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MESTRADO EM GESTÃO / MBA JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL.

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1 MESTRADO EM GESTÃO / MBA JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

2 O Grupo NSL-Nicolau de Sousa Lima, SGPS, grupo açoriano de origem familiar, com actividade desde 1922, que em 2004 apresentou um volume de negócios agregado (não consolidado) de cerca de 250 milhões de, com um activo liquido de cerca de 300 milhões de, empregando cerca de 1800 colaboradores, tem uma participação maioritária da INSCO - Insular de Hipermercados, S.A., promotora do hipermercado MODELO em Ponta Delgada e do entreposto/cash & carry, em sociedade com o líder de distribuição nacional SONAE. Grupo NSL, SGPS JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Apresentação da Empresa

3 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Apresentação da Empresa

4 A INSCO detém e explora, os hipermercados de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Horta, sendo detida em 80% pelo Grupo Nicolau Sousa Lima, e os restantes 20% estão repartidos equitativamente pelo Grupo SONAE e pela Moagem Terceirense, Lda. Em 2004, a Insco obteve proveitos de quase 150 milhões de euros, explorando seis estabelecimentos sob a Marca MODELO, e outras sob as insígnias Worten, Vobis, Modalfa, Sport-Zone, Pierre Cardin, QuebraMar, RiverWoods e Salsa. INSCO – Insular de Hipermercados, SA JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Apresentação da Empresa

5 INSCO – Insular de Hipermercados, SA JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Insígnias

6 INSCO – Insular de Hipermercados, SA JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Insígnias - Hipermercado - Retalho de base alimentar - Início da actividade em 1992

7 INSCO – Insular de Hipermercados, SA JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Insígnias - Electrodomésticos e Electrónica de Consumo - Início da actividade em 2003

8 INSCO – Insular de Hipermercados, SA JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Insígnias - Um conceito têxtil para toda a família - Início da actividade em 2002

9 INSCO – Insular de Hipermercados, SA JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Insígnias - A maior cadeia de lojas de desporto em Portugal - Início da actividade em 2003

10 INSCO – Insular de Hipermercados, SA JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Insígnias - Especialista de retalho informático no mercado português - Início da actividade em 2003

11 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Meio Envolvente Contextual ContextoTendênciaImpacto positivoImpacto negativo Económica - PIB: Abaixo da média Europeia e com fraca tendência de crescimento agravando a divergência para com a Europa. - Taxa de Inflação: Pressões inflacionistas com tendência crescente. - Taxa de Câmbio: Euro forte relativamente ao USD. - Taxa de Juro: Com tendência de subida para travar as pressões inflacionistas. - Taxa de desemprego: Acima da média Europeia e com tendência de crescimento. - Custos Energéticos: Elevados com tendência de agravamento. - Taxa de Poupança: Reduzida e em queda. -Importação de produtos pagos em USD. -Moderação salarial. -Redução do poder de compra. -Aumento dos factores de produção. -Aumento dos encargos financeiros e redução do poder de compra. -Moderação do consumo. -Agravamento dos custos de produção. -Moderação do consumo

12 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Meio Envolvente Contextual ContextoTendênciaImpacto positivoImpacto negativo Sócio-cultural -Estilos de Vida: Alterações dos hábitos familiares (inserção das mulheres no mercado de trabalho), com reflexos nos hábitos de consumo. Prolongamento da esperança média de vida acompanhado de hábitos de vida saudáveis. -Aumento da taxa de motorização. - Valores Sociais: Alteração dos valores sociais, com destaque para as questões ambientais. Valorização da Mulher. - Taxa de Natalidade: Baixa e em queda. - Distribuição Geográfica: Descontinuidade geográfica na RAA. -Aumento do consumo, favorecendo o formato de hipermercado. -Aumento e diversificação do consumo. -Redução do consumo. -Aumento dos custos de produção

13 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Meio Envolvente Contextual ContextoTendênciaImpacto positivoImpacto negativo Pol í tica-legal - - Estabilidade Política: Governação estável. - Política Económica: Adopção de políticas liberais em todos os sectores de actividade. - Enquadramento Legal: Cada vez mais exigente. - Legislação Laboral: Com tendências liberais. -Confiança na economia. -Aumento da competitividade. -Redução da concorrência desleal. -Flexibilidade na contratação e redução de custos fixos. Tecnológico -Inovações Tecnológicas/Processos: Preponderância da importância da logística. - Normas de Qualidade: Em crescente importância com resposta às exigências do mercado. -Melhoria dos processos produtivos.

