A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para se manipular informação temos de dizer ao computador exactamente aquilo que ele deve fazer. Para tal temos de especificar um conjunto de instruções.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para se manipular informação temos de dizer ao computador exactamente aquilo que ele deve fazer. Para tal temos de especificar um conjunto de instruções."— Transcrição da apresentação:

1

2 Para se manipular informação temos de dizer ao computador exactamente aquilo que ele deve fazer. Para tal temos de especificar um conjunto de instruções a que chamamos de programa. Esse conjunto de instruções ou programa é uma espécie de "receita de cozinha" que pode ser introduzido e armazenado na memória do computador. Depois de armazenado, o programa pode ser executado. Isso desencadeia as seguintes acções:

3 1.Um conjunto de informação ou dados, chamados dados de entrada são introduzidos no computador (por exemplo, através do teclado ou rato) 2.Os dados de entrada são manipulados para produzir determinados resultados chamados dados de saída. 3.Os dados de saída (e possivelmente os dados de entrada) são guardados num ficheiro em disco ou mostrados no ecrã.

4 Pretende-se programar o computador para criar uma base de dados para guardar informações sobre os alunos. 1. Arranjar o nome para a base de dados 2. Escrever as instruções que criam a base de dados 3. Executar o programa (instruções) É o acto de especificar ou escrever um conjunto de instruções que fazem uma determinada tarefa.

5 As tarefas 1, 2, 3, especificadas acima foram escritas em Português. Infelizmente, os computadores não entendem linguagens naturais como o Português, apenas entendem linguagens de computador. Do mesmo modo que existem várias linguagens naturais (Português, Inglês, Chinês, etc), também existem várias linguagens de programação de computadores (C, C++, Pascal, Java, PHP, SQL, etc). Nesta disciplina vamos aprender os conceitos da programação de computadores usando o SQL.

6 SQL é abreviatura de Structured Query Language. Significa linguagem estruturada baseada em perguntas. Podemos escrever um programa (query) ou conjunto de instruções que permitem responder a seguinte pergunta: Quais são os alunos que tiveram nota superior ou igual a 10 valores na disciplina de GBD?

7 Criar novas bases de dados; Criar novas tabelas em bases de dados; Executar consultas na base de dados; Mostrar registos existentes na base de dados; Inserir registos na base de dados; Actualizar registos existentes na base de dados; Remover registos existentes na base de dados; Criar procedimentos e armazena-los em base de dados; Criar views na base de dados; Definir permissões em tabelas, procedimentos, e views.

8 É uma linguagem de muito alto nível; Bem mais adequada para manipular base de dados; Bem mais adequada para manipular base de dados do que linguagens como o C, C++, ou Java; Não necessita de saber detalhes físicos sobre; 1. o modo como as tabelas são implementadas, e 2. o modo como as interrogações são executadas. As interrogações em SQL são optimizadas pelo SGBD.

9  Não é uma linguagem completa;  Não se consegue fazer o factorial de um número em SQL;  Mas consegue-se fazer programas de 5 linhas de SQL que necessitariam de centenas de linhas de código em C. Para criar um site que mostra alguns dados de uma base de dados, é necessário o seguinte:  Um programa do SGBDR (Access, MySQL, ect)  Uma linguagem de script server-side como PHP ou ASP.  SQL  HTML/CSS

10 Filmes (nome, ano, duração, aCores) SELECT tabela FROM uma ou mais relações (tabelas) WHERE condição SELECT nome FROM Filmes WHERE ano = 1977; 1.Começar com a relação que aparece a seguir a FROM. 2.Seleccionar linhas da condição do WHERE 3.Seleccionar colunas usando os atributos de SELECT Quais os filmes feitos em 1977? NOTA: SQL não é case sensitive

11 SELECT * FROM Filmes WHERE ano > 2000;

12  utilizar AS ’ ’ SELECT nome AS 'nome do filme' FROM Filmes WHERE ano > 2000;

13 A cláusula WHERE pode ter operadores lógicos (AND, OR, NOT) Pode-se usar os operadores relacionais habituais ( =, <>,, = ) SELECT nome, duração FROM Filmes WHERE aCores = 1 AND ano > 2002;


Carregar ppt "Para se manipular informação temos de dizer ao computador exactamente aquilo que ele deve fazer. Para tal temos de especificar um conjunto de instruções."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google