A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planeamento Estratégico João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planeamento Estratégico João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança."— Transcrição da apresentação:

1 Planeamento Estratégico João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança

2 Antevisão Gerir duas Empresa Tipos de Planeamento Planeamento Formal e Informal Missão, Objectivos e Estratégias Planeamento Operacional Implementação da Estratégia

3 O gestor têm sempre de gerir duas empresas: –Empresa Actual –Empresa do Futuro Planeamento Estratégico

4 Meios PresenteFuturo Gestão Geral Produção Marketing Finanças Sistemas Informação Estratégia D. PlaneamentoAdministraçãoD.Funcionais Planeamento Estratégico

5 Desenvolvimento das áreas da Gestão Inicio Século Década de 50 Década 60 Inicio Década 60 fim Década 70 inicio Décadas 30 e 40 Década 70 e 80 Contas Gestão Pessoal FinançasSistema Inform. MarketingGestão Produção Estratégia

6 Tipos de Planeamento Tipos de Planeamento Estratégico (Onde) Não Estratégico (Como) Áreas Geográficas Indústrias Segmentos Longo Prazo Curto Prazo Organizativo Funcional Objectivos Programação Objectivos (MBO) Regras (Manual) Orçamentos Grande Estrutura Micro Estrutura Finanças Pessoal Macro Estrutura Produção Marketing

7 Gestão do Planeamento Departamento de Planeamento –Gerir a dimensão temporal –Organização empresa –Controlo empresa

8 Funções Departamento de Planeamento Gerir o Sistema Fornecimento Informações Gerir sistemas de suporte

9 Fornecimento Informações Lista Oportunidades Matriz Segmentação (produtos-mercados) Factores Críticos de Sucesso Avaliação de Sinergias Proposta Objectivos Proposta Macro-estrutura

10 Sistemas de Suporte Análise do Cliente Produção Informação Interna Estatísticas Tecnologia

11 Director de Planeamento Director Planeamento Dá Informação Estuda a Informação Presta Esclarecimentos Emite Opiniões Decide Director Geral Antes Reuniões Durante Reuniões

12 Estado do planeamento é função de : –Curto Prazo versus Longo Prazo –Formal versus informal Estado do Planeamento

13 Inexistente FormalInformal Estratégico Longo Prazo Curto Prazo Estado do Planeamento

14 Evolução do Planeamento Complexidade –Organizacional –Meio Ambiente –Variação Resultados Dimensão –Necessidade coordenação –Disponibilidade financeira

15 Manual de Procedimentos Documentos Escritos Departamento de Planeamento Elementos do Planeamento Formal

16 Elementos Comuns Planeamento Feitos por operacionais Continuo (pelo menos repetitivo) Total (curto prazo a estratégico e depart.) Simples Participativo Apoio do Chefe Alternativas, Escolha, Implementação

17 Adaptado Estilo Gestão Participação diversos níveis hierárquicos Adaptado Estrutura Top-Down Bottom-Up Elementos Comuns Planeamento

18 Plano e Planeamento Plano - documento escrito contendo os objectivos, programação de actividades (Estático) Planeamento - Processo de definição dos objectivos e estratégias (Dinâmico)

19 1. Definir o que é a organização aos stakeholders. 2. Inspirar uma visão do que organização pode ser 3. Estabelecer como a visão pode ser obtida. 4. Estabelecer as prioridades fundamentais. A Missão da Organização

20 5. Estabelecer um sentido comum. 6.Criar um filosofia ancora. 7.Gerar uma atitude de entusiasmo e acção. 8.Motivar os trabalhadores e valorizar indivíduo. A Missão da Organização

21 Os objectivos bem Definidos 1.Dizer exactamente qual é o resultado pretendido. 2.Especificar quando deve ser atingido 3.Identificar como o resultado deve ser medido

22 A importância dos Objectivos 1. Os objectivos permitem identificar o alvo. 2.Os objectivos estabelecem padrões de medida. 3.Os objectivos criam empenhamento colectivo. 4.Os objectivos são desafios e motivadores.

