo fornecedor do Plano de Ações Corretivas; Acompanhamento e monitoração do Plano de Ações Corretivas; Consequências para o Cadastro.

43 Materiais prioridade A: a partir de julho/02
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Cronograma: Materiais prioridade A: a partir de julho/02 Materiais prioridade B: a partir de novembro/02 Materiais prioridade C: a partir de março/03

44 Ações sobre os Fornecedores Projeto 2 - Desenvolvimento
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Ações sobre os Fornecedores Projeto 2 - Desenvolvimento Estabelecimento de Termos de Cooperação Tecnológica para Materiais e Equipamentos novos; Aproximação entre fabricantes nacionais e do exterior para suprir “gap” tecnológico; Aproximação entre fabricantes e Centros de Excelência no país para suporte à soluções de alto agregado tecnológico; Promover o aprimoramento do capital humano.

45 Materiais prioridade A: a partir de julho 02;
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Cronograma Materiais prioridade A: a partir de julho 02; Materiais prioridade B: a partir de novembro 02; Materiais prioridade C: a partir de março 03.

46 Ações sobre os Fornecedores Projeto 3 – Fomento à Competitividade
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Ações sobre os Fornecedores Projeto 3 – Fomento à Competitividade Promover aproximação dos fornecedores e entidades de fomento por intermédio das associações de classe; Apresentações em diversas Federações de Indústrias; Promover a discussão de questões de interesse em organismos representativos ( ONIP, Federações de Indústrias etc ) ; Divulgar os mecanismos de fomento;

47 Mensagens finais Programa de Garantia da Qualidade
de Materiais e Serviços Associados Mensagens finais Os conceitos de confiabilidade e disponibilidade estão intimamente associados ao nível de qualidade dos materiais empregados; Petrobras passa a uma nova fase de relacionamento com o mercado de bens e serviços, objetivando proteger seu volume de investimentos;

48 Mensagens finais Programa de Garantia da Qualidade
de Materiais e Serviços Associados Mensagens finais Mercado está sendo convidado a se adequar para atender às demandas da Petrobras, através de ações coordenadas entre a Companhia, Associações de Classe e o próprio mercado fornecedor; Investimentos, educação, inovação, produtividade e competitividade são as principais fontes para o crescimento de longo prazo;

49 Mensagens finais Programa de Garantia da Qualidade
de Materiais e Serviços Associados Mensagens finais A indústria é a principal responsável pela produção e difusão do avanço tecnológico com soluções inovadoras; o foco para o futuro da indústria no Brasil deve ser a COMPETITIVIDADE. Os saltos qualitativos para as grandes conquistas exigem visão, determinação, organização e instrumentos. O Programa de Garantia da Qualidade dos Materiais e Serviços Associados pretende ser um dos instrumentos para um novo patamar de excelência.

50 VOCÊ FORNECEDOR É NOSSO CONVIDADO NESTE PROGRAMA
Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Mensagens Finais VOCÊ FORNECEDOR É NOSSO CONVIDADO NESTE PROGRAMA


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