A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Qualidade Alexandre Dias Revisão 1. Sobre o período da Revolução Industrial, está correto: I.A habilidade, a força e a capacidade de aprendizagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade Alexandre Dias Revisão 1. Sobre o período da Revolução Industrial, está correto: I.A habilidade, a força e a capacidade de aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade Alexandre Dias Revisão 1

2 Sobre o período da Revolução Industrial, está correto: I.A habilidade, a força e a capacidade de aprendizagem eram determinadas para cada trabalhador de forma a colocar as pessoas em funções nas quais pudessem se adaptar melhor. II.As atividades eram cronometradas para definir com precisão o tempo padrão de produção pelo trabalhador em cada tarefa. III.Determinava-se o tempo apropriado de lazer, de modo que a carga horária de trabalho possibilitasse ao trabalhador o período adequado de descanso. 2

3 Pontos-chave da Administração Científica Fonte: Adaptado de Bateman e Snell (1998). 3 Administração Científica Conceitos-chave Analisava o trabalho, utilizando métodos científicos para determinar a “única melhor maneira” de completar as tarefas de produção. Enfatizava o estudo das tarefas, a seleção e o treinamento de trabalhadores e a cooperação entre eles e a administração. Contribuições Melhorou a produtividade e a eficiência das fábricas. Introduziu a análise científica no ambiente de trabalho. Limitações Os pressupostos motivacionais eram simplistas. Os trabalhadores eram vistos como partes de uma máquina. Havia potencial para a exploração do trabalho. Ignorava o relacionamento entre a organização e seu ambiente.

4 Considere a afirmação sobre Qualidade “É o equilíbrio entre custo e preço, ou seja, um produto de qualidade deve apresentar o desempenho esperado a um custo e preço aceitáveis.” Tal perspectiva está baseada em qual dimensão da qualidade? a)Produto b)Usuário c)Valor d)Produção e)Transcendental 4

5 Dimensões da qualidade Fonte: Elaborado a partir de Garvin (1992). 5 Transcendental Produto Usuário Produção Valor

6 Visibilidade e Qualidade O quanto das atividades de uma operação é percebido pelo consumidor Processamento de consumidores Processamento de materiais Operações de alto contato Operações de baixo contato Habilidades de contato com o consumidor +- 6

7 Atendimento ao cliente (treinamento) 7

8 8 AutorPrincipais contribuições Deming14 princípios para o desenvolvimento de um programa de gestão da qualidade Fundamentos do controle dos processos, causas comuns e especiais Ciclo PDCA JuranAplicação do tema qualidade à estratégia empresarial Melhoria contínua Trilogia da qualidade: planejamento, controle e melhoria da qualidade FeigenbaumDefinição de parâmetros para caracterizar ou avaliar a qualidade tanto dos produtos quanto dos serviços Conceito de Controle da Qualidade Total Custos da qualidade e da não qualidade IshikawaCírculo de Controle da Qualidade(CCQ) Diagrama de causa e efeito Disseminação das ferramentas de gestão, controle da qualidade – gerentes e supervisores.

9 Aspectos-chave na Gestão por Processos 9 Fonte: Sordi (2005, p. 27).

10 Atividade A indústria Delta Eletrônicos diagnosticou certa frequência de produtos defeituosos. Ao buscar solucionar o problema, o gerente propôs: – a construção e análise de um diagrama de causa e efeito – a realização de um brainstorming para levantar possíveis causas 10

11 Diagrama de causa e efeito 11 Problema Efeito Causas Meio de medida Mão de obra Máquina Material Método Meio ambiente Componentes de má qualidade Máquina obsoleta Não realização de testes de ajuste

12 Custo das Ações 12 AçõesCusto (R$) Aquisição de MP de melhor qualidade R$ ,00 / ano TreinamentoR$ ,00 Contratação de 5 colaboradores R$ ,00 / mês Aquisição de máquina nova R$ ,00 TOTALR$ ,00

13 Priorização das Ações 13 Descrição do ProblemaGUTGxUxT Os funcionários não estão treinados adequadamente O número de funcionários não é suficiente A MP está com a qualidade ruim A máquina está obsoleta 33327


Carregar ppt "Gestão da Qualidade Alexandre Dias Revisão 1. Sobre o período da Revolução Industrial, está correto: I.A habilidade, a força e a capacidade de aprendizagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google