A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre os principais impactos desses empreendimentos sobre a biodiversidade e os ecossistemas suas consequências sobre a qualidade de vida nas comunidades humanas; e (b) estratégias e procedimentos para desenvolvimento das ações de educação ambiental que permitissem a transposição didática desse conhecimento para as comunidades. Uma instituição ambiental contratou uma empresa de consultoria para produzir um plano de educação ambiental voltado às comunidades locais dos municípios do litoral norte da Bahia que serão potencialmente impactados por um empreendimento imobiliário de grande porte.

2 Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Problema 5 (a) Produza uma avaliação crítica do documento-base. Observação: procure incorporar os elementos desenvolvidos em todos os problemas durante a disciplina (confiabilidade das evidências, das fontes, dos argumentos, estratégia de argumentação, processos ecológicos envolvidos, escalas espacial e temporal envolvidos, níveis de organização envolvidos, modelo de mecanismos). - A apresentação oral deve ser feita 6a-feira à tarde - O trabalho escrito deve ser postado no moodle até 28 de setembro (b) Cada estudante deve encaminhar até 28 de setembro, para o e-mail peurocha@ufba.br, um arquivo como o anexado a essa postagem com a avaliação dos membros de sua equipe (incluindo sua auto-avaliação).

3

4 Texto Base – Apresentação - Contexto geral “ litoral norte da Bahia maior pólo turístico em crescimento no Brasil”. Entende-se: fatores de interesse econômico e político. Empreendimentos hoteleiros e imobiliários ocupando grandes propriedades. - Mecanismo Regulador Foi apresentado o Prodetur Estrada Não há menção à Legislação (Leis, Planos diretores, Zoneamentos, UC’s). Menção genérica aos hábitos e estilos de vida locais. Não tem fonte.

5

6 Texto Base - identificação e escalas Identificação do empreendimento – Caracterização - não houve. Não fica identificado o fenômeno causador. – Escala espacial – “Litoral Norte”. Não fica identificado o local exato, tamanho do empreendimento. – Escala temporal – “últimos anos”. Quando acontecerá? Quanto tempo de implantação.

7 Texto base – apresentação dos componentes Conclusões 1) O litoral Norte da Bahia é um polo turístico em desenvolvimento com diferentes tipos de uso e ocupação do solo no processo de urbanização que impacta os ecossistemas litorâneos e sua biodiversidade, com prejuízos à qualidade de vida das populações humanas. 2) Dois tipos principais de impacto são gerados pela implantação de empreendimentos. -

8 Texto base – apresentação dos componentes Tipos de impacto 1) Perda de Habitat Evidências apresentadas tem boas fontes Nem todos os aspectos relacionados à perda de habitat foram abordados. Menciona superficialmente a relação com qualidade de vida Não relaciona com serviços ambientais e processos ecológicos Não analisa as escalas local e regional Não analisa a escala temporal. Etapas do empreendimento.

9

10 Texto base – apresentação dos componentes Tipos de impacto 2) Poluição Relação com a pesca e mortalidade de animais marinhos Resíduos sólidos e praias Evidências apresentadas não estão adequadas. Vários aspectos da poluição não foram considerados. Não relaciona o efeito da poluição à qualidade de vida da comunidade. Falta da caracterização não possibilita compreender quais são os fatores de poluição que serão gerados pelo empreendimento.

11

12 Texto base – apresentação dos componentes Aspectos Sociais Menção genérica aos hábitos e estilos de vida locais Superficialidade no estabelecimento das relações entre impactos e qualidade de vida Não foi realizado um levantamento para identificar os hábitos, usos dos recursos naturais e anseios das comunidades que serão diretamente impactadas pelo empreendimento. Isso seria interessante para guiar a abordagem e facilitar a explanação das relações entre o ambiente, o modo de vida e as questões que surgirão com o empreendimento.

13 Texto base – relações causais Considerando que o efeito do empreendimento sobre a qualidade de vida da comunidade fique bem esclarecido: Os impactos identificados como principais tiveram pequena, ou nenhuma, relação estabelecida com a qualidade de vida da comunidade. A perda de habitat foi relacionada com a perda de biodiversidade. Identificamos que a relação da biodiversidade com a qualidade de vida é bastante ampla, existindo em várias interfaces. Da mesma forma a poluição tem interferência muito forte sobre a qualidade de vida.

14 Texto base – níveis hierárquicos ou organizacionais Percebemos que a falta de caracterização do empreendimento e a consequente ausência de escalas temporal e espacial, dificulta a percepção das escalas que precisam ser tratadas. A síntese do texto base estabelece que o foco do trabalho é a qualidade de vida da comunidade. Porém, o relatório não estabelece claramente essa relação através das evidências, argumentos e conclusões.

15 2006 ?

16 Ambiente NaturalImplantaçãoOperação Escala Temporal CurtoMédioLongo Será??????

17 Local Área de influência direta Área de influência indireta Maneira de apresentação tradicional das informações É suficiente para compreender a escala dos processos afetados? Escala espacial Será??????

18 Foco -> Qualidade de vida da comunidade Natureza

19 Interação de organismos Movimentação de organismos Processos Climáticos Variabilidade da produtividade primária Processos hidrológicos Formação de habitat biofísico Processos sócio culturais Tipos de Processos Ecológicos Identificados no Texto

20 LegaisPoliticas Sócio- economicas Alteração dos processos culturais Perda de Habitat Poluição Níveis de organização Nível Superior (Restrições) Nível Superior (Restrições) Nível Focal Nível Inferior (Mecanismos) Nível Inferior (Mecanismos) Qualidade de vida

21

22

23 Conclusão Consideramos que o documento base não atingiu o seu objetivo de sistematizar o conhecimento técnico-científico sobre os impactos ambientais e relacioná-los com a qualidade de vida das comunidades humanas. Sugerimos que o documento seja refeito incorporando as informações aqui apresentadas.

24


Carregar ppt "Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google