A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência, tecnologia e Qualidade de vida Genética & Clonagem EB2\3ciclos Dr.Pedrosa Veríssimo Trabalho realizado por: Carlos Garcia nº1 Francisco Pereira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência, tecnologia e Qualidade de vida Genética & Clonagem EB2\3ciclos Dr.Pedrosa Veríssimo Trabalho realizado por: Carlos Garcia nº1 Francisco Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 Ciência, tecnologia e Qualidade de vida Genética & Clonagem EB2\3ciclos Dr.Pedrosa Veríssimo Trabalho realizado por: Carlos Garcia nº1 Francisco Pereira nº6 Ivo Palhais nº7 João Sousa nº8 2008\2009

2 Índice Introdução Genética Historia Aplicações da genética Vantagens Desvantagens Clonagem Tipos de clonagem Vantagens Desvantagens Conclusão Bibliografia

3 Introdução Nesta breve apresentação vamos falar um pouco sobre a genética e os seus sub temas como a clonagem, os seus tipos, vantagens, desvantagens etc...

4 Genética A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos).

5 História da genética Em 1864, Gregor Mendel estabeleceu pela primeira vez os padrões de hereditariedade de algumas características existentes em ervilheiras, mostrando que obedeciam a regras estatísticas simples. Embora nem todas as características mostrem estes padrões de hereditariedade mendeliana, o trabalho de Mendel provou que a aplicação da estatística à genética poderia ser de grande utilidade. Desde essa altura, padrões mais complexos de hereditariedade foram demonstrados.

6 História da genética (cont.) A partir da sua análise estatística, Mendel definiu o conceito de alelo como sendo a unidade fundamental da hereditariedade. O termo "alelo" tal como Mendel o utilizou, expressa a ideia de "gene", enquanto que nos nossos dias ele é utilizado para especificar uma variante de um gene. Só depois da morte de Mendel é que o seu trabalho foi redescoberto, entendido (início do século XX) e lhe foi dado o devido valor por cientistas que então trabalhavam em problemas similares.

7 Aplicações da genética Prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de doenças; A terapia genética permite substituir genes doentes por genes sãos, ou mesmo eliminar os genes doentes; Optimização do bem-estar e sobrevivência do indivíduo; Intervenções terapêuticas definidas de acordo com o perfil genético do doente, o que faz com que a probabilidade de sucesso de tratamento seja maior.

8 Vantagens da genética Menor custo de produçao Plantas com resistencia natural a pragas Melhora a qualidade Aumenta o valor nutritrivo

9 Desvantagens da genética Efeitos secundários por introducçao de genes que se podem tornar nocivos ao ser humano; Problemas ambientais por perda de controlo sobre a disperçao dos genes; Resistencia a antibióticos.

10 Clonagem Clonagem O que é? É a produção de indivíduos geneticamente iguais. é a produção de indivíduos geneticamente

11 Tipos de clonagem Clonagem natural. Clonagem induzida artificialmente (em plantas e animais). Clonagem in vitro de plantas.

12 Clonagem Natural É natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada, ou seja, na qual não há participação de células sexuais (gâmetas), como é o caso das bactérias, da maioria dos protozoários e algumas leveduras. Este é o meio mais frequente e natural de reprodução dos vegetais inferiores, mas até vegetais superiores podem multiplicar-se naturalmente desse modo.

13 Clonagem induzida artificialmente A clonagem induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Nesse caso, o termo aplica- se a uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada num único património genético. A partir de uma célula-mãe, ocorre a produção de uma ou mais células (idênticas entre si e à original), que são os clones. Os indivíduos resultantes desse processo terão as mesmas características genéticas do indivíduo «doador», também denominado «original».

14 Clonagem in vitro de plantas A técnica da clonagem in vitro de plantas, também conhecida por micropropagação, tem-se mostrado de enorme importância prática e potencial nas áreas agrícolas, florestais, bem como na pesquisa básica em geral. Esta técnica de clonagem é utilizada sobretudo na propagação de espécies com interesse económico.

15 Vantagens da clonagem Obtenção de produtos úteis para terapêutica; Obtenção de óvulos para transplantes; Recuperação de espécies em extinção.

16 Desvantagens Taxa de insucesso elevada (ex. para obtenção da Dolly foram necessários 227 embriões); Grandes investimentos financeiros e de recursos humanos; Problemas éticos.

17 Conclusão Com este trabalho ficamos a aprender mais sobre o tema abordado.

18 Bibliografia Informativa-Engenharia-Genetica Informativa-Engenharia-Genetica


Carregar ppt "Ciência, tecnologia e Qualidade de vida Genética & Clonagem EB2\3ciclos Dr.Pedrosa Veríssimo Trabalho realizado por: Carlos Garcia nº1 Francisco Pereira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google