A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Qualidade Revisão 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade Revisão 1"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade Revisão 1
Alexandre Dias

2 Sobre o período da Revolução Industrial, está correto:
A habilidade, a força e a capacidade de aprendizagem eram determinadas para cada trabalhador de forma a colocar as pessoas em funções nas quais pudessem se adaptar melhor. As atividades eram cronometradas para definir com precisão o tempo padrão de produção pelo trabalhador em cada tarefa. Determinava-se o tempo apropriado de lazer, de modo que a carga horária de trabalho possibilitasse ao trabalhador o período adequado de descanso.

3 Pontos-chave da Administração Científica
Conceitos-chave Analisava o trabalho, utilizando métodos científicos para determinar a “única melhor maneira” de completar as tarefas de produção. Enfatizava o estudo das tarefas, a seleção e o treinamento de trabalhadores e a cooperação entre eles e a administração. Contribuições Melhorou a produtividade e a eficiência das fábricas. Introduziu a análise científica no ambiente de trabalho. Limitações Os pressupostos motivacionais eram simplistas. Os trabalhadores eram vistos como partes de uma máquina. Havia potencial para a exploração do trabalho. Ignorava o relacionamento entre a organização e seu ambiente. Fonte: Adaptado de Bateman e Snell (1998).

4 Considere a afirmação sobre Qualidade
“É o equilíbrio entre custo e preço, ou seja, um produto de qualidade deve apresentar o desempenho esperado a um custo e preço aceitáveis.” Tal perspectiva está baseada em qual dimensão da qualidade? Produto Usuário Valor Produção Transcendental

5 Dimensões da qualidade
Transcendental Produto Usuário Produção Valor Fonte: Elaborado a partir de Garvin (1992).

6 Visibilidade e Qualidade
O quanto das atividades de uma operação é percebido pelo consumidor Processamento de consumidores Processamento de materiais Operações de alto contato Operações de baixo contato Habilidades de contato com o consumidor + -

7 Atendimento ao cliente (treinamento)

8 Autor Principais contribuições Deming 14 princípios para o desenvolvimento de um programa de gestão da qualidade Fundamentos do controle dos processos, causas comuns e especiais Ciclo PDCA Juran Aplicação do tema qualidade à estratégia empresarial Melhoria contínua Trilogia da qualidade: planejamento, controle e melhoria da qualidade Feigenbaum Definição de parâmetros para caracterizar ou avaliar a qualidade tanto dos produtos quanto dos serviços Conceito de Controle da Qualidade Total Custos da qualidade e da não qualidade Ishikawa Círculo de Controle da Qualidade(CCQ) Diagrama de causa e efeito Disseminação das ferramentas de gestão, controle da qualidade – gerentes e supervisores.

9 Aspectos-chave na Gestão por Processos
Fonte: Sordi (2005, p. 27).

10 Atividade A indústria Delta Eletrônicos diagnosticou certa frequência de produtos defeituosos. Ao buscar solucionar o problema, o gerente propôs: a construção e análise de um diagrama de causa e efeito a realização de um brainstorming para levantar possíveis causas

11 Diagrama de causa e efeito
Causas Causas Causas Meio de medida Máquina obsoleta Máquina Mão de obra Problema Efeito Componentes de má qualidade Não realização de testes de ajuste Meio ambiente Método Material Causas Causas Causas

12 Custo das Ações Ações Custo (R$) Aquisição de MP de melhor qualidade
R$ ,00 / ano Treinamento R$ ,00 Contratação de 5 colaboradores R$ ,00 / mês Aquisição de máquina nova R$ ,00 TOTAL R$ ,00

13 Priorização das Ações Descrição do Problema G U T GxUxT
Os funcionários não estão treinados adequadamente 3 4 5 60 O número de funcionários não é suficiente 2 12 A MP está com a qualidade ruim 80 A máquina está obsoleta 27


Carregar ppt "Gestão da Qualidade Revisão 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google