A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Há vários tipos de doenças, uma delas gastroenterite que é originada por um vírus que provoca vómitos e diarreia, eu já tive isto várias vezes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Há vários tipos de doenças, uma delas gastroenterite que é originada por um vírus que provoca vómitos e diarreia, eu já tive isto várias vezes."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução Há vários tipos de doenças, uma delas gastroenterite que é originada por um vírus que provoca vómitos e diarreia, eu já tive isto várias vezes e o médico mandou-me beber líquidos frescos em pouca quantidade e passado um dia ou dois já estava bom, embora isso não aconteça em todas as pessoas há pessoas que demora mais tempo a passar e por vezes até pioram e precisam de tratamentos.

3 Vómito Quando abusamos da comida ou esta está estragada o encéfalo ataca rapidamente provocando o vómito para deitar fora o conteúdo que está no estômago, esse vómito é provocado por contracções da musculatura abdominal que pressionam o estômago e fazem com que este conteúdo suba pelo esófago e sai pela boca. Quando vomitamos sabe mal, porque o suco gástrico que é acido já misturado com os alimentos que ingerimos

4 Diarreia É quando nós vamos obrar várias vezes em pouco espaço de tempo, por causa do aumento dos movimentos peristálticos. A diarreia faz com que o conteúdo intestinal desapareça rapidamente e isto deve-se à ingestão de comida estragada, nervosismo e alergia aos alimentos. O transito intestinal acelerado faz com que não seja possível o nosso organismo absorver a água fazendo com que as fezes sejam aquosas podendo levar à desidratação.

5 Prisão de ventre, Ou constipação intestinal é o inverso da diarreia ou seja os movimentos peristálticos diminuem e isto é devido a uma alimentação desequilibrada fraca em fibras vegetais. As fezes ressecam porque estão muito tempo dentro do intestino grosso, permitindo ao nosso organismo absorver toda a água nelas existem, sendo mais difícil obrarmos. A prisão do ventre passa se comermos alimentos rico em fibras não digeríveis fazendo com que a massa alimentar aumente e os movimentos peristálticos acelerem o transito intestinal permitindo a defecação.

6 Apendicite É uma infecção do apêndice ileocecal e tem duas formas, a crónica e a aguda. A aguda demonstra-se por dores agudas na fossa ilíaca direita, mais exactamente chamado ponto de Mc Burney. O interior do apêndice é revestido por um tecido linfático parecido ao das amígdalas. Os alimentos podem ficar retidos na cavidade intestinal do apêndice causando a sua inflamação e dores fortes. Se não for tratado a infecção destrói a parede do organismo uma peritonite, que é a inflamação da membrana que tapa a cavidade abdominal e os órgãos existentes lá dentro. O tratamento é uma operação, tirando o apêndice inflamado. Ponto de Mc Burney

7 Úlcera péptica Aparecem normalmente no duodeno, no estômago e na parte inferior do esófago, sendo originadas pela acções dos sucos digestivos que queima partes das paredes do tubo digestivo fazendo grandes feridas. A queimadura pode agravar quando atinge os músculos e os vasos sanguíneos provocando hemorragias. Estas queimaduras podem fazer buracos na parede do tubo digestivo (úlcera perfurada) originando a morte, pois as bactérias entram na cavidade abdominal perto do buraco fazendo uma infecção na membrana que rodeia as vísceras, o peritonite. Estas úlceras podem, curar- se com medicamentos que diminuem a acidez no estômago permitindo a cura mais rapidamente, se forem lesões muito grandes poderá ter que ser feita uma operação cirúrgica da parte infectada.

8 Distúrbio hepático É originado por um dos constituintes da bilis, o colesterol que é uma substancia que quando se junta com os sais biliares se torna solúvel, mas quando isto não acontece o colesterol torna-se insolúvel provocando pequenos grãos dentro da vesícula biliar, que tem nome de pedras na vesícula o cálculos vesiculares. As pedras tapam a saída da bili ou andam no tubo biliar provocando dores fortes. Estas pedras fazem-se por causa de uma alimentação pobre em lípidos e com muitas gorduras.

9 Pancreática É quando o pâncreas retém o suco pancreático e este ataca as suas próprias células provocando uma inflamação do pâncreas que muitas vezes leva à morte. Esta inflamação pode ser devido ao bloqueio do tubo de eliminação do suco pancreático o pela ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

10 Cancro do colo intestinal É originado pelas substancias cancerígenas que estão nos alimentos quando estas ficam tempo demasiado no intestino. Isto acontece quando a alimentação é fraca em fibras fazendo com que os movimentos peristálticos diminuam.

11 Trabalho realizado por: Rúben Oliveira _ _ _9ºA_ _ _Nº15


Carregar ppt "Introdução Há vários tipos de doenças, uma delas gastroenterite que é originada por um vírus que provoca vómitos e diarreia, eu já tive isto várias vezes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google