A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DO REGICÍDIO À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA. D. Carlos, filho de Luís I e D. Maria Pia de Sabóia, tornou- se rei em 1889. Casou com D. Amélia de Orleães,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DO REGICÍDIO À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA. D. Carlos, filho de Luís I e D. Maria Pia de Sabóia, tornou- se rei em 1889. Casou com D. Amélia de Orleães,"— Transcrição da apresentação:

1 DO REGICÍDIO À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

2 D. Carlos, filho de Luís I e D. Maria Pia de Sabóia, tornou- se rei em Casou com D. Amélia de Orleães, em O seu reinado foi marcado por uma série de acontecimentos dramáticos, como, por exemplo, o Ultimato Inglês, revolução republicana de 1891, o aumento das lutas políticas, a ditadura de João Franco e, finalmente, o seu assassinato.

3 No início do século XX, Portugal vivia em crise económica e as pessoas estavam descontentes. Surgiram, por isso, as ideias republicanas contra a monarquia e os governos que nada faziam. A revolta aumentou com a chegada de João Franco ao poder. QUEDA DA MONARQUIA João Franco

4 O REGICÍDIO Eram cinco da tarde do dia 1 de Fevereiro de 1908 quando D. Manuel esperava no cais do Terreiro do Paço a chegada da família real: D. Amélia, D. Carlos e D. Luís. Apesar do ambiente de revolta republicana e dos receios de alguns conselheiros, D. Carlos e a família sobem para o landau e iniciam o cortejo. Os regicidas, Manuel Buíça e Alfredo Costa, já posicionados, prepararam-se e dispararam, tendo o primeiro tiro fracturado a coluna vertebral do rei.

5 Os assassinos Manuel Buíça era originário do Norte e era professor de música. Ele e o seu primo, Alfredo da Costa, pertenciam à Carbonária, a ala mais radical dos republicanos. Ambos foram mortos logo após o atentado que matou o rei e o príncipe herdeiro. Ao trono subiu D. Manuel, que procurou acalmar a situação política, tendo afastado João Franco. Era tarde demais… a República estava para breve.

6 A INSTAURAÇÃO DA REPÚBLICA No dia 4 de Outubro de 1910 dá-se uma revolução militar e civil apoiada pela Maçonaria e Carbonária, sendo proclamada a República a 5 de Outubro, tendo o rei e família partido para o exílio. [5 de Outubro de 1910]

7 OS SÍMBOLOS DO NOVO REGIME - O hino - - A bandeira -

8 Simbolismo da bandeira portuguesa Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa. As cores verde e vermelho significam, respectivamente, a esperança e o sangue dos heróis. A esfera armilar simboliza os Descobrimentos, os sete castelos representam os primeiros castelos conquistados por D. Afonso Henriques, as cinco quinas significam os cinco reis mouros vencidos por este Rei e, finalmente, os cinco pontos em cada uma, as cinco chagas de Cristo.

9 Implantação da República Portuguesa - filme _oM&feature=PlayList&p=B12C95DCC4A86377&index=0&playnext=1

10 Trabalho realizado no âmbito da disciplina de História 6º ano Trabalho realizado por João Sampaio, João Henriques e Gonçalo Santos. Escola EB 2.3 / Eng. Dionísio A. Cunha – Canas de Senhorim


Carregar ppt "DO REGICÍDIO À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA. D. Carlos, filho de Luís I e D. Maria Pia de Sabóia, tornou- se rei em 1889. Casou com D. Amélia de Orleães,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google