14 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Meio Envolvente Transaccional Empresas Concorrentes Pontos FortesPontos FracosObjectivosEstratégias SOL-MAR -Notoriedade elevada na ilha de S. Miguel; -Programas de fidelização (cartão VIP); -Aderência à rede de produtos Rio Bravo; -Instalado apenas em S. Miguel; -Todos os estacionamento não coberto, à excepção do de Vila Franca; -Dispersão física das diferentes insígnias em P. Delgada; -Não perder quota de mercado em relação às loja da INSCO; -Aposta na fidelização de clientes e reforço das campanhas de comunicação; SUPERMERCADO MANTEIGA -Tradição no mercado; -Localização central na cidade de Ponta Delgada; -Inexistência de parque de estacionamento próprio; -Instalações de dimensões exíguas; -Servir um segmento de clientes citadinos e estudantis; -Diversificação do negócio por extensão de marca; MERCEARIAS -Proximidade do Cliente; -Familiaridade com o Cliente; -Concessão de crédito; -Horário diferenciado; -Preços elevados; -Pouca variedade de produtos; -Sobrevivência;-Atendimento personalizado; MERCADOS MUNICIPAIS -Tradição; -Produtos frescos; -Variedade de produtos; -Reduzidas condições de salubridade; -Mercados a céu aberto; -Sobrevivência dos produtores locais; -Atendimento personalizado;

15 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Modelo das Cinco Forças de Porter Poder Fornecedores Poder Clientes Pressão Produtos Substitutos Potencial Novas Entradas Rivalidade entre Concorrentes Actuais REDUZIDO ELEVADA MÉDIO/ELEVADO REDUZIDO INVESTIMENTO ELEVADO IMPORTÂNCIA DAS GRANDES SUPERFÍCIES RETIRA PODER NEGOCIAL AOS PRODUTORES REDUZIDO ELEVADO RÁCIO PREÇO/QUALIDADE REDUÇÃO DO CRESCIMENTO DAS VENDAS E ELEVADO NÍVEL DE COMPETIÇÃO NÃO EXISTEM CUSTOS DE MUDANÇA PARA O CLIENTE

16 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Ciclo de Vida da Industria Tempo Vendas na Indústria IntroduçãoCrescimentoMaturidadeDeclíneo Hipermercado

17 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Factores Críticos de Sucesso Factores Chave de Compra Factores de Competição Factores Críticos de Sucesso Hipermercados -Preços baixos -Variedade dos produtos -Acessibilidades -Horário alargado -Localização -Preço -Gama de produtos -Actividades promocionais -Gama de produtos e serviços -Preço -Comunicação -Localização da loja Supermercados -Localização -Qualidade dos produtos e serviços -Acessibilidades -Flexibilidade de horários -Qualidade de serviço -Qualidade dos produtos -Flexibilidade de horários -Qualidade dos produtos e serviços -Localização da loja -Gama de produtos -Comunicação Mercearias -Localização/ proximidade -Personalização do serviço -Variedade de produtos frescos -Relação afectiva -Qualidade dos produtos e qualidade do serviço -Proximidade ao clienteQualidade dos produtos e do serviçoGama de produtos

18 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Adequação da Estratégia COMPETÊNCIAS CENTRAIS FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO Qualidade dos produtos e serviços Localização da loja ComunicaçãoGama de produtos e serviços Prestação de Serviço Relação Preço/Qualidade Dinamismo Interno Imagem de Marca Pontuação: 1 – Insuficiente Excelente

19 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Formulação da Estratégia VIAS DE DESENVOLVIMENTO DIMENSÕES ESTRAÉGICAS Produtos Mercados Integração Vertical InternacionalizaçãoDiversificação DI: Desenvolvimento Interno Modelo Lagoa/Ribeira Grande -Modelo Angra/Praia da Vitória/Horta - DE: Aquisições e Fusões DE: Alianças Estratégicas Pondel, Sonae Distribuição Modelo Continente (produtos de marca própria) - Sonae Sierra (Parque Atlântico) Loja Worten Loja Vobis Lojas Modalfa Loja Sport Zone

20 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Modelo das Estratégias VANTAGENS COMPETITIVAS Custos BaixosDiferenciação Âmbito Competitivo Mercado AmploLiderança de Custos Diferenciação Mercado RestritoFoco com custos baixos Foco com diferenciação Esta estratégia implica obter custos globais mais baixos por: 1) Economias de escala e de experiência; 2) Utilização de capacidade; 3) Investimentos objectivos

21 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Avaliação da Estratégia ConsonânciaConsistênciaSuperioridade Qualidade Competências centrais adequadas aos factores criticos de sucesso Liderança de mercado Preço Aliança estratégica com a Modelo e Continente Garantia de serviço Geração de Cash-Flows elevados

22 JOÃO MOTA VIEIRA / JORGE ALVES / BRUNO CARDOSO MAIO 2006 Autores: João Mota Vieira Bruno Cardoso Jorge Alves


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