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DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial.

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Apresentação em tema: "DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial."— Transcrição da apresentação:

1 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial

2 HISTORIAL DA EMPRESA Fundada em 1992, a INSULAC – Produtos Lácteos Açoreanos, S.A., iniciou a sua actividade em 1995 numa nova fábrica localizada nos arredores da cidade da Ribeira Grande, em São Miguel Com uma distribuição que cobre todo o território nacional (Continente, Madeira e Açores), a INSULAC também exporta queijo para as comunidades portuguesas no Canadá e Estados Unidos e, ainda, para Angola. Vende produtos industriais, nomeadamente leite e soro em pó em países como a Espanha e Holanda. Projectada para fabricar produtos lácteos de qualidade, as suas instalações fabris estão equipadas com os melhores e mais modernos meios para a transformação e controlo de produção. Especializada na produção de queijo, a INSULAC comercializa sob a marca VALFORMOSO uma vasta linha de produtos.

3 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial ANÁLISE DO MEIO ENVOLVENTE CONTEXTUAL ContextoTendênciasImpacte Positivo Impacte Neutro Impacte negativo EconómicoAumento das taxas de juro Aumento de Desemprego Apreciação do Euro Excesso de oferta Diminuição consumo Exportações Sócio - CulturalIsolamento dos Açores Maior preocupação com a saúde Produtos dietéticos Custos transporte Diminuição procura Politico - legalSubsídios Exploração Quotas Leiteiras Diminuição custos Dificuldade no fornecimento TecnológicoNovas tecnologiasQualidade produtos Melhoramento da capacidade produtiva

4 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial ANÁLISE DO MEIO ENVOLVENTE TRANSACCIONAL Clientes Açorianos: Insco, SA (Modelo) Caetano e Montalverne, Lda (Sol Mar) Pequenos comerciantes Consumidores finais Clientes Madeirenses: Jorge Sá Percoris Clientes Continentais : LIRL & Cª Grupo ITMI Grupo AUCHAN A nível internacional: Canadá,EUA,Angola,Espanha,Holanda

5 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial ANÁLISE DO MEIO ENVOLVENTE TRANSACCIONAL Concorrentes Unileite Lacto Ibérica Lacto Gal Grupo Bell Fornecedores: Produtores de leite Tetra Pack Transitário Bentrans (Mutualista Açoriana) EDA Beincon (nafta) Puntucel (caixas de cartão) Vaestein Schuemaker (parafinas) Sudpack A6 (filmes) Chycvac (sacos para silos) Chr Hansen (fermentos) Comunidade: A maior capacidade de produção dos Açores está relacionada com os negócios dos lacticínios, devido às características naturais das ilhas e à pureza das matérias-primas, que levam à qualidade dos produtos.

6 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial ATRACTIVIDADE DA INDÚSTRIA Potencial de novas entradas Poder negocial dos fornecedores Poder negocial dos clientes Pressão dos produtos substitutos Rivalidade entre concorrentes Atractividade: Baixa

7 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO Factores Chave de CompraFactores de Competição Factores Críticos de Sucesso PreçoRede de distribuiçãoGama dos produtos QualidadeAcesso a Matérias-primas Rede de distribuição Gama de produtosPreçoPolítica de comunicação ImagemDiferenciação do produtoImagem de marca Prazo de entregaQualidadeLocalização SaborComunicaçãoPreço Prazos de validadeCapacidade técnicaQualidade ExclusividadeImagemInovação Prazo de validade Inovação

8 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA ANÁLISE DA EMPRESA Competências Centrais DistribuiçãoInovaçãoImagemPreçoQualidadeGama de produtos LocalizaçãoPolítica de comunicação Qualidade Capacidade técnica Política de vendas Preço Especializaçã o da gama 4445 Insuficiente (1) a Excelente (5)

9 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial ANÁLISE SWOT Curto/M. Prazo Alemanha 2006 Santo Cristo M./Longo Prazo Turismo Mercados emergentes Novos hábitos de consumo Pontos Fortes: Imagem Qualidade/Preço Gama de Produtos Inovação Logística Fazer contratos com as organizações responsáveis por eventos festivos, para o fornecimento dos queijos como aperitivos. Produção da manteiga sem sal e ou sem colesterol Produção de margarinas. Produção de queijo Filadélfia com aromas. Reforço da rede de distribuição. Produção de produtos lacticínios com característicos de outros países. Produção de iogurtes. Cobrir novos mercados. Realizar feiras gastronómicas de forma a mostrar aos turistas os bons sabores dos produtos VALFORMOSO, cativando assim. Pontos Fracos Distância entre mercados Fraca política de comunicação Dependência marca de clientes Vender as natas para os consumidores finais. Apostar mais na marca VALFORMOSO. Investir no marketing Criação de uma fábrica fora da região

