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QUALIDADE NA ATENÇÃO HOSPITALAR

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Apresentação em tema: "QUALIDADE NA ATENÇÃO HOSPITALAR"— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE NA ATENÇÃO HOSPITALAR
DANNIELLA DAVIDSON CASTRO 1

2 O QUE ERAM OS HOSPITAIS 2

3 O QUE ERAM OS HOSPITAIS 3

4 Um caminho para a qualidade….
4

5 OS HOSPITAIS SÃO SEGUROS?
5

6 OS HOSPITAIS SÃO SEGUROS?
6

7 OS HOSPITAIS SÃO SEGUROS?
7

8 ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL
A constituição Federal de 1988 passou a garantir o direito à saúde Garantiu a democracia na assistência à saúde Culminou com a implantação do SUS 8

9 OS HOSPITAIS SÃO SEGUROS?
Concentração de agentes patogênicos Quantidade de equipamentos elétricos e de suporte à vida Profissionais humanos e passíveis de erro 9

10 OS HOSPITAIS SÃO SEGUROS?
10

11 OS HOSPITAIS SÃO SEGUROS?
Concentração de agentes patogênicos Quantidade de equipamentos elétricos e de suporte à vida Profissionais humanos e passíveis de erro 11

12 Histórico da Acreditação Hospitalar
Colégio americano de cirurgiões Primeira avaliação :de 692 só 89 cumpriram os padrões Programa de padronização hospitalar – 1924 Procedimentos médicos e processos de trabalho Grande procura de especialidades após a segunda guerra mundial 1951-Criada a comissão conjunta de acreditação nos hospitais 1952 – Programa de acreditação hospitalar ONA_ Organização Nacional de Acreditação 12

13 ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO
Organização privada Sem fins lucrativos De interesse coletivo Implantar e implementar a nível nacional um processo permanente de melhoria da qualidade na assistência à saúde Estimular todos os serviços de saúde a atingirem padrões mais elevados de qualidade, dentro do Processo de Acreditação 13

14 INSTITUIÇÕES ACREDITADORAS
São empresas de direito privado credenciadas pela ONA que tem a responsabilidade de proceder à avaliação e à certificação da qualidade dos serviços de saúde em âmbito nacional. 14

15 ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL
A constituição Federal de 1988 passou a garantir o direito à saúde Garantiu a democracia na assistência à saúde Culminou com a implantação do SUS 15

16 O SUS Unificou os sistemas de saúde
Integrou e descentralizou ações e serviços Democratizou o acesso da saúde à população 16

17 O SUS Nova forma de gestão Romper com os sistemas tradicionais
Mudança na lógica do atendimento Identificar pessoas em situação de risco Ética 17

18 INSTRUMENTOS LEGAIS NRs Manual de acreditação Hospitalar 18

19 MANUAL BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR
Instrumento de avaliação da qualidade institucional Engloba todas as unidades do hospital É voluntário É sigiloso É periódico É reservado Apresenta padrões de qualidade para cada unidade É dividido em níveis Apresenta exigências 19

20 MANUAL BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO
Nível 1: Atendimento dos requisitos básicos (Segurança, estrutura, habilitação dos profissionais) Nível 2: Planejamento da assistência (Atividades de apoio, treinamento, controle, auditoria, manuais, rotinas) Nível 3: Política institucional (Novas tecnologias, avaliação técnica dos profissionais, grau de satisfação do usuário) 20

21 21

22 NÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO
Nível 1: Acreditado (atende aos requisitos básicos) Nível 2: Acreditado Pleno (requisitos básicos mais procedimentos padronizados) Nível 3: Acreditado com excelência (requisitos básicos, procedimentos padronizados mais indicadores) 22

23 VANTAGENS DA ACREDITAÇÃO
Critérios e objetivos concretos e consistentes Adaptada à realidade brasileira Ferramenta para motivar e disseminar a qualidade Segurança para os pacientes e profissionais Reduz os riscos Acrescenta valor à imagem da Instituição Estratégia que agrega um diferencial em relação à concorrência 23

24 DO LADO DOS PACIENTES.... 24

25 O Paciente é a razão de ser do serviço de saúde?
GESTÃO DO CUIDADO O Paciente é a razão de ser do serviço de saúde? 25

26 GESTÃO DO CUIDADO 26

27 Antes: Prontuário do médico Hoje: Prontuário do paciente
27

28 Segundo Malik e Schiesari (2011) “qualidade é atender (ou superar) as expectativas do cliente, é aquilo pelo que se está disposto a pagar,, é diminuir o risco para os pacientes, é sentir-se bem tratado. Qualidade deveria ser o resultado de um esforço para fazer a coisa correta no momento mais adequado e da maneira certa,, não ser vista como mais uma obrigação (pontual) ou o cumprimento de um requisito sem sentido.” 28

29 FERRAMENTAS DA ATENÇÃO E CUIDADO
Acolhimento : Vínculo Humanização. 29

30 FERRAMENTAS DA ATENÇÃO E CUIDADO
Acolhimento : Vínculo Humanização. 30

31 ACOLHIMENTO É uma tecnologia leve Escuta qualificada
Compromisso com a resolução do problema de saúde Efeito de acolher, dar agasalho, recepcionar, dar consideração (Ferreira, 31

32 VÍNCULO 32

33 HUMANIZAÇÃO 33

34 TAREFA Morder o fruto amargo e não cuspir
08/04/201708/04/201708/04/201708/04/201708/04/201708/04/201708/04/201708/04/201708/04/201708/04/2017 TAREFA Morder o fruto amargo e não cuspir Mas avisar aos outros o quanto é amargo Cumprir o trato injusto e não falhar Mas avisar aos outros o quanto é injusto Sofrer o esquema falso e não ceder Mas avisar aos outros o quanto é falso Dizer também que são coisas mutáveis E quando em muitos a noção pulsar Do amargo, injusto e falso por mudar Então, confiar à gente exausta o plano De um mundo novo e muito mais humano! (Geir Campos)

35 QUALIDADE NA ATENÇÃO HOSPITALAR
08/04/201708/04/201708/04/201708/04/201708/04/201708/04/201708/04/201708/04/201708/04/201708/04/2017 QUALIDADE NA ATENÇÃO HOSPITALAR OBRIGADA.

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