A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lavratti.com Slide 1/5 Teoria Geral da Administração Teoria dos Sistemas Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo completo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lavratti.com Slide 1/5 Teoria Geral da Administração Teoria dos Sistemas Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo completo."— Transcrição da apresentação:

1 lavratti.com Slide 1/5 Teoria Geral da Administração Teoria dos Sistemas Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo completo ou unitário. Todos os sistemas apresentam: a)Propósito ou objetivo: as unidades ou elementos, bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre a um objetivo ou finalidade a alcançar; b)Globalismo ou totalidade: uma ação que produza mudança em uma das unidades dos sistema deverá produzir mudanças em todas as suas outras unidades. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

2 lavratti.com Slide 2/5 Teoria Geral da Administração Teoria dos Sistemas a)Sistema é um conjunto de elementos em interação recíproca. b)Sistema é um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando uma totalidade. c)Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada. d)Sistema é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes no sentido de alcançar um objetivo ou finalidade. e)Sistema é um grupo de unidades que formam um todo organizado cujas características são diferentes das características dos unidades. f)Sistema é um todo organizado ou complexo; um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário orientado para uma finalidade. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

3 lavratti.com Slide 3/5 Teoria Geral da Administração Teoria dos Sistemas Tipos de sistemas: a)Quanto à sua constituição: Sistemas físicos ou concretos. Sistemas abstratos ou conceituais. b)Quanto à sua natureza: Sistemas fechados. Sistemas abertos. Parâmetros dos sistemas: a)Entrada ou insumo b)Saída ou produto ou resultado c)Processamento ou processador ou transformador d)Retroação, retroalimentação, retroinformação ou alimentação de retorno e)Ambiente CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

4 lavratti.com Slide 4/5 Teoria Geral da Administração Teoria dos Sistemas Abordagem analíticaAbordagem sistêmica Se isola, depois se concentra nos elementosUne-se e depois se concentra na interação entre os elementos Estuda a natureza da interaçãoEstuda os efeitos das interações Enfatiza a precisão de detalhesEnfatiza a percepção global Modifica uma variável de cada vezModifica grupos de variáveis simultaneamente Permanece independente ao tempo de duração; os fenômenos são considerados reversíveis Integra o tempo de duração e irreversibilidade Valida os fatos por meio de provas científicas com o corpo teórico Valida os fatos pela comparação do modelo de comportamento com a realidade Utiliza modelos precisos e detalhados que são pouco úteis nas situações reais Utiliza modelos que são pouco rigorosos como base de conhecimento mas são úteis nas decisões e ações Tem uma abordagem eficiente quando as interações são lineares e fracas Tem uma abordagem eficiente quando as interações são não-lineares e fortes Leva a uma educações orientada a disciplinas isoladas Leva a uma educação multidisciplinar Leva a ações programadas nos detalhesLeva a ações baseadas em objetivos Possui metas mal definidas pelo conhecimento de alguns detalhes Possui conhecimento de metas, lógica difusa

5 lavratti.com Slide 5/5 Teoria Geral da Administração Teoria dos Sistemas Características: Complexidade: Sistemas cibernéticos são estruturas complexas, com alguns componentes interativos heterogêneos. Mutualidade: Todos esses componentes interagem em paralelo, de forma cooperativa e em tempo real, criando múltiplas interações simultâneas entre os subsistemas. Complementaridade: Os modelos de interação simultânea levam a subsistemas que participam de múltiplos processos e estruturas, deixando as descrições unidimensionais incompletas, exigindo níveis de análise irredutíveis e multicomplementares. Envolvimento: Sistemas cibernéticos tendem a se desenvolver e crescer de acordo com a situação, ao invés de serem criados e planejados de maneira pensada. Construtividade: Sistemas cibernéticos são construtivos, ou seja, tendem a aumentar em tamanho e complexidade, geralmente voltam a ser da forma que já foram enquanto desenvolvem simultaneamente novas características. Reflexividade: Sistemas cibernéticos são ricos em informações internas e externas, tanto positivas como negativas. Ultimamente, eles podem utilizar informações reflexivas internamente, seus componentes são operados simultaneamente em perspectivas complementares. São fenômenos reflexivos de autorreferência, automodelagem, autoprodução e autorreprodução.

6 lavratti.com Slide 6/5 Teoria Geral da Administração Teoria dos Sistemas a)A organização como um sistema aberto: Importação (entradas) Transformação (processamento) Exportação (saídas) Os sistemas são ciclos de eventos que se repetem Entropia negativa Informação como insumo, retroação negativa e processo de codificação Estado firme e homeostase dinâmica Diferenciação Equifinalidade Limites ou fronteiras b)Características de primeira ordem; c)Cultura e clima organizacional; d)Dinâmica de sistema; e)Conceito e eficácia organizacional; f)Organização como um sistema de papéis. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.


Carregar ppt "Lavratti.com Slide 1/5 Teoria Geral da Administração Teoria dos Sistemas Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo completo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google