A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Central Nuclear PWR 30 Toneladas/ano Combustível Radioactivo 3 m 3 Resíduos alta actividade 30 anos de actividade da central nuclear 100 m 3 Resíduos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Central Nuclear PWR 30 Toneladas/ano Combustível Radioactivo 3 m 3 Resíduos alta actividade 30 anos de actividade da central nuclear 100 m 3 Resíduos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Central Nuclear PWR 30 Toneladas/ano Combustível Radioactivo 3 m 3 Resíduos alta actividade 30 anos de actividade da central nuclear 100 m 3 Resíduos sólidos alta actividade

3 Resíduos de alta actividade Matriz de vidro (ex:. Pirex elevada estabilidade, resistência ao calor, às acções químicas, às radiações e às acções mecânicas). Introdução em contentores de aço inoxidável anos em piscinas ou câmaras ventiladas. Colocar em cavidades rochosas: salas revestidas por chumbo e titano (4000 anos). Ex:. Formações geológicas onde se situam as minas de sal-gema.

4 Os depósitos em camadas geológicas estáveis (granito, sal, argila) são considerados como a solução mais segura para os resíduos radioactivos de alta actividade e vida longa. As minas de Asse na Alemanha mantêm-se inalteradas à mais de 100 milhões de anos. Fig.4.: Sistema de barreiras múltiplas para armazenagem de resíduos radioactivos a grande profundidade.

5 Separação e Transmutação de Radionuclidos Extracção química de radionuclidos de vida longa que estão contidos nos resíduos, transformando-os em radionuclidos de vida curta, através da irradiação com neutrões. Tecnécio-99 e iodo-129 (período de semi- desintegração: 200 mil anos e 16 milhões de anos). Separação e transmutação. Semi-desintegração de 16 segundos a 12 horas. Elementos radiotóxicos (isótopos de plutónio, neptúnio, amerício e cúrio) com vida longa (milhares de anos). Irradiação com neutrões havendo cissão. Produtos da cissão de vida curta (30 anos ou menos).

6 Segurança das Centrais Nucleares Objectivo: retenção de substâncias radioactivas que são produzidas no reactor durante o seu funcionamento. A medida preventiva fundamental consiste em interpor sucessivas barreiras entre essas substâncias e o ambiente exterior. Sistemas de Segurança: Intrínseca: circulação do fluido de refrigeração em convecção natural quando as bombas deixam de funcionar. Passiva: actuam por si próprios (ex:.queda das barras de comando por acção da gravidade, nalguns reactores nucleares). Activa: funcionam por acção de um sinal proveniente de um sensor. Pode estar associada à acção passiva.

7 Ocorrência s Nucleares

8 Perspectiva Futura Fusão Nuclear

9 Fusão Fusão de 2 ou mais núcleos atómicos leves (hidrogénio, deutério ou tritio) para formarem um único núcleo atómico com libertação duma quantidade colossal de energia. O tokamak ( câmara magnética) é um potente electroíman que através do seu campo magnético mantém a reacção de fusão sobre a forma de plasma. A fusão nuclear é o processo responsável pela produção da energia do Sol e das outras estrelas. A fusão nuclear é o processo responsável pela produção da energia do Sol e das outras estrelas.

10 Vantagens da fusão Combustíveis abundantes e distribuídos por toda a Terra. Hidrogénio e trítio podem ser usados como fonte de combustível. Geração mais elevada de energia por unidade de massa do que na fissão. Não produz resíduos radioactivos porque o produto da fusão será inócuo (He). Fonte inesgotável de energia e baixo impacto ambiental:

11 Maior segurança : Nos reactores termonucleares é impossível a ocorrência duma reacção nuclear em cadeia. Deutério entra no reactor à medida que é utilizado, o que permite a paragem quase instantânea da operação do reactor se ocorrer alguma anomalia no seu funcionamento. Não há transporte de combustíveis nucleares fora das instalações onde se situa o reactor.

12 O Trítio existente no interior do reactor apenas garante o seu funcionamento alguns segundos, assim a radioactividade resultante fora da central nunca atingiria níveis que obrigassem à evacuação das populações. Os combustíveis base (Deutério e Lítio) dum reactor de fusão não são radioactivos. O Trítio é radioactivo, mas com semi-vida curta (12.5 anos). Nesta aplicação não é perigoso porque está contido no interior do reactor. Na fusão termonuclear controlada por confinamento magnético, o plasma está contido numa garrafa magnética, no interior da câmara de vácuo. Se o confinamento magnético for destruído, o plasma quente atinge as paredes da câmara, arrefece e as reacções de fusão param automaticamente. Na fusão termonuclear controlada por confinamento magnético, o plasma está contido numa garrafa magnética, no interior da câmara de vácuo. Se o confinamento magnético for destruído, o plasma quente atinge as paredes da câmara, arrefece e as reacções de fusão param automaticamente.


Carregar ppt "Central Nuclear PWR 30 Toneladas/ano Combustível Radioactivo 3 m 3 Resíduos alta actividade 30 anos de actividade da central nuclear 100 m 3 Resíduos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google