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1 Trabalho de Estratégia Empresarial. 2 Origem da Empresa.

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1 1 Trabalho de Estratégia Empresarial

2 2 Origem da Empresa

3 3 Alianças Estratégicas Combinação de Recursos humanos ServiçosInstalações Rede de Distribuição Clientes Recursos,Aptidões, Competências específicas Recursos,Aptidões, Sodril Rotatlântico Interesses comuns no desenvolvimento e distribuição de bens.

4 4 Apresentação da Empresa Empresa nascida recentemente Parcerias com a Fabrica João Melo Abreu, Unicer e Sodril. Comercio e distribuição de bebidas Business to business Responsável pela distribuição de bebidas por todas as ilhas dos Açores

5 5 Missão A empresa pretende chegar aos canais horeca e alimentares todos os seus produtos de uma forma eficiente. Tipo de negocio da empresa é a promoção e distribuição de bens, tais como: Cervejas Vinhos Refrigerantes Cafés Projectos futuros, Investimento numa industria para a produção regional, UNICER Novas instalações

6 6 Missão Principais clientes: Canal Horeca Hotéis Cafés Restauração Canal Alimentar Supermercados Grandes Superfícies Comerciais Grossistas Cash Carrys Agentes de distribuição Pico Faial Terceira

7 7 Estratégia Estratégia – Liderança de custos - Push Visto ser de distribuição; Focalização de toda a sua atenção nos clientes; Vantagens competitivas: Mecanismos de promoção Produtos a baixos preços Avaliação permanente dos vendedores, Objectivos; Incentivos; Aumentar a quota de mercado

8 8 Liderança de Custos Eficiente rede de distribuição de formar a reduzir os custos de transporte. Gestão de stocks Politica de vasilhame Aplicação de estratégias corporativas

9 9 Riscos da Liderança de Custos Elevada competição com outras grandes marcas. Riscos de ruptura dos stocks. Os elevados descontos e promoções, podem reduzir significativamente os lucros da empresa.

10 10 Motivação e Incentivos do Pessoal A estratégia da empresa baseia-se ainda, na constante analise de vendas de forma a: Avaliar o desempenho dos vendedores Atribuir incentivos tendo em conta a execução de objectivos mensais MOTIVAÇÃO

11 11 Meio Envolvente Contextual Contexto económico Taxa de Juro Taxa de Inflação Preço do Petróleo Contexto sócio-cultural Tradição da marca regional MeloAbreu Contexto tecnológico Interligação á rede dos fornecedores

12 12 Meio Envolvente Transaccional Clientes Grossistas Retalhistas Concorrentes Competidores directos Repraçores Refecon Mantop Competidores indirectos Cash-carry Hipermercados Fornecedores Do grupo Unicer MeloAbreu Fora do grupo Promineral VMPS

13 13 Rivalidade entre Competidores A única vantagem competitiva da Rota Liderança de custos Colocação do produto no cliente Todas as iniciativas de: Publicidade Imagem Qualidade Inovação Dos produtos são levados a cabo pelas industrias produtoras, tratando-se, de Estratégias de Diferenciação – PULL.

14 14 Pressão dos Fornecedores A distribuição da empresa depende: Politicas de promoção Descontos Bónus Politicas de logística Prazos de pagamento

15 15 Tipos de Barreiras à Entrada Contractos predefinidos Exigentes condições e restrições. Exclusividade da representação de marcas Elevado investimento em recursos Humanos Distribuição Armazenagem Transporte A pequena dimensão do mercado

16 16 Analise de Porter Grau de intensidade concorrencial Constante Ameaça de novos Ameaça de novosProdutos Forte dependência das estratégias dos Fornecedores Elevado poder de Negociação dos Compradores Por ex. Hipermercados Ameaça de Produtos Sagres SumolCompalCocacola Elevado Grau de rivalidade

17 17 Analise de Porter Vantagem Competitiva Amplitude Concorrencial CustoDistinção Larga Estreita Rotatlantico FornecedoresProdutores Focalização pelo Custo Diferenciação Focalizada

18 18 Tipos de Factores de Desenvolvimento Crescimento do mercado regional Grandes superfícies comerciais Crescimento do turismo Abertura de hotéis Novos restaurantes

19 19 Factores Críticos de Sucesso Representação de grandes marcas, tais como: Cervejas Super Bock Carlsberg Tuborg Especial Cristal Refrigerantes Frutis Laranjada Kima Snapy Aguas Vitalis Caramulo Vidago Gloria Patri Pedras Vinhos Planura Café Bogani

20 20 Factores Críticos de Sucesso Enorme comunicação entre fornecedores e clientes, de forma haver uma resposta eficiente das necessidades. Densa rede de distribuição por todo o arquipélago dos Açores. Fortes e constantes iniciativas de forma a transmitir uma boa imagem dos produtos nos postos de venda.

21 21 Integração Vertical Posto de abastecimento de combustível para a frota da empresa Pequena unidade de reparação de viaturas

22 22 Internacionalização Exportar para os Estados Unidos e Canadá, onde "a diáspora açoriana está presente ". O grupo "está também a pensar em fazer algumas exportações" para os mercados africanos. Produção de 3 tipos de cerveja: Regional Especial Nacional Superbock Internacional. Carlsberg

23 23 Rotatlântico Trabalho elaborado por: Catia Patrícia do Rego Gaudencio Nuno Miguel Curvelo Tavares


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