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Sobre o Professor Formando em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul em 2014; Especialista em Marketing Esportivo e Gestão Integrante do NEXA/

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2 Sobre o Professor Formando em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul em 2014; Especialista em Marketing Esportivo e Gestão Integrante do NEXA/ Porto Alegre desde de 2009; Sócio Proprietário da Infinity Brasil Consultoria e Gestão Empresarial Esportiva; Professor formado em Técnico em Informática desde de 2008 pela Escola Técnica Dom Bosco de Porto Alegre; Integra o programa de treinamentos CIC JOVEM/ CAXIAS DO SUL e da Junior Achivemant Rio Grande do Sul desde 2011; Experiência em Gestão Pedagógica desde Professor Titular do Quadro do Curso Profissionalizante Profissional QI- Desde de 2012 Nos ciclos de Informática e Administração

3 Colaboradores Elison Abreu, acadêmico do 4º Período de Engenharia da Produção Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UCS; Estagiário da Empresa NEOBUS de Caxias do Sul-RS; Técnico em Automação e Mecatrônica pelo Senai de Serra dos Palmares- MG

4 Sistema Avaliativo Trabalho Dirigido- 20% da nota final; Seminários de Trabalho- 70% da nota final; Formativa- 10% da nota

5 Objetivos da Aula Conceituar o termo Qualidade; Apresentar os programas de qualidade; Apresentar os interessados na qualidade empresarial; Apresentar as certificações ISO; Apresentar os 5S.

6 Países Referências em Qualidade

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8 Industrial Comércio Serviços

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13 Definição de Qualidade A excelência é característica que distingue algo pela superioridade em relação aos semelhantes; Qualidade como sinônimo de melhor, ou de nível mais alto de desempenho; Qualidade significa a aplicação dos melhores talentos e esforços para produzir os resultados mais elevados; 13

14 Definição de Qualidade Fazer as coisas bem feitas; Qualidade é alcançar, ou procurar alcançar, o padrão mais alto, em lugar de contentar-se com o que é frágil; A qualidade não admite compromisso com a segunda classe; Atender as necessidades dos clientes. 14

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16 Clientes Colaboradores Sociedade Concorrentes

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18 Conformidade com Especificações Segundo a perspectiva da engenharia, qualidade significa o conjunto das características de um produto ou serviço. Descrevem o produto ou serviço em termos de sua utilidade, desempenho ou de seus atributos. Qualidade planejada. 18

19 Qualidade Real Qualidade é o atendimento das especificações previstas, pelos produtos ou pelos serviços. Qualidade de conformação, conformidade ou aceitação. 19

20 Regularidade Qualidade é sinônimo de regularidade ou confiabilidade. 20

21 Qualidade Empresarial está associada a... CONTROLE Qualidade

22 Controle de Qualidade Controlar  Averiguar se as atividades estão de acordo com o planejamento  Comparar o resultado das ações com padrões previamente estabelecidos  Corrigir ações se necessário

23 Curso de Controle de Qualidade Qualidade  Conceito do produtor: produção de um produto para as necessidades do cliente  Conceito do cliente: a qualidade está associada ao valor, à utilidade e ao preço

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28 Identifiquem agora o : CONTROLE e a QUALIDADE

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30 a qualidade também é subjetiva

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32 No Brasil e no Mundo.... ERAS DA HISTÓRIA DA QUALIDADE 32 Inspeção Dec 10 Estatística Dec 60 Gerenciamento Qualidade Total - TQM Dec 80 Balanced Score Card - BSC Dec 90

33 Era da Inspeção  Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor;  Produtos e serviços inspecionados um a um ou aleatoriamente. 33

34 Era do Controle Estatístico  Quality mind – CQC (Circulo de Controle da Qualidade) e TQC (Controle total da Qualidade)  Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo produtivo;  Produtos e serviços inspecionados com base em amostras 34

35 Era da Qualidade Total Produtos e serviços definidos com base nos interesses do consumidor; Observação de produtos e serviços durante o processo produtivo; Qualidade garantida do fornecedor ao cliente. 35

36 BSC – Balanced Scorecard Qualidade como premissa e obrigação; Inovação, design, certificações; Balanced Scorecard – BSC e Six Sigma (6  - 6 Sigma) 36

37 Filosofia qualidade Meta: Qualidade total Foco nos processos e cliente Filosofia qualidade Meta: redução defeitos Foco no cliente TQM Six Sigma TQM vs Six Sigma 37

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39 Fidelização (quase religião) Satisfação Agilidade....