23 Objectivos em Diversas Áreas: Rentabilidade e Produtividade Posição no Mercado Desempenho de Gestão Responsabilidade Social Desenvolvimento e Inovação

24 Prioridades: Ordenar, objectivos e actividades por importância A Objectivos Críticos para o Sucesso (estratégicos) B Objectivos fundamentais melhorar desempenho C Objectivos desejáveis melhorar desempenho

25 Objectivos - orientação esforços Metas - base de controlo actividades Objectivos Metas Objectivos e Metas

26 Componentes das Metas Objectivo Pretendido Índice para medir o progresso para o objectivo Alvo ou barreira a ser conseguida Horizonte Temporal para Conseguir o Alvo

27 Definição dos Objectivos

28 Planeamento Estratégico e Operacional Planeamento Estratégico - diversificar Planeamento Operacional: –O que diversificar –Para onde diversificar –Quanto dinheiro será necessário –Qual o modo de financiamento –Quais as implicações no Marketing, Produção, etc.

29 . Escolha Estratégica Funcional Negócio Empresa Global

30 Estratégia a Nível Funcional Produção Marketing Logística e Distribuição Investigação e Desenvolvimento Recursos Humanos Escolha Estratégica

31 . Estratégia de Negócio Liderança pelos Custos Diferenciação Focagem Escolha Estratégica

32 Estratégia de Empresa Integração Vertical Diversificação Alianças Estratégicas Aquisições Novos Empreendimentos Gestão de Carteira Negócios Escolha Estratégica

33 Consistência do Planeamento Operacional –O planeamento reflecte as práticas desejadas? –O planeamento é prático face às situações existentes ? –O planeamento está definido em função áreas críticas ? –Os planos operacionais são consistentes entre si ? –Os planos operacionais reflectem os timings?

34 Articulação Planeamento ObjectivosIntroduzir novo produto Estratégiazona X preço prémio Obj.TácticosVol. Vendas 400,000 a $5 Acções TácticasFazer um mailing directo Recursos$25000 e 2 meses trabalho Metas TemporaisJan 2000 a Dez 2000 ResponsávelGestor Produto

35 Plano Financeiro Fontes de Financiamento Política estrutura de capital Política de dividendos Comprar ou Alugar Atitude face ao Risco

36 Fases Orçamentais Objectivos Negociação Fixação Planos de Acção Escolha para Alcance dos Objectivos Orçamentos Quantificação Monetária dos Planos Fase 1 Fase 2 Fase 3

37 Balanços Previsionais Consolidação Orçamento de Tesouraria e financeiro Consolidação Conta Exploração Objectivos Globais Objectivos Marketing Objectivos Financeiros Objectivos e Produção Objectivos Aprovisionamento Orçamentos Funcionais Política de Stocks Plano Vendas Plano Produção Fases Orçamentais

38 Plano de Marketing Produtos e Serviços Canais de distribuição Publicidade e promoção Preço e Embalagem

39 Plano de Produção Utilização de Capacidade Localização da Produção Processo de fabrico Equipamentos e Manutenção Aprovisionamentos e Logística

40 Plano de Recursos Humanos Selecção e Recrutamento Formação e Treino Carreiras e Promoções Remunerações, Prémios e Incentivos Aspectos Legais e Contratuais

41 Integração dos Planos Consistência entre planos Obtenção de vantagens competitivas Impactos nas outras áreas empresa Visões contraditórias

42 Para proporcionar a consistência do planeamento –Definir as prioridades para cada área –Definir a extensão e conteúdo dos planos –Estabelecer especificações para os planos –Estabelecer a nível de hierarquia e staff Integração dos Planos

43 Empresa de mobiliário (Discount) –MK-(preço baixo, gama reduzida, ) –PR - (Produção grandes lotes) –RH - (Pessoal pouco Qualificado) Empresa Mobiliário (Diferenciação) –MK - (Preço Alto, gama extensa) –PR - (Pequenos Lotes) –RH - (Pessoal especializado) Integração dos Planos

44 A integração envolve Trade-offs. –Reduzir Stccks - Afectar rapidez oferta Nível integração variável –novo produto => MK+I&D+PR –Capital intensivo => I&D+PR Integração dos Planos

45 Sistemas de Controlo Controlos de Mercado e Output Controlos Burocráticos Cultura Organizacional Recompensas e Incentivos Implementação da Estratégia

46 Adequação Estratégia,Estrutura e Controlo Estratégia Estrutura Controlo Implementação da Estratégia

47 Sumário Gerir duas Empresa Tipos de Planeamento Planeamento Formal e Informa Missão, Objectivos e Estratégias Planeamento Operacional Implementação da Estratégia


Carregar ppt "Planeamento Estratégico João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google