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ENDOMARKETING.

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Apresentação em tema: "ENDOMARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 ENDOMARKETING

2 A EMPRESA VENDE SEU PRODUTO PARA SEU FUNCIONÁRIO?

3 ANTES DE VENDER SEU PRODUTO PARA O CLIENTE EXTERNO A EMPRESA DEVE VENDER SEU PRODUTO AO CLIENTE INTERNO

4 DEFINIÇÃO DE MARKETING – Kotler (1999)
O marketing pode ser definido como o processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros.

5 OS 4Ps do Marketing

6 O marketing vai além dos 4Ps
A empresa precisa estar unida internamente, com pessoas qualificadas e comprometidas em buscar um objetivo comum à organização e a sociedade, ou seja, gerar lucro à empresa e gerar desenvolvimento a sociedade.

7 A palavra endomarketing se divide em duas partes:
endo, originário do grego éndon, “em, para dentro de”, significa posição ou ação no interior, mais marketing = endomarketing é um conjunto de ações de marketing institucional dirigida para o público interno.

8 Endomarketing Marketing interno – endomarketing
É atrair, desenvolver, motivar e reter pessoas qualificadas através de trabalhos que satisfaçam suas expectativas. É a filosofia de tratar as pessoas (funcionários) como clientes preferenciais.

9 Saul Faingaus Bekin na década de 70, criou e desenvolveu a ferramenta de gestão empresarial, depois de quase duas décadas de estudo, publicou seu livro em 1990, “Fundamentos do Endomarketing”, com o objetivo de sanar os conflitos internos das organizações.

10 OBJETIVO Facilitar e realizar trocas, construindo lealdade no relacionamento com o público interno, compartilhando os objetivos empresariais e sociais da organização, cativando e cultivando para harmonizar e fortalecer essas relações e melhorando, assim, sua imagem e ser valor de mercado.

11 Endomarketing - função
Promover maior integração entre funcionário e empresa. Relações de trabalho: troca, poder, persuasão.

12 Promover a união entre os objetivos humanos e os objetivos organizacionais, na busca da eficiência.
É a atividade que incorpora elementos como políticas e culturas organizacionais.

13 Integrar a noção de ‘cliente’ e seus valores – aplicando-se recursos de B2E / ERM, branding interno – nos processos internos da estrutura organizacional, propiciando uma melhoria na qualidade de produtos e serviços, com produtividade pessoal e de processo.

14 B2E - Negócios as funcionários
ERM - Gestão de relacionamento com funcionários O BRANDING INTERNO é uma das atividades da equipe de comunicação interna

15 Endomarketing – “marketing interno”
“Um conjunto de práticas introduzidas e aprimoradas na organização, e que tem por objetivo obter, ou elevar, o comprometimento de seus funcionários”, decorrendo, desse comprometimento, “mudança nas atitudes e comportamentos que se refletem, positivamente, tanto no público interno, quanto no externo” (Cerqueira, 1994; Nicklas e Wood, 1999)

16 “Uma tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos consumidores.” (Kotler, 1998) “Conjunto de ações que a empresa deve utilizar adequadamente para vender a sua imagem aos funcionários e seus familiares” (Brum, 1994)

17 Endomarketing – “marketing interno”
Conceitos-síntese: motivação dos funcionários, comunicação, comprometimento; Comunicação interna mais eficaz, não só para os clientes internos, mas também para os externos (clientes) – ganhos em produtos, serviços e atendimento

18 Importância do Endomarketing
Promover: a melhoria no relacionamento interno da equipe a agilização e transparência dos fluxos de comunicação a introdução de mudanças nas atitudes e comportamentos Bohnenberger (2002)

19 Patrocinar o desenvolvimento, nos funcionários, de uma consciência de que todas as suas ações devem voltar-se para a satisfação das necessidades dos clientes.

20 O marketing interno pode contribuir para a formação de uma vantagem competitiva para as empresas, pois formar uma equipe motivada e comprometida com os resultados da organização e com a satisfação do cliente gera vantagem competitiva de difícil imitação

21 Afinal, quem é o nosso público interno? O que esse público quer?
Chance de levar uma vida razoável Orgulho com o trabalho e realizações Chance de aprender Respeito e confiança Tratamento justo Controle sobre o que faz Interações agradáveis

22 COMUNICAÇÃO INTERNA É aquela voltada para os empregados (diretoria, gerências, executores), com a intenção de informar e integrar os diversos segmentos aos objetivos e interesses organizacionais. Opera-se por meio de fluxos ascendentes, descendentes, horizontais e/ou transversais. Envolve as chamadas redes formal e informal.

23 A comunicação interna pode ser definida como:
Um conjunto de métodos e técnicas para informar, conscientizar, mobilizar, motivar e transformar o relacionamento nas organizações e seus públicos diretos que afetam seus objetivos sociais e mercadológicos.

24 Os 6 Princípios do Endomarketing:
1. Do Endomarketing ao Marketing: A qualidade da relação de uma empresa com seu mercado, clientes e consumidores, é um reflexo direto da qualidade do relacionamento com seus colaboradores.

25 2. Da Motivação e Engajamento:
O ato é uma expressão do desejo. As pessoas estão nas empresas para tomarem decisões, e decisões corretas significam a estratégia empresarial colocada em prática, é dessa forma que o engajamento se revela.

26 3. Do Pragmatismo nos Fins:
Empresas melhores para as pessoas trabalharem se tornam mais rentáveis, sólidas e competitivas. 4. Da Subjetividade nos Meios: A chave para o engajamento pouco reside em remuneração ou benefícios, ela está principalmente na forma como as pessoas percebem aquilo que a empresa oferece em troca de seu trabalho.

27 5. Da Mutualidade: O trabalho das pessoas terá tanto valor quanto o que a empresa oferecer em troca dele; ambos precisam ser precificados. 6. Da Reciprocidade: Tão importante quanto falar às pessoas é ouvi-las.

28 Referências Educação e Pesquisa: a produção do conhecimento e a formação de pesquisadores Lins, 17 – 21 de outubro de 2011 Bekin, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.


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