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41 Conceitos Oxford Dictionary – Control and organization (of a business) Origem: latim gestio, o conceito de gestão refere-se à ação e ao efeito de gerir ou de administrar. Gerir consiste em realizar diligências que conduzem à realização de um negócio ou de um desejo qualquer. Administrar, por outro lado, consiste em governar, dirigir, ordenar ou organizar.

42 Gerenciar  Gerenciar é dar resultados....  Quem não mede, não gerencia.  Quem não gerencia, não melhora. 42

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44 Controle de Qualidade Objetivo de uma Empresa Satisfação de Necessidades das Pessoas ConsumidoresEmpregadosAcionistasVizinhos QualidadeCrescimento pessoal ProdutividadeContribuição social CQT

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46 Adequação ao Uso Compreende as características do produto que atendem às necessidade ou interesses do cliente; Clientes satisfeitos com o produto ou serviço; Produtos e serviços mais competitivos; Melhor desempenho da empresa. Maior eficiência dos recursos produtivos; Maior satisfação do cliente com o desempenho dos produtos e serviços; Custos menores de inspeção e controle; Tempo menor para a colocação e consolidação de novos produtos no mercado. Q UALIDADE DE P ROJETO A USÊNCIA DE D EFICIÊNCIAS 46

47  “Adequação à finalidade ou uso” – Juran  “Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz os requisitos” (NBR ISO 9000:2005)  “Totalidade de características de uma entidade (atividade ou processo, produto), organização, ou uma combinação destes, que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas dos clientes e demais partes interessadas” (FNQ, 2008)  “Conformidade com as exigências” - Crosby Resumo: Qualidade 47 Atendimento das exigências do cliente

48 Custos da Qualidade Requer investimentos - compõem os custos da qualidade; Evita os custos de não-qualidade. 48

49 Custos da Qualidade Planejamento do processo de controle da qualidade Treinamento para a qualidade Desenvolvimento de fornecedores Desenvolvimento de produtos com qualidade Desenvolvimento do sistema de produção Manutenção preventiva Implantação e manutenção de outros componentes do sistema de qualidade Mensuração e teste de matérias- primas e insumos da produção Aquisição de equipamentos especiais para avaliação de produtos Realização de atividades de controle estatístico de processo Inspeção Elaboração de relatórios C USTOS DE P REVENÇÃO C USTO DE A VALIAÇÃO 49

50 Custos da Não-Qualidade Matérias-primas e produtos refugados Produtos que precisam ser retrabalhados Modificações nos processos produtivos Perda de receita Tempo de espera dos equipamentos parados para correções Pressa e tensão para entrega dos produtos corrigidos ou consertados Cumprimento das garantias oferecidas ao cliente Perda de encomendas Processamento de devoluções Custos de processos nos organismos de defesa dos consumidores Comprometimento da imagem Perda de clientes no mercado C USTOS I NTERNOS DOS D EFEITOS C USTOS E XTERNOS DOS D EFEITOS 50

51 Cliente em Primeiro Lugar O cliente busca: desempenho, características, confiabilidade, conformidade, durabilidade, atendimento, estética e; qualidade percebida. Quality Function Deployment (QFD): – Planejamento do produto – Detalhamento das peças e componentes – Planejamento do processo – Planejamento da produção 51 “O cliente é, na moderna administração, o ponto de partida para definir a qualidade”

52 Qual a melhor Qualidade? 52

53 Satisfazer o cliente... 53

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55 Qualidade ValorTranscendentalProdutoUsuárioFabricação Diretrizes básicas 55 Desempenho a um preço aceitável Sinônimo de excelência Características naturais do produto Atendimento das necessidades Atendimento das especificações

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58 SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE 58

59  Programa 5S - Housekeeping  BPF (Boas Práticas de Fabricação)  PPHO (Procedimentos Padrões de Higiene Operacional)  APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle)  Rastreabilidade  ISO (International Standard Organization) Programas de Gestão 59

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63 PGQP Rio Grande do Sul Criado em 1992, veio com a missão de promover a competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão com foco na sustentabilidade. É considerado um dos maiores patrimônios gaúchos na disseminação da Qualidade e melhoria da gestão das organizações. Foi mencionado, inclusive, na Agenda 2020 como um dos principais acontecimentos do Estado em sua década de criação. Envolve mais de 9,5 mil organizações, entre iniciativa privada, órgãos públicos e terceiro setor, e cerca de 1,3 milhão de pessoas relacionadas com a Gestão da Qualidade. Nestes 20 anos, o PGQP construiu uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha. Centenas de exemplos e frentes de atuação de grande relevância têm servido, inclusive, como motivação e referencial para outros estados brasileiros.

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