A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. 11 – A qualidade da água Professora: Alexsandra Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. 11 – A qualidade da água Professora: Alexsandra Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Cap. 11 – A qualidade da água Professora: Alexsandra Ribeiro

2 Funções da água Solvente universal – a água é capaz de dissolver a maioria das substâncias, só não dissolve as gorduras; (OBS: SOLUTO – substância a ser dissolvida, SOLVENTE – substância que dissolve); Solvente universal – a água é capaz de dissolver a maioria das substâncias, só não dissolve as gorduras; (OBS: SOLUTO – substância a ser dissolvida, SOLVENTE – substância que dissolve); Favorece a ocorrência das reações químicas; Favorece a ocorrência das reações químicas; Transporta substâncias no interior do corpo dos seres vivos; Transporta substâncias no interior do corpo dos seres vivos; Controla a temperatura interna do nosso corpo. Controla a temperatura interna do nosso corpo.

3 Tipos de água Água potável – água própria para o consumo, sem riscos para a nossa saúde; Água potável – água própria para o consumo, sem riscos para a nossa saúde; Água destilada – água sem qualquer outra substância dissolvida (usada em laboratórios); Água destilada – água sem qualquer outra substância dissolvida (usada em laboratórios); Água mineral – água que brota de fontes do subsolo, rica em sais minerais. Água mineral – água que brota de fontes do subsolo, rica em sais minerais.

4

5

6 Estação de tratamento de água Etapas: Etapas: Adutoras – conduz a água do rio represada, sendo conduzida para grandes reservatórios; Adutoras – conduz a água do rio represada, sendo conduzida para grandes reservatórios; Floculação – colocam substâncias (sulfato de alumínio e cal hidratada) que formam flocos com a sujeira; Floculação – colocam substâncias (sulfato de alumínio e cal hidratada) que formam flocos com a sujeira; Decantação – os flocos se depositam no fundo do tanque; Decantação – os flocos se depositam no fundo do tanque; Filtração – a água é filtrada para retirar as impurezas; Filtração – a água é filtrada para retirar as impurezas; Cloração e fluoração – coloca-se cloro para matar os microorganismos restantes e flúor que protege os dentes. Cloração e fluoração – coloca-se cloro para matar os microorganismos restantes e flúor que protege os dentes.

7

8 Sem estação de tratamento Quando não há estações de tratamento a água pode ser obtida diretamente de rios, nascentes ou poços; Quando não há estações de tratamento a água pode ser obtida diretamente de rios, nascentes ou poços; Tipos de poços: Tipos de poços: Poço raso – é o mais comum, construído a 20 m de profundidade, com uma tampa impermeável e longe de fossas e poluição; Poço raso – é o mais comum, construído a 20 m de profundidade, com uma tampa impermeável e longe de fossas e poluição; Poço artesiano – construído com equipamento especial, que fura a terra e alcança a água de lençóis subterrâneos mais profundos. Poço artesiano – construído com equipamento especial, que fura a terra e alcança a água de lençóis subterrâneos mais profundos.

9 Tratando a água Antes de ser consumida, mesmo que a água tenha sido tratada em estação de tratamento, a água deve receber alguns cuidados: Antes de ser consumida, mesmo que a água tenha sido tratada em estação de tratamento, a água deve receber alguns cuidados: Fervura; Fervura; Filtração; Filtração; Cloração (produtos à base de cloro). Cloração (produtos à base de cloro).

10 Estação de tratamento de esgoto Grades de metal (peneiras); Grades de metal (peneiras); Reservatórios de decantação; Reservatórios de decantação; Lodo de matéria orgânica (que se depositou no fundo do tanque) é levado para o biodigestor (bactéria decompõem a matéria orgânica produzindo um gás que é combustível); Lodo de matéria orgânica (que se depositou no fundo do tanque) é levado para o biodigestor (bactéria decompõem a matéria orgânica produzindo um gás que é combustível); A parte líquida é aerada para promover a decomposição do resto da matéria orgânica; A parte líquida é aerada para promover a decomposição do resto da matéria orgânica; Após tratado o líquido é despejado no rio. Após tratado o líquido é despejado no rio.

11 Sem tratamento de esgoto Nos locais que não há estação de tratamento de esgoto pode ser construído fossas; Nos locais que não há estação de tratamento de esgoto pode ser construído fossas; Tipos de fossas: Tipos de fossas: Fossa seca – são buracos rasos feitos no chão com proteção devido o mal cheiro e o surgimento de animais causadores de doenças; Fossa seca – são buracos rasos feitos no chão com proteção devido o mal cheiro e o surgimento de animais causadores de doenças; Fossa séptica – é um tanque subterrâneo de concreto, no qual o líquido formado pela decomposição da parte orgânica é colocado em um sumidouro que fica ao lado da fossa séptica. Fossa séptica – é um tanque subterrâneo de concreto, no qual o líquido formado pela decomposição da parte orgânica é colocado em um sumidouro que fica ao lado da fossa séptica.

12


Carregar ppt "Cap. 11 – A qualidade da água Professora: Alexsandra Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google