A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECOLOGIA GERAL Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita Colégio Idesa – Prof.Rita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECOLOGIA GERAL Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita Colégio Idesa – Prof.Rita."— Transcrição da apresentação:

1 ECOLOGIA GERAL Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita Colégio Idesa – Prof.Rita

2 O QUE É ECOLOGIA? 1. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente (Haeckel, 1866) 1. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente (Haeckel, 1866) 2. Ciência que estuda a estrutura e funcionamento da Natureza, considerando que a humanidade é uma parte dela 2. Ciência que estuda a estrutura e funcionamento da Natureza, considerando que a humanidade é uma parte dela(Odum,1972)

3 ECOLOGIA 3. Ciência que estuda a economia da natureza (Oíkos + Nomos) (Haeckel) 3. Ciência que estuda a economia da natureza (Oíkos + Nomos) (Haeckel) 4. A ecologia é a ciência da sinfonia da vida, é a ciência da sobrevivência (Lutzenberger) 4. A ecologia é a ciência da sinfonia da vida, é a ciência da sobrevivência (Lutzenberger)

4 ECOLOGIA Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como as suas recíprocas influências (Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994)

5 O QUE É MEIO AMBIENTE ? Conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e bem- estar dos seres vivos, incluindo não apenas o lugar no espaço, mas todas as condições físicas, químicas e biológicas (ambientes naturais e artificiais) (Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994)

6 ESQUEMA DOS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO

7 NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO  protoplasma  célula  tecido  órgão  aparelho  organismo  POPULAÇÃO  COMUNIDADE  ECOSSISTEMA  BIOSFERA  POPULAÇÃO - conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocupa uma determinada área;  COMUNIDADE - conjunto de populações que interagem de forma organizada, vivendo numa mesma área;  ECOSSISTEMA - conjunto resultante da interação entre a comunidade e o ambiente inerte;  BIOSFERA - sistema que inclui todos os seres vivos da Terra, interagindo com o ambiente físico como um todo.

8

9 HABITAT E NICHO ECOLÓGICO HABITAT - área física/geográfica (endereço) onde se encontra o ser vivo. É o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento de suas necessidades básicas. No habitat, as condições ambientais atingem o ponto ótimo para o desenvolvimento de uma determinada espécie. HABITAT - área física/geográfica (endereço) onde se encontra o ser vivo. É o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento de suas necessidades básicas. No habitat, as condições ambientais atingem o ponto ótimo para o desenvolvimento de uma determinada espécie. NICHO ECOLÓGICO - conjunto de atividades desenvolvidas (profissão) pelos seres vivos para a satisfação das suas necessidades básicas. NICHO ECOLÓGICO - conjunto de atividades desenvolvidas (profissão) pelos seres vivos para a satisfação das suas necessidades básicas.

10 Espécie Dois ou mais organismos são considerados da mesma espécie, quando podem se reproduzir, originando descendentes férteis. Desta forma, fica claro que, a menos que haja intervenção humana, como no caso do jumento com a égua, originando a mula, naturalmente não ocorre reprodução entre indivíduos de espécies diferentes

11 População Conjunto de indivíduos da mesma espécie que ocorrem juntos em uma mesma área geográfica no mesmo intervalo de tempo. Exemplos : Jaburus do Pantanal, Zebras das Savanas Africanas, Pombos da Praça D. Epaminondas, Emas do Cerrado, Cupuaçu da Amazônia.

12 Comunidade Conjunto de todas as populações que vivem em uma determinada área.Conjunto de várias espécies vivendo numa determinada área. Exemplo: Animais Jaburus, Garças, Dourados, Pintados, Jacarés, Pacas, Capivaras, Tamanduás Bandeira, mais Vegetais e outras espécies (Fatores Bióticos – Vivos) do Pantanal.

13 Inclui a comunidade de seres vivos(fatores bióticos) e os fatores abióticos( luz, água, sais, gases, temperatura, pressão etc... Ecossistemas brasileiros: Pantanal, Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampas, Mata Atlântica Ecossistema Ecossistema

14 Organização dos ambientes Ecossistemas Comunidade de seres vivos Interação Fatores Luz, Água abióticos Sais, gases, temperatura, pressão,etc

15 Equilíbrio Dinâmico A manutenção do equilíbrio de um ecossistema depende da interação entre a comunidade e o ambiente físico. Plantas, algas e determinadas bactérias produzem matéria orgânica através da Fotossíntese – são os seres autótrofos. Animais, fungos, protozoários e outras bactérias, são seres heterótrofos – não realizam a fotossíntese. Bactérias e fungos trabalham na reciclagem da matéria – são os decompositores, também heterótrofos.

16 NOMENCLATURA ECOLÓGICA Espécie- organismos geneticamente semelhantes que se reproduzem e deixam descendentes férteis; População- conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma determinada área; Comunidade ou biocenose- conjunto de populações que habitam uma determinada área; Biótopo- conjunto de fatores sem vida existentes no ecossistema;

17 Nomenclatura ecológica Nicho ecológico:conjunto de atividades de uma espécie em sua interação com a comunidade e com o ambiente físico. Bioma: grande paisagem natural, com características específicas – representa um ecossistema com distribuição em várias partes do mundo Ex.: Florestas tropicais Biosfera:Conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

18 Nomenclatura Ecológica Ecossistema- conjunto de fatores bióticos e abióticos existentes na biosfera; Habitat- lugar onde o organismo vive no ecossistema; Ecótono- região de intersecção entre duas ou mais populações;

19 Biosfera

20 Bibliografia Imagens: Google Textos: Sistema Uno de Ensino


Carregar ppt "ECOLOGIA GERAL Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita Colégio Idesa – Prof.Rita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google