A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Geral da Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Geral da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral da Administração
Teoria dos Sistemas Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo completo ou unitário. Todos os sistemas apresentam: Propósito ou objetivo: as unidades ou elementos, bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre a um objetivo ou finalidade a alcançar; Globalismo ou totalidade: uma ação que produza mudança em uma das unidades dos sistema deverá produzir mudanças em todas as suas outras unidades. CHIAVENATO, Idalberto.  Introdução à Teoria Geral da Administração.  6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

2 Teoria Geral da Administração
Teoria dos Sistemas Sistema é um conjunto de elementos em interação recíproca. Sistema é um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando uma totalidade. Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada. Sistema é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes no sentido de alcançar um objetivo ou finalidade. Sistema é um grupo de unidades que formam um todo organizado cujas características são diferentes das características dos unidades. Sistema é um todo organizado ou complexo; um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário orientado para uma finalidade. CHIAVENATO, Idalberto.  Introdução à Teoria Geral da Administração.  6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

3 Teoria Geral da Administração
Teoria dos Sistemas Tipos de sistemas: Quanto à sua constituição: Sistemas físicos ou concretos. Sistemas abstratos ou conceituais. Quanto à sua natureza: Sistemas fechados. Sistemas abertos. Parâmetros dos sistemas: Entrada ou insumo Saída ou produto ou resultado Processamento ou processador ou transformador Retroação, retroalimentação, retroinformação ou alimentação de retorno Ambiente CHIAVENATO, Idalberto.  Introdução à Teoria Geral da Administração.  6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

4 Teoria Geral da Administração
Teoria dos Sistemas Abordagem analítica Abordagem sistêmica Se isola, depois se concentra nos elementos Une-se e depois se concentra na interação entre os elementos Estuda a natureza da interação Estuda os efeitos das interações Enfatiza a precisão de detalhes Enfatiza a percepção global Modifica uma variável de cada vez Modifica grupos de variáveis simultaneamente Permanece independente ao tempo de duração; os fenômenos são considerados reversíveis Integra o tempo de duração e irreversibilidade Valida os fatos por meio de provas científicas com o corpo teórico Valida os fatos pela comparação do modelo de comportamento com a realidade Utiliza modelos precisos e detalhados que são pouco úteis nas situações reais Utiliza modelos que são pouco rigorosos como base de conhecimento mas são úteis nas decisões e ações Tem uma abordagem eficiente quando as interações são lineares e fracas Tem uma abordagem eficiente quando as interações são não-lineares e fortes Leva a uma educações orientada a disciplinas isoladas Leva a uma educação multidisciplinar Leva a ações programadas nos detalhes Leva a ações baseadas em objetivos Possui metas mal definidas pelo conhecimento de alguns detalhes Possui conhecimento de metas, lógica difusa

5 Teoria Geral da Administração
Teoria dos Sistemas Características: Complexidade: Sistemas cibernéticos são estruturas complexas, com alguns componentes interativos heterogêneos. Mutualidade: Todos esses componentes interagem em paralelo, de forma cooperativa e em tempo real, criando múltiplas interações simultâneas entre os subsistemas. Complementaridade: Os modelos de interação simultânea levam a subsistemas que participam de múltiplos processos e estruturas, deixando as descrições unidimensionais incompletas, exigindo níveis de análise irredutíveis e multicomplementares. Envolvimento: Sistemas cibernéticos tendem a se desenvolver e crescer de acordo com a situação, ao invés de serem criados e planejados de maneira pensada. Construtividade: Sistemas cibernéticos são construtivos, ou seja, tendem a aumentar em tamanho e complexidade, geralmente voltam a ser da forma que já foram enquanto desenvolvem simultaneamente novas características. Reflexividade: Sistemas cibernéticos são ricos em informações internas e externas, tanto positivas como negativas. Ultimamente, eles podem utilizar informações reflexivas internamente, seus componentes são operados simultaneamente em perspectivas complementares. São fenômenos reflexivos de autorreferência, automodelagem, autoprodução e autorreprodução.

6 Teoria Geral da Administração
Teoria dos Sistemas A organização como um sistema aberto: Importação (entradas) Transformação (processamento) Exportação (saídas) Os sistemas são ciclos de eventos que se repetem Entropia negativa Informação como insumo, retroação negativa e processo de codificação Estado firme e homeostase dinâmica Diferenciação Equifinalidade Limites ou fronteiras Características de primeira ordem; Cultura e clima organizacional; Dinâmica de sistema; Conceito e eficácia organizacional; Organização como um sistema de papéis. CHIAVENATO, Idalberto.  Introdução à Teoria Geral da Administração.  6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.


Carregar ppt "Teoria Geral da Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google