A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º ano BIOLOGIA CAROL 2010. O QUE É ECOLOGIA? 1. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente (Haeckel, 1866) 2. Ciência que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º ano BIOLOGIA CAROL 2010. O QUE É ECOLOGIA? 1. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente (Haeckel, 1866) 2. Ciência que."— Transcrição da apresentação:

1 1º ano BIOLOGIA CAROL 2010

2 O QUE É ECOLOGIA? 1. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente (Haeckel, 1866) 2. Ciência que estuda a estrutura e funcionamento da Natureza, considerando que a humanidade é uma parte dela (Odum, 1972)

3 ECOLOGIA 3. Ciência que estuda a economia da natureza (Oíkos + Nomos) (Haeckel) 4. A ecologia é a ciência da sinfonia da vida, é a ciência da sobrevivência (Lutzenberger)

4 ECOLOGIA 5. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como as suas recíprocas influências (Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994) 6. E o seu conceito?

5 O QUE É MEIO AMBIENTE ? Conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e bem-estar dos seres vivos, incluindo não apenas o lugar no espaço, mas todas as condições físicas, químicas e biológicas (ambientes naturais e artificiais) (Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994)

6 O MEIO AMBIENTE  Conjunto de condições físicas, químicas e biológicas que cercam o ser vivo, resultando num conjunto de limitações e possibilidades para uma dada espécie  O meio ambiente é sempre o conjunto de possibilidades físicas, químicas e biológicas para cada espécie de uma comunidade  O meio ambiente é heterogêneo e continua variando de um local para outro  Está sempre mudando e evoluindo

7 MEIO AMBIENTE HABITAT - área física/geográfica onde se encontra o ser vivo = endereço. NICHO ECOLÓGICO - conjunto de atividades desenvolvidas pelos seres vivos para satisfação das suas necessidades básicas = profissão. POTENCIAL BIÓTICO X RESISTÊNCIA AMBIENTAL

8 HABITAT E NICHO ECOLÓGICO HABITAT - área física/geográfica (endereço) onde se encontra o ser vivo. É o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento de suas necessidades básicas. No habitat, as condições ambientais atingem o ponto ótimo para o desenvolvimento de uma determinada espécie. NICHO ECOLÓGICO - conjunto de atividades desenvolvidas (profissão) pelos seres vivos para a satisfação das suas necessidades básicas.

9 POTENCIAL BIÓTICO E RESISTÊNCIA AMBIENTAL  Potencial biótico é a capacidade que possuem os organismos de reproduzir-se sob condições ótimas;  Resistência ambiental compreende todos os fatores que se opõem ao desenvolvimento do potencial biótico.

10 NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO  protoplasma  célula  tecido  órgão  aparelho  organismo  POPULAÇÃO  COMUNIDADE  ECOSSISTEMA  BIOSFERA  POPULAÇÃO - conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocupa uma determinada área;  COMUNIDADE - conjunto de populações que interagem de forma organizada, vivendo numa mesma área;  ECOSSISTEMA - conjunto resultante da interação entre a comunidade e o ambiente inerte;  BIOSFERA - sistema que inclui todos os seres vivos da Terra, interagindo com o ambiente físico como um todo.

11 ESQUEMA DOS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO

12 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1 1. Conceitue Ecologia. Qual a diferença entre ecólogo e ecologista? 2. Defina habitat e nicho ecológico. 3. O que é resistência ambiental? Enumere alguns fatores de resistência ambiental para o homem. 4. Como ciência biológica, qual o campo de estudo da ecologia?

13 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1 4 – Defina: A) espécie B) população C) sociedade D) seres bióticos E) seres abióticos F) comunidade 5 – Explique o grau de organização do ser vivo. 6 – Caracterize um ser vivo


Carregar ppt "1º ano BIOLOGIA CAROL 2010. O QUE É ECOLOGIA? 1. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente (Haeckel, 1866) 2. Ciência que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google