10 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial MISSÃO, OBJECTIVOS E ESTRATÉGIA MISSÃO Seremos uma das maiores e melhores empresas de lacticínios dos Açores, com presença consolidada nos mercados Nacional e Internacional, por ser associada a produtos de grande qualidade. Também sejamos uma empresa sólida e que acompanhe as novas tecnologias que vão aparecendo na área dos lacticínios. OBJECTIVOS Objectivos não financeiros: a empresa pretende investir no marketing, para que os produtos sejam mais promovidos, tornar-se mais independente das marcas exteriores e criar valor acrescentado aos produtos através da qualidade.

11 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial ESTRATÉGIA A Insulac é uma empresa de Produtos Lácteos, nomeadamente, queijos com marca própria ou não destinados ao consumidor final e comercializados através de grandes superfícies e, também, leite e soro em pó destinados à indústria de alimentação humana e animal e comercializados através de Traders. O nosso mercado de queijos é principalmente Portugal e demais regiões de países com forte predominância da Cultura Portuguesa. Fazemos isso pela forte tradição do leite e do queijo Açoreanos. MISSÃO, OBJECTIVOS E ESTRATÉGIA

12 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial PRODUTOS-MERCADOS MATRIZ DE PRODUTOS-MERCADOS Produtos LácteosHORECAIndústriaGrande distribuição Rendimento familiar HotéisRestaurantesCafésBaixaMédiaAlta Queijo tipo ilha Flamengo – barra Flamengo – bola Pasta mole Dietético Mozzarella Queijo fresco Leite em pó Lactosoro Manteiga Natas

13 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial PRODUTOS-MERCADOS Modelo de Ansoff: A Insulac, numa primeira fase, produzia para o mercado regional, queijo flamengo bola e barra e queijo pasta mole. De seguida, dedicou-se à extensão do produto, introduzindo novos produtos, como o queijo Tipo Ilha e Mozzarella, para os mesmos segmentos de mercado. Mais tarde, estendeu o mercado para Portugal Continental, Madeira e para países além fronteiras. A empresa continuou adoptar estas vias de desenvolvimento. Produto / Serviço ActualNovo Mercado Actual Penetração no mercado Extensão do produto Novo Extensão do mercado Diversificação

14 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial PRODUTOS-MERCADOS VANTAGEM COMPETITIVA Modelo das estratégias genéricas de Porter: Vantagem Competitiva Custos BaixosDiferenciação Âmbito Competitivo Mercado Amplo Liderança pelos custosDiferenciação Mercado Restrito Foco com custos baixos Foco com diferenciação

15 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial PRODUTOS-MERCADOS INTEGRAÇÃO VERTICAL Cadeia de valor Operacional: Controlo de Qualidade Matérias-primas e subsidiarias Expedição Armazenamento Distribuição Refrigera- ção e Tratamento de Leite Actividades Internalizadas Actividades Externalizadas

16 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial INTERNACIONALIZAÇÃO Uma vez definidas as orientações estratégicas para o país de origem, a empresa deve analisar a possibilidade de transporás suas operações para outros mercados geográficos. Para esse efeito, a empresa teve que decidir para onde e como internacionalizar. Sendo assim, a Insulac optou por uma internacionalização via transacções, comercializando os seus produtos para outros países. Estas transacções assumem a forma de exportações via agentes ou distribuidores, ou seja, a empresa recorre a terceiros para comercializar os seus produtos nos mercados seleccionados e exportações spot (venda ocasional de produtos nos mercados externos). Após a empresa ter decidido a modalidade de entrada nos mercados externos, optou por se adaptar às características do meio envolvente local, tendo para isso, que cumprir com as normas dos países, relativamente à configuração das embalagens. Para essa internacionalização a Insulac aproveitou a proximidade cultural e geográfica, relativamente a alguns desses países.

17 DEG - Universidade dos Açores Estratégia Empresarial FIM Trabalho Realizado por: Luís Franco Kevin Bulhões


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