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MESTRADO EM GESTÃO / MBA

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Apresentação em tema: "MESTRADO EM GESTÃO / MBA"— Transcrição da apresentação:

1 MESTRADO EM GESTÃO / MBA
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

2 Apresentação da Empresa
Grupo NSL, SGPS O Grupo NSL-Nicolau de Sousa Lima, SGPS, grupo açoriano de origem familiar, com actividade desde 1922, que em 2004 apresentou um volume de negócios agregado (não consolidado) de cerca de 250 milhões de €, com um activo liquido de cerca de 300 milhões de €, empregando cerca de 1800 colaboradores, tem uma participação maioritária da INSCO - Insular de Hipermercados, S.A., promotora do hipermercado MODELO em Ponta Delgada e do entreposto/cash & carry, em sociedade com o líder de distribuição nacional SONAE. JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

3 Apresentação da Empresa
JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

4 Apresentação da Empresa
INSCO – Insular de Hipermercados, SA A INSCO detém e explora, os hipermercados de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Horta, sendo detida em 80% pelo Grupo Nicolau Sousa Lima, e os restantes 20% estão repartidos equitativamente pelo Grupo SONAE e pela Moagem Terceirense, Lda. Em 2004, a Insco obteve proveitos de quase 150 milhões de euros, explorando seis estabelecimentos sob a Marca MODELO, e outras sob as insígnias Worten, Vobis, Modalfa, Sport-Zone, Pierre Cardin, QuebraMar, RiverWoods e Salsa. JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

5 INSCO – Insular de Hipermercados, SA
Insígnias INSCO – Insular de Hipermercados, SA JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

6 - Retalho de base alimentar - Início da actividade em 1992
Insígnias INSCO – Insular de Hipermercados, SA - Hipermercado - Retalho de base alimentar - Início da actividade em 1992 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

7 - Electrodomésticos e Electrónica de Consumo
Insígnias INSCO – Insular de Hipermercados, SA - Electrodomésticos e Electrónica de Consumo - Início da actividade em 2003 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

8 - Um conceito têxtil para toda a família
Insígnias INSCO – Insular de Hipermercados, SA - Um conceito têxtil para toda a família - Início da actividade em 2002 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

9 - A maior cadeia de lojas de desporto em Portugal
Insígnias INSCO – Insular de Hipermercados, SA - A maior cadeia de lojas de desporto em Portugal - Início da actividade em 2003 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

10 - Especialista de retalho informático no mercado português
Insígnias INSCO – Insular de Hipermercados, SA - Especialista de retalho informático no mercado português - Início da actividade em 2003 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

11 Meio Envolvente Contextual
Contexto Tendência Impacto positivo Impacto negativo Económica PIB: Abaixo da média Europeia e com fraca tendência de crescimento agravando a divergência para com a Europa. Taxa de Inflação: Pressões inflacionistas com tendência crescente. Taxa de Câmbio: Euro forte relativamente ao USD. Taxa de Juro: Com tendência de subida para travar as pressões inflacionistas. Taxa de desemprego: Acima da média Europeia e com tendência de crescimento. Custos Energéticos: Elevados com tendência de agravamento. Taxa de Poupança: Reduzida e em queda. -Importação de produtos pagos em USD. Moderação salarial. Redução do poder de compra. Aumento dos factores de produção. Aumento dos encargos financeiros e redução do poder de compra. Moderação do consumo. Agravamento dos custos de produção. Moderação do consumo JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

12 Meio Envolvente Contextual
Contexto Tendência Impacto positivo Impacto negativo Sócio-cultural Estilos de Vida: Alterações dos hábitos familiares (inserção das mulheres no mercado de trabalho), com reflexos nos hábitos de consumo. Prolongamento da esperança média de vida acompanhado de hábitos de vida saudáveis. Aumento da taxa de motorização. Valores Sociais: Alteração dos valores sociais, com destaque para as questões ambientais. Valorização da Mulher. Taxa de Natalidade: Baixa e em queda. Distribuição Geográfica: Descontinuidade geográfica na RAA. Aumento do consumo, favorecendo o formato de hipermercado. Aumento e diversificação do consumo. -Redução do consumo. -Aumento dos custos de produção JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

13 Meio Envolvente Contextual
Contexto Tendência Impacto positivo Impacto negativo Política-legal Estabilidade Política: Governação estável. Política Económica: Adopção de políticas liberais em todos os sectores de actividade. Enquadramento Legal: Cada vez mais exigente. Legislação Laboral: Com tendências liberais. -Confiança na economia. -Aumento da competitividade. -Redução da concorrência desleal. -Flexibilidade na contratação e redução de custos fixos. Tecnológico Inovações Tecnológicas/Processos: Preponderância da importância da logística. Normas de Qualidade: Em crescente importância com resposta às exigências do mercado. -Melhoria dos processos produtivos. JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

14 Empresas Concorrentes
Meio Envolvente Transaccional Empresas Concorrentes Pontos Fortes Pontos Fracos Objectivos Estratégias SOL-MAR Notoriedade elevada na ilha de S. Miguel; Programas de fidelização (cartão VIP); Aderência à rede de produtos Rio Bravo; -Instalado apenas em S. Miguel; -Todos os estacionamento não coberto, à excepção do de Vila Franca; -Dispersão física das diferentes insígnias em P. Delgada; -Não perder quota de mercado em relação às loja da INSCO; -Aposta na fidelização de clientes e reforço das campanhas de comunicação; SUPERMERCADO MANTEIGA -Tradição no mercado; -Localização central na cidade de Ponta Delgada; -Inexistência de parque de estacionamento próprio; -Instalações de dimensões exíguas; -Servir um segmento de clientes citadinos e estudantis; -Diversificação do negócio por extensão de marca; MERCEARIAS -Proximidade do Cliente; -Familiaridade com o Cliente; -Concessão de crédito; -Horário diferenciado; -Preços elevados; -Pouca variedade de produtos; -Sobrevivência; -Atendimento personalizado; MERCADOS MUNICIPAIS -Tradição; -Produtos frescos; -Variedade de produtos; -Reduzidas condições de salubridade; -Mercados a “céu aberto”; -Sobrevivência dos produtores locais; JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

15 Modelo das Cinco Forças de Porter
Poder Clientes MÉDIO/ELEVADO NÃO EXISTEM CUSTOS DE MUDANÇA PARA O CLIENTE REDUZIDO REDUZIDO ELEVADO RÁCIO PREÇO/QUALIDADE INVESTIMENTO ELEVADO Rivalidade entre Concorrentes Actuais Potencial Novas Entradas Pressão Produtos Substitutos ELEVADA REDUÇÃO DO CRESCIMENTO DAS VENDAS E ELEVADO NÍVEL DE COMPETIÇÃO Poder Fornecedores REDUZIDO IMPORTÂNCIA DAS GRANDES SUPERFÍCIES RETIRA PODER NEGOCIAL AOS PRODUTORES JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

16 Ciclo de Vida da Industria
Hipermercado Vendas na Indústria Introdução Crescimento Maturidade Declíneo Tempo JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

17 Factores Críticos de Sucesso
Factores Chave de Compra Factores de Competição Factores Críticos de Sucesso Hipermercados Preços baixos Variedade dos produtos Acessibilidades Horário alargado Localização Preço Gama de produtos Actividades promocionais -Gama de produtos e serviços -Preço -Comunicação -Localização da loja Supermercados Qualidade dos produtos e serviços Flexibilidade de horários Qualidade de serviço Qualidade dos produtos -Qualidade dos produtos e serviços -Gama de produtos Mercearias -Localização/ proximidade -Personalização do serviço -Variedade de produtos frescos -Relação afectiva Qualidade dos produtos e qualidade do serviço Proximidade ao clienteQualidade dos produtos e do serviçoGama de produtos JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

18 Adequação da Estratégia
COMPETÊNCIAS CENTRAIS FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO Qualidade dos produtos e serviços Localização da loja Comunicação Gama de produtos e serviços Prestação de Serviço 4 5 Relação Preço/Qualidade - Dinamismo Interno Imagem de Marca Pontuação: 1 – Insuficiente Excelente JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

19 Formulação da Estratégia
VIAS DE DESENVOLVIMENTO DIMENSÕES ESTRAÉGICAS Produtos Mercados Integração Vertical Internacionalização Diversificação DI: Desenvolvimento Interno Modelo Lagoa/Ribeira Grande - Modelo Angra/Praia da Vitória/Horta DE: Aquisições e Fusões DE: Alianças Estratégicas Pondel, Sonae Distribuição Modelo Continente (produtos de marca própria) Sonae Sierra (Parque Atlântico) Loja Worten Loja Vobis Lojas Modalfa Loja Sport Zone JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

20 VANTAGENS COMPETITIVAS Foco com diferenciação
Modelo das Estratégias VANTAGENS COMPETITIVAS Custos Baixos Diferenciação Âmbito Competitivo Mercado Amplo Liderança de Custos Mercado Restrito Foco com custos baixos Foco com diferenciação Esta estratégia implica obter custos globais mais baixos por: 1) Economias de escala e de experiência; 2) Utilização de capacidade; 3) Investimentos objectivos JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

21 Avaliação da Estratégia
Consonância Consistência Superioridade Qualidade Competências centrais adequadas aos factores criticos de sucesso Liderança de mercado Preço Aliança estratégica com a Modelo e Continente Garantia de serviço Geração de Cash-Flows elevados JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006

22 Autores: João Mota Vieira Bruno Cardoso Jorge Alves
JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006


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