A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Programas Programação Linguagens de Programação SQL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Programas Programação Linguagens de Programação SQL."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Programas Programação Linguagens de Programação SQL

2 Programas Para se manipular informação temos de dizer ao computador exactamente aquilo que ele deve fazer. Para tal temos de especificar um conjunto de instruções a que chamamos de programa. Esse conjunto de instruções ou programa é uma espécie de "receita de cozinha" que pode ser introduzido e armazenado na memória do computador. Depois de armazenado, o programa pode ser executado. Isso desencadeia as seguintes acções:

3 Um conjunto de informação ou dados, chamados dados de entrada são introduzidos no computador (por exemplo, através do teclado ou rato) Os dados de entrada são manipulados para produzir determinados resultados chamados dados de saída. Os dados de saída (e possivelmente os dados de entrada) são guardados num ficheiro em disco ou mostrados no ecrã.

4 Programação É o acto de especificar ou escrever um conjunto de instruções que fazem uma determinada tarefa. Exemplo: Pretende-se programar o computador para criar uma base de dados para guardar informações sobre os alunos. 1. Arranjar o nome para a base de dados 2. Escrever as instruções que criam a base de dados 3. Executar o programa (instruções)

5 Linguagens de Programação
As tarefas 1, 2, 3, especificadas acima foram escritas em Português. Infelizmente, os computadores não entendem linguagens naturais como o Português, apenas entendem linguagens de computador. Do mesmo modo que existem várias linguagens naturais (Português, Inglês, Chinês, etc), também existem várias linguagens de programação de computadores (C, C++, Pascal, Java, PHP, SQL, etc). Nesta disciplina vamos aprender os conceitos da programação de computadores usando o SQL.

6 SQL (Structured Query Language):
É uma linguagem de programação de 4ª geração que permite o acesso e a manipulação de base de dados. O que é SQL? SQL é abreviatura de Structured Query Language. Significa linguagem estruturada baseada em perguntas. Exemplo: Podemos escrever um programa (query) ou conjunto de instruções que permitem responder a seguinte pergunta: Quais são os alunos que tiveram nota superior ou igual a 10 valores na disciplina de GBD?

7 O que o SQL permite: Criar novas bases de dados;
Criar novas tabelas em bases de dados; Executar consultas na base de dados; Mostrar registos existentes na base de dados; Inserir registos na base de dados; Actualizar registos existentes na base de dados; Remover registos existentes na base de dados; Criar procedimentos e armazena-los em base de dados; Criar views na base de dados; Definir permissões em tabelas, procedimentos, e views.

8 Porquê SQL? É uma linguagem de muito alto nível;
Bem mais adequada para manipular base de dados; Bem mais adequada para manipular base de dados do que linguagens como o C, C++, ou Java; Não necessita de saber detalhes físicos sobre; 1. o modo como as tabelas são implementadas, e 2. o modo como as interrogações são executadas. As interrogações em SQL são optimizadas pelo SGBD.

9 Limitações: SQL em páginas Web Não é uma linguagem completa;
Não se consegue fazer o factorial de um número em SQL; Mas consegue-se fazer programas de 5 linhas de SQL que necessitariam de centenas de linhas de código em C. SQL em páginas Web Para criar um site que mostra alguns dados de uma base de dados, é necessário o seguinte: Um programa do SGBDR (Access, MySQL, ect) Uma linguagem de script server-side como PHP ou ASP. SQL HTML/CSS

10 Exemplo: Esquema de BD Filmes
Filmes (nome, ano, duração, aCores) Quais os filmes feitos em 1977? Interrogações simples: SELECT-FROM-WHERE SELECT tabela FROM uma ou mais relações (tabelas) WHERE condição Query em SQL SELECT nome FROM Filmes WHERE ano = 1977; Começar com a relação que aparece a seguir a FROM. Seleccionar linhas da condição do WHERE Seleccionar colunas usando os atributos de SELECT NOTA: SQL não é case sensitive

11 Asterisco dá todos os atributos
SELECT * FROM Filmes WHERE ano > 2000; Resultado

12 Mudar o nome a colunas utilizar AS ’<novo nome>’
SELECT nome AS 'nome do filme' FROM Filmes WHERE ano > 2000; Resultado

13 Operadores lógicos A cláusula WHERE pode ter operadores lógicos (AND, OR, NOT) Pode-se usar os operadores relacionais habituais ( = , <> , < , > , <= , >= ) SELECT nome, duração FROM Filmes WHERE aCores = 1 AND ano > 2002; Resultado


Carregar ppt "Conceitos Programas Programação Linguagens de Programação SQL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google