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Educadores Sociais em trabalhos de alta complexidade: PROFISSIONALIZAÇÃO, FORMAÇÃO PERMANTE E APOIO INDIVIDUAL E GRUPAL PARA PROFISSIONAIS DE ACOLHIMENTO.

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1 Educadores Sociais em trabalhos de alta complexidade: PROFISSIONALIZAÇÃO, FORMAÇÃO PERMANTE E APOIO INDIVIDUAL E GRUPAL PARA PROFISSIONAIS DE ACOLHIMENTO

2 II Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento  Imst – Áustria 1949  Porto Alegre - Brasil – 1967  Presente em 22 localidades (689 atendidos/ outubro 2014)  Juiz de Fora – 1984  06 casas (63 atendidos)  Centro Social – (133 atendidos) HISTÓRICO ORGAZIACIONAL

3 VISÃO DO PROGRAMA -Serviço de Acolhimento -Serviço de Fortalecimento Familiar e Comunitário COMO? - Serviços Diretos Básicos - Desenvolvimento de Competências - Promoção, Defesa de Direitos e Advocacy - Famílias - Lideranças locais (comunidade) - Estado - Outros atores - Crianças e Adolescentes que perderam ou estão em risco de perder um ambiente familiar protetor - Garantir um ambiente familiar protetor; - Focar no desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens; - Resultar na Autossuficiência/ Autonomia (afetiva, social e financeira) O QUÊ? COM QUEM? PARA QUEM? PARA QUÊ? 4. As crianças tomam decisões sobre sua vida 3. Trabalhamos pelo Interesse da Criança e adolescente 2. Contamos com uma rede Local de Proteção 1. Todas as ações com o foco na família PRINCÍPIOS

4 II Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento  Uma casa com até nove (sete) crianças/adolescentes;  Uma dupla psicossocial para até 20 atendidos;  Um coordenador;  Uma assistente de desenvolvimento familiar;  Uma cuidadora de apoio;  Uma CUIDADORA RESIDENTE (Mãe social – lei 7.644/87; ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: MODALIDADE CASA LAR

5 II Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento Art. 9º da Lei nº de1.987  Idade mínima de 25 anos;  Boa sanidade física e mental;  Curso de 1º grau completo (2º completo);  Ter sido aprovada em treinamento e estágio exigidos por esta Lei;  Boa conduta social;  Aprovação em teste psicológico específico. CUIDADORA RESIDENTE: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

6 II Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento “O educar é uma arte, no fundo, tão pouco ensinável como a tolerância ou a fé. É um saber que resulta das interações, de vivências, de experiências e do contraste com a realidade”.(Hermann Gmeiner) PROFISSIONALIZAÇÃO, FORMAÇÃO PERMANTE E APOIO INDIVIDUAL E GRUPAL PARA PROFISSIONAIS DE ACOLHIMENTO

7 Formação Cuidadoras Residentes FORMAÇÃO INICIAL

8 Formação Cuidadoras Residentes FORMAÇÃO INICIAL

9 Formação Cuidadoras Residentes FORMAÇÃO INICIAL

10 Formação Cuidadoras Residentes PLANO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

11 Formação Cuidadoras Residentes PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

12 Formação Cuidadoras Residentes  Módulos I e II no Centro de Formação em SP;  Com uma semana de duração; FORMAÇÃO CONTINUADA  Retomada dos referentes teóricos organizacionais e normativas legais;  Temas variados identificados nos instrumentos de avaliação por competência; FORMAÇÃO

13 Formação Cuidadoras Residentes CRONOGRAMA DE FORMAÇÃO ANUAL

14 Formação Cuidadoras Residentes SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

15 Formação Cuidadoras Residentes SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

16 Formação Cuidadoras Residentes SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

17 Formação Cuidadoras Residentes SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

18 Formação Cuidadoras Residentes SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

19 Formação Cuidadoras Residentes SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

20 Formação Cuidadoras Residentes SISTEMA DE MONITORAMENTO DE NÚCLEO DE ACOLHIMENTO

21 Formação Cuidadoras Residentes SISTEMA DE MONITORAMENTO DE NÚCLEO DE ACOLHIMENTO

22 Formação Cuidadoras Residentes SISTEMA DE MONITORAMENTO DE NÚCLEO DE ACOLHIMENTO

23 Formação Cuidadoras Residentes SISTEMA DE MONITORAMENTO DE NÚCLEO DE ACOLHIMENTO

24 Formação Cuidadoras Residentes SISTEMA DE MONITORAMENTO DE NÚCLEO DE ACOLHIMENTO

25 Formação Cuidadoras Residentes SISTEMA DE MONITORAMENTO DE NÚCLEO DE ACOLHIMENTO

26 Formação Cuidadoras Residentes PLANO DE TRABALHO E AVALIAÇÃO

27 II Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento Edson Neris Bahia (32) (32) OBRIGADO!!!


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