A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a Puberdade ? A Puberdade significa um conjunto de alterações físicas e psicológicas que acontecem na vida dos rapazes e das raparigas que marcam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a Puberdade ? A Puberdade significa um conjunto de alterações físicas e psicológicas que acontecem na vida dos rapazes e das raparigas que marcam."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é a Puberdade ? A Puberdade significa um conjunto de alterações físicas e psicológicas que acontecem na vida dos rapazes e das raparigas que marcam o início de uma etapa muito importante: a adolescência.

3 Quando Surge a Puberdade ? Cada indivíduo tem o seu próprio ritmo o qual deve ser respeitado. A puberdade começa normalmente entre os 8 e os 12 anos e está completa quando termina o processo de desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.

4 Evolução do corpo humano Fase do crescimento SemelhançasDiferenças InfânciaCorpo é semelhante Órgãos genitais AdolescênciaPoucas semelhanças Órgãos genitais e aparência física Fase AdultaNenhuma semelhança Órgãos genitais e aparência física

5 Caracteres Sexuais Secundários Caracteres sexuais secundários masculinos: Mudança na voz, aumento da massa muscular, Aumento do tamanho dos orgãos genitais, poluções nocturnas, acne, pêlos púbicos e nas axilas, maior secreção da hormona testosterona. Caracteres sexuais secundários femininos: Alargamento das ancas, desenvolvimento dos seios, menstruação mensal, acne, pêlos púbicos e nas axilas, maior produção das hormonas estrogénio e progesterona.

6

7 Como vivem as transformações Nas raparigas há por vezes o desejo de se tornar adultas e também um conjunto de vergonha e orgulho em relação ao seu corpo; receio de não ser suficientemente atraente; medo em relação às sensações novas de excitação e prazer Nos rapazes há algumas vezes o desejo de se tornarem adultos e têm medo de o seu corpo não ter a forma suficiente desenvolvida; medo de não se excitar como os outros

8 Os conflitos com os pais trazidos pelas mudanças psicológicas sobre o tempo passado fora de casa sobre a autoridade e liberdade sobre o comportamento sobre a forma de vestir sobre as ideias sobre o futuro

9 Medos que aparecem nas relações com os rapazes e raparigas o medo de não ser aceite; o medo de não ser atraente; o medo de não ser capaz; o medo ser mais fraco ou pior.

10 Medos secundários as raparigas têm medo das intenções dos rapazes as raparigas têm medo de não serem suficientemente atraentes para arranjar um namorado os rapazes têm medo que as raparigas pensem que eles são mal intencionados os rapazes têm medo de não serem suficientemente habilidosos para arranjar uma namorada

11 Mudanças nas relações com os adultos os adolescentes sentem que os adultos os tratam como crianças, querendo que eles se comportem como adultos. a dificuldade em tomar decisões a longo prazo; a dificuldade em distinguir os seus próprios projectos dos dos pais. a dificuldade em aceitar frustrações, trabalhos, esforços na realização dos seus projectos Mudança na forma de encarar o futuro

12

13 Como fazer amigos? descontrai-te, sorri e não tenhas medo de dizer asneiras seres espontâneo (a), sê tu mesmo descobre novas formas para as tuas amizades dizer não quando é necessário. ser livre, independente e autónomo

14 O melhor Amigo(a) uma amizade para sempre, mais forte que o amor... a conversar é que as pessoas se entendem o melhor amigo é para toda a vida existe uma grande cumplicidade entre ti e o teu melhor amigo(a)

15 O grupo de amigos no teu grupo de amigos sentes-te bem. Com eles és livre, mas estás protegido sentes que és levado a fazer algumas coisas que não desejas num grupo de amigos não és obrigado a falar daquilo que não sabes e mostrar um ar conhecedor quando afinal estás morto de medo e ansiedade. as raparigas desta idade andam muito aos pares ("Vou à casa de banho... ", "Eu vou contigo!...", "Vou à cafetaria, faz-me companhia...").

16 E as palmas


Carregar ppt "O que é a Puberdade ? A Puberdade significa um conjunto de alterações físicas e psicológicas que acontecem na vida dos rapazes e das raparigas que marcam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google