A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETORIA DE GESTÃO DAS ÁGUAS E DO TERRITÓRIO - DIGAT GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DAS ÁGUAS – GEAG MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS (atualização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETORIA DE GESTÃO DAS ÁGUAS E DO TERRITÓRIO - DIGAT GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DAS ÁGUAS – GEAG MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS (atualização."— Transcrição da apresentação:

1 DIRETORIA DE GESTÃO DAS ÁGUAS E DO TERRITÓRIO - DIGAT GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DAS ÁGUAS – GEAG MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS (atualização 28 de novembro de 2014) RIO PARAÍBA DO SUL RIO GUANDU

2  Monitoramento Especial – Reservatório de Funil Teste das Válvulas Difusoras (18/11/14)

3  Reservatório Funil – 18/11/2014 (Teste das Válvulas Difusoras) Foto GEAG 18/11/14

4

5 Aspecto da válvula difusora em carga durante o teste realizado em 18/11/2014. Rio Paraíba do Sul durante o teste: PS 410, à esquerda, e PS 411.

6  Resultados - Cianobactérias

7  2ª Campanha – 25/11/2014.  Monitoramento Especial – Reservatório de Funil (parceria Furnas)

8  Resultados da 2ª Campanha – 25/11/2014

9  Qualidade de Água – Monitoramento Sistemático

10 QUALIDADE DE ÁGUA DO RIO PARAÍBA DO SUL E RIO GUANDU Semanal Frequência do Monitoramento: Semanal Pontos de Coleta: FN0150 (Na barragem de Funil) PS0410 (A jusante do Reservatório de Funil, primeiro ponto no rio Paraíba do Sul) SC0200 (Na barragem do Reservatório de Santa Cecília) GN0200 (No rio Guandu, próximo à captação da ETA-Guandu) Parâmetros: Quantificação de Cianobactérias

11 Cianobactérias – FN0150 (Funil - barragem)

12 Cianobactérias – PS410 (jusante de Funil)

13 Cianobactérias – Reservatório de Santa Cecília

14 Cianobactérias – Captação da ETA-Guandu

15 Cianobactérias – Trecho Funil / Guandu Resumo dos Principais Pontos

16 Cianobactérias – Reservatórios Sistema Lages / Guandu

17 Categoria de ResultadosEXCELENTEBOAMÉDIARUIMMUITO RUIM IQA NSF 100 ≥ IQA ≥ 9090 > IQA ≥ 7070 > IQA ≥ 5050 > IQA ≥ 2525 > IQA ≥ 0 Significado Águas apropriadas para tratamento convencional visando o abastecimento público Águas impróprias para tratamento convencional visando abastecimento público, sendo necessários tratamentos mais avançados  Índice de Qualidade de Água (IQA NSF ). Este índice consolida em um único valor os resultados dos parâmetros: Oxigênio Dissolvido (OD), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Fósforo Total (P T ), Nitrogênio Nitrato (NO 3 ), Potencial Hidrogeniônico (pH), Turbidez (T), Sólidos Dissolvidos Totais (SDT), Temperatura da Água e do Ar e Coliformes Termotolerantes. Obs: A ausência de resultado referente a pelo menos um dos nove parâmetros, inviabiliza a aplicação do índice.

18  IQAs – Médio Paraíba e Guandu

19

20

21

22  Cianobactérias – Baixo Paraíba

23

24

25

26

27

28

29 Corpo HídricoMunicípio Número de Pontos de Amostragem Sinalização das Condições de Qualidade da Água Floração de Cianobactérias Observações Reservatório de Funil Resende 5Estabilidade - críticoSim Cenário crítico de floração de microalgas (cianobactérias) Médio Paraíba 2Sinalização de QuedaNão Ponto de monitoramento a jusante (após) do Reservatório de Funil, apresenta melhores condições de qualidade de água do que a entrada do reservatório. Indicação de aumento da densidade de cianobactérias, mas ainda dentro de padrões aceitáveis. Porto Real1EstabilidadeNão Barra Mansa1EstabilidadeNão Volta Redonda2Sinalização de QuedaNão Alteração nos padrões de qualidade no ponto a jusante de Volta Redonda, configurando uma mudança na categoria do IQA, de médio para ruim. Barra do Piraí2EstabilidadeNão Barra do Piraí (reservatório Santa Cecília) 1EstabilidadeNão Baixo Paraíba Três Rios1EstabilidadeNão Além Paraíba2EstabilidadeNão Itaocara / Santo Antônio de Pádua 2 Sinalização de Queda a jusante do deságue do rio Pomba Não Aumento da densidade de cianobactérias no ponto a jusante do deságue do rio Pomba – PS436 (possível influência da hidroelétrica Barra do Braúna). São Fidelis1Sinalização de quedaNão Aumento da densidade de cianobactérias ainda influenciado pelas condições de montante após o deságue do rio Pomba. Valores, porém, dentro dos padrões aceitáveis. Campos de Goytacazes 1EstabilidadeNão Avanço da cunha salina (Paradas esporádicas da ETA CEDAE em São João da Barra) Quadro resumo da qualidade de água nos rios Paraíba do Sul e Guandu

30 Rio Guandu Nova Iguaçu1 EstabilidadeNão Seropédica1EstabilidadeNão Flutuação dos resultados de cianobactérias, mas dentro dos padrões aceitáveis. Rio Guandu (Canal de São Francisco) Rio de Janeiro1 Flutuação de Resultados Não Sinalização de leve piora para os resultados dos principais parâmetros de qualidade de água. Avanço da cunha salina na calha do canal (captação da TKCSA prejudicada)

31 Leonardo Daemon Gerente de Avaliação de Qualidade das Águas Email: leonardodaemon@gmail.comleonardodaemon@gmail.com Contato: (21)2334-5970 André Leone Chefe do núcleo de Amostragem Email: andreleone.inea@gmail.com Contato: (21) 2334 5972 Mauricio F. Soares Engenheiro Email: mauriciosoares@inea.rj.gov.brmauriciosoares@inea.rj.gov.br Contato: (21)2334-5972 Ágatha Weinberg Engenheira Ambiental Email: agathaweinberg@gmail.comagathaweinberg@gmail.com Contato: (21)2334-5972 Obrigado!


Carregar ppt "DIRETORIA DE GESTÃO DAS ÁGUAS E DO TERRITÓRIO - DIGAT GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DAS ÁGUAS – GEAG MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS (atualização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google