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Inovação no Processo Caso Siclave Natália Sebastião Novembro 2006 Benchmarking e Competitividade.

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Apresentação em tema: "Inovação no Processo Caso Siclave Natália Sebastião Novembro 2006 Benchmarking e Competitividade."— Transcrição da apresentação:

1 Inovação no Processo Caso Siclave Natália Sebastião Novembro 2006 Benchmarking e Competitividade

2 Agenda Apresentação da Siclave Porquê Benchmarking Programa de Acção Caso da Siclave Projecto Siclave Conclusões

3 Apresentação da Siclave Designação: Siclave – Tintas e Produtos Industriais, Lda. Website: Actividades: fabrico de tintas e produtos associados, produção por encomenda e para stock em pequenas séries, competências na Engenharia de Produto e Processo Política Comercial: capacidade de desenvolver e fabricar produtos para o sector das tintas, em prazos de entrega pré-fixados e com preços competitivos Sectores de Mercado: construção civil, indústria metalomecânica, indústria do mobiliário, indústria cerâmica, repintura automóvel

4 Porquê Benchmarking A Siclave procura estar constantemente adaptada ao mercado e antecipar as exisgências do mesmo A Siclave tem vindo a apostar na inovação e na imagem A Siclave aposta na qualidade (encontra-se certificada pela ISO e pela ISO 14000) No entanto a sua postura não a destacava dos seus principais concorrentes (sobretudo internacionais) O benchmarking foi a ferramenta seleccionada para identificar factores de sucesso e de insucesso, através da avaliação de desempenho da Siclave de forma comparativa com outras empresas do mercado

5 Programa de Ac ç ão Execução dos questionários –Visita à empresa –Acompanhamento às empresas Análise dos questionários Carregamento dos dados nas bases de dados (IPB e UKBI) Extracção dos relatórios dos Índices de Benchmarking Análise dos relatórios extraídos dos Índices de Benchmarking e elaboração do relatório final para a empresa Apresentação dos resultados à empresa

6 Caso da Siclave Com o apoio do INESC Porto procedeu-se à avaliação sistemática, rigorosa e extensiva do desempenho da empresa através da utilização de 5 questionários: Av. Financeira, Av. de Gestão, Av. de Excelência, Av. de Produção e Av. De Marketing e Desenvolvimento de Produtos. A informação foi interpretada e comparada com dados de empresas de acordo com os critérios: –Número de Trabalhadores: –Volume de Negócios: 1M-10M –CAE: & –Países: Espanha, Portugal e Reino Unido

7 Índices de Benchmarking Indicadores de Rentabilidade Indicadores de Gestão Indicadores de Produtividade Indicadores de Investimento Indicadores de Actividade Indicadores da satisfação do cliente Indicadores de Inovação de Produto/serviço Indicadores sobre fornecedores Indicadores de Gestão de Recursos Humanos Indicadores da Satisfação de Recursos Humanos Indicadores de Produção Indicadores de Excelência do Modelo de Negócio Indicadores de Marketing e Desenvolvimento de Produtos/Serviços

8 Relatório Final Potências Acções de Melhoria –Ponto Fraco – indicador com posição igual ou inferior a 25% –Ponto Forte – indicador com posição igual ou superior a 75%

9 Relatório Final Acção de Melhoria 1 –Avaliação e Reorganização dos processos da empresa com especialo ênfase nos processos de Produção e de Planeamento Objectivo: definição de uma estratégia de redução de tempo de resposta ao cliente Acção de Melhoria 2 –Implementação de um Sistema ERP Objectivo: Implementação de infra-estruturas de informação e comunicação de apoio à gestão dos processos e às relações estabelecidas com o exterior

10 Projecto Siclave Definição de uma estratégia de redução de tempo de resposta ao cliente –Nova abordagem ao Planeamento Planeamento com base na previsão Programa de fabrico de produtos base e pastas de cor standard Programa de fabrico de produtos afinados

11 Projecto Siclave Definição de uma estratégia de redução de tempo de resposta ao cliente –Nova abordagem ao processo de tratamento de encomendas Redefinição do processo Tratamento de Encomendas. Disponibilização e Concentração da informação necessária à interacção com o cliente. Redefinição do Sistema de Codificação. Implementação de um Sistema de Informação ERP.

12 Projecto Siclave Definição de uma estratégia de redução de tempo de resposta ao cliente –Nova abordagem à Gestão Operacional Sequenciamento das OFs tendo em consideração o nível de stock necessário a para cada produto intermédio, o enchimento, as rotas de distribuição e as entregas especiais. Controlo de existências e de produção de materiais em tempo real. Avaliação da possibilidade de automatização do processo de Embalagem.

13 Projecto Siclave Apoio à selecção e implementação de um sistema ERP –Metodologia Diagnóstico Definição Implementação 1 A1 1 R3 Definição do Projecto 1 R4 Relatório de Melhorias Negócio Mapa Empresar ial 2 B3 Consulta aos Fornecedores 1 A2 Levantamento 2 B2 Definição Short List 2 B1 Definição Requisitos M1 M2 4 D1 Desenho detalhado processos 4 D2 Configuração Sistemas 4 D3 Reengenharia Processos 4 D4 Arranque Sistemas Selecção de Sistemas 3 C1 Análise de Propostas 3 C2 Demonstrações 3 C3 Selecção da Solução M3 M4

14 Projecto Siclave Apoio à selecção e implementação de um sistema ERP –Elaboração do Caderno de Encargos Arquitectura do sistema Módulos Aplicacionais Integração com Sistemas Existentes Dimensionamento do Sistema Serviços

15 Projecto Siclave

16 Apoio à selecção e implementação de um sistema ERP –Selecção da solução/fornecedor Solução: Adonix X3 integrada com mod. RH (Primavera), mod. M. Indústrial (Navaltik) e mod. de G. Documental (iPortalMais) Fornecedor: Adonix Portugal –Contratualização –Gestão do processo de Implementação Preparação Desenho do Sistema de Informação Prototipagem, desenvolvimento e testes Entrada em Produção

17 Conclusões O processo de benchmarking desenvolvido permitiu à Siclave –identificar pontos fortes e pontos fracos relativamente às empresas no mercado onde opera –Definir um plano de acções de melhoria, com o objectivo de eliminar os pontos fracos e atingir os níveis dos indicadores identificados nos relatórios de benchmarking A Siclave decidiu implementar as acções propostas, tendo atingido resultados depois da reorganização do seu modelo de negócio A Siclave usou as medidas de apoio disponíveis para concretizar a implementação das acções propostas

18 Obrigada pela vossa atenção